O diretor de um hospital municipal está elaborando a previsã...
O diretor de um hospital municipal está elaborando a previsão de receitas para o ano de 2018, contando exclusivamente com recursos do SUS. Baseado nos conceitos e nas teorias sobre a demanda por bens e serviços, o diretor analisou os seguintes pressupostos para o orçamento, apresentados pelo gerente financeiro do hospital.
I A demanda por um bem ou serviço pode ser definida como a quantidade do bem ou serviço que as pessoas desejam consumir em um determinado período de tempo, inclusive os de saúde, dadas as suas restrições orçamentárias.
II A demanda por serviços de saúde é irregular e imprevisível do ponto de vista do indivíduo, porque a maioria dos consumidores não sabe quando e com que frequência vai necessitar de atenção médica.
III A demanda por atenção à saúde ocorre em uma circunstância anormal, como, por exemplo, a doença, o que pode comprometer a racionalidade da decisão do consumidor.
IV A demanda por produtos ou serviços depende da capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado bem como do poder de compra do consumidor de produtos ou serviços de saúde.
O diretor compreende que a demanda por um produto está relacionada a uma estrutura de preferências e à ideia de satisfação, que se relaciona ao conceito de utilidade, sugerido pelos precursores da teoria do consumo. No entanto, considerando que o diretor deseja que o orçamento esteja mais próximo da realidade do segmento econômico em que atua, extrapolando a ideia da utilidade, deve considerar apenas o(s) pressuposto(s)