Agenor conduzia sua motocicleta em via pública sem usar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1828398 Direito Penal

    Agenor conduzia sua motocicleta em via pública sem usar capacete quando foi parado e abordado, em blitz, pelo agente de trânsito Roberto, funcionário público do Departamento de Trânsito (DETRAN). Para que não fosse multado pelo agente, Agenor prometeu a Roberto vantagem indevida, comprometendo-se a entregar 400 reais ao agente na semana seguinte ao ocorrido. 


Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir. 


Agenor incorrerá no crime de corrupção ativa mesmo que Roberto não aceite a promessa, pois a configuração desse delito não depende da aceitação pelo funcionário público.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão versa sobre os crimes de corrupção passiva e ativa, previstos nos artigos 317 e 333 do Código Penal. Na hipótese, Agenor conduzia uma motocicleta sem capacete em via pública quando foi abordado pelo agente de trânsito Roberto. Agenor tem então a iniciativa de prometer a Roberto vantagem indevida, comprometendo-se a entregar a ele a quantia de quatrocentos reais na semana seguinte. Neste contexto, Agenor praticou o crime de corrupção ativa (artigo 333 do Código Penal), uma vez que a ação de prometer a vantagem indevida a funcionário público para que este se omita no cumprimento de seu dever de ofício configura o aludido tipo penal. O fato de Roberto aceitar a oferta não é requisito para a configuração do crime praticado por Agenor, no entanto, caso o funcionário retarde ou omita o ato de ofício ou o pratique infringindo o seu dever funcional ensejará a aplicação de causa de aumento de pena prevista no parágrafo único do artigo 333 do Código Penal.

 

Gabarito do Professor: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O crime de concussão não é compatível com o emprego de violência ou grava ameaça.

Se o agente assim o faz = comete EXTORSÃO.

Exigir a vantagem indevida direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela:

CONCUSSÃO.

Exigir a vantagem indevida direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela

Com emprego de violência ou grave ameaça = EXTORSÃO.

CERTO

DICA: ENTENDA QUE A GRAVE AMEAÇA NÃO É ELEMENTAR DO DELITO DE CONCUSSÃO E SE HOUVER EMPREGO DE VIOLÊNCIA OU GRAVE AMEAÇA POR PARTE DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO, ELE COMETERÁ EXTORSÃO!!!

Os comentários falam sobre os crimes de concussão e extorsão, mas a questão que aparece pra mim é sobre corrupção ativa. Será que mais uma vez esse site deu aquele bug de trocar os comentários das questões? Aff.

Codigo Penal  

Corrupção ativa

       Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício:

 Corrupção passiva

       Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem

    Concussão

       Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

GAB: CERTO

CORRUPÇÃO ATIVA:

→ OFERECER/PROMETER VANTAGEM INDEVIDA A FUNC.PUB.→ PRATICAR/RETARDAR/OMITIR ATO DE OFICIO.

AUMENTO DE PENA 1/3 → SE O F.P. REALMENTE PRATICAR/RETARDAR/OMITIR

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo