A respeito das hipóteses de prevalência das convenções e aco...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: MPT Órgão: MPT Prova: MPT - 2024 - MPT - Procurador(a) do Trabalho |
Q2449492 Direito do Trabalho
A respeito das hipóteses de prevalência das convenções e acordos coletivos de trabalho sobre a lei, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa B está correta. Conforme o artigo 611-B, XXIII, da CLT, constitui objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho a redução da idade mínima do contrato de aprendizagem.

Segundo o artigo 611-A, § 5º, da CLT, os “sindicatos subscritores de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho deverão participar, como litisconsortes necessários, em ação individual ou coletiva, que tenha como objeto a anulação de cláusulas desses instrumentos”.

GAB B

Resumo do comentário do Estratégia:

A alternativa A está errada porque o artigo 611-A da CLT diz que a lista de assuntos sobre os quais o acordo coletivo tem mais importância do que a lei é só um exemplo.

A alternativa B está correta. Segundo o artigo 611-B da CLT, é errado reduzir a idade mínima para contratos de aprendizagem.

Então, o Ministério Público do Trabalho pode processar para anular essa cláusula, como diz o artigo 83, IV, da LC 75/93.

A alternativa C está errada. O artigo 611-A, X, da CLT diz que o acordo coletivo é mais importante que a lei quando trata de como registrar as horas de trabalho, não sendo um direito que não pode ser mudado.

A alternativa D está errada porque o artigo 611-B da CLT diz que não é permitido reduzir os direitos relacionados ao número de dias de férias, seguro contra acidentes de trabalho e igualdade entre trabalhadores. Todavia, diversamente do que se afirma, nos termos do artigo 611-A, VIII, da CLT: “Art. 611-A. A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre: VIII – teletrabalho, regime de sobreaviso, e trabalho intermitente”.

A alternativa E está errada porque a resposta correta está na alternativa B.

link com a resolução completa: https://cj.estrategia.com/portal/prova-comentada-direito-coletivo-do-trabalho-mpt-procurador/

Erro da letra A:

Art. 611-A. A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre.

Então não é exaustiva.

Colegas AFTs, artigos 611-A e 611-B devem estar no sangue!

A alternativa D está incorreta.

A teor do artigo 611-B, XI, XX e XXV da CLT, constituem objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho a redução dos direitos correspondentes ao número de dias de férias devidas ao trabalhador, ao seguro contra acidentes de trabalho e à igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso, senão vejamos:

“Art. 611-B. Constituem objeto ilícito de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho, exclusivamente, a supressão ou a redução dos seguintes direitos:

XI – número de dias de férias devidas ao empregado; (…)

XX – seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador; (…)

XXV – igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso;”

Todavia, diversamente do que se afirma, nos termos do artigo 611-A (A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando...), VIII, da CLT:

“Art. 611-A. A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre:

VIII – teletrabalho, regime de sobreaviso, e trabalho intermitente”.

Fonte: cj.estrategia.com/portal/prova-comentada-direito-coletivo-do-trabalho-mpt-procurador/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo