Considere uma máquina fabril cuja operação tenha se iniciado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q474933 Estatística
Considere uma máquina fabril cuja operação tenha se iniciado às 8 h da quarta-feira do dia 2/1/2003 e haja se estendido durante cinco dias úteis por semana, sem feriados, de 8 h às 18 h. Considere, ainda, que essa máquina tenha produzido 400 peças, das quais 380 sejam aproveitáveis, até parar por quebra de um componente às 10 h do dia 12/2/2003. Com base nessas informações, julgue o  item  seguinte.

Variáveis aleatórias não possuem valores firmes, pois seus valores variam sob a influência de fatores casuais. Assim, conhecer uma variável aleatória não significa conhecer seu valor numérico nem enumerar seus valores possíveis, mas sim considerar as probabilidades de a variável assumir cada valor possível de saída de um experimento a ela associado.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Uma variável aleatória pode assumir valores de uma maneira completamente aleatória, ou seja, não temos como prever o seu resultado. Por outro lado, podemos associar valores de probabilidade a cada um dos possíveis resultados.

Prof. Guilherme Neves

CERTO

Não significa ENUMERAR SEUS VALORES POSSÍVEIS?...... as variáveis. p.ex., de um lançamento de dado não são conhecidas e enumeráveis(1a6)?

Acho que a questão está mal redigida.

GABARITO CERTO

Se as variáveis aleatórias representam os resultados de experimentos aleatórios, de fato, não possuem valor certo. Assim, conhecer uma variável implica, antes, conhecer a probabilidade de a variável assumir cada valor, do que conhecer o valor numérico em si.

Sim, você está correto. Uma variável aleatória é uma função que associa um valor numérico a cada resultado possível de um experimento aleatório. Ao lidar com variáveis aleatórias, estamos interessados não apenas nos valores que elas podem assumir, mas também nas probabilidades associadas a esses valores.

Por exemplo, em uma variável aleatória que representa o resultado de lançar um dado, os valores possíveis são 1, 2, 3, 4, 5 e 6, mas o interesse principal está nas probabilidades de cada um desses resultados ocorrer. Para um dado justo, essas probabilidades são todas iguais a 1/6​.

Portanto, compreender uma variável aleatória envolve entender a distribuição de probabilidade que descreve as chances de cada resultado possível ocorrer em um experimento associado a ela. Essa distribuição de probabilidade é o que nos permite fazer previsões, tirar conclusões e tomar decisões com base na incerteza inerente aos processos aleatórios.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo