Proprietários de imóveis do Município Vega se insurgem em fa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1856770 Direito Tributário
Proprietários de imóveis do Município Vega se insurgem em face da majoração sofrida pelo IPTU, em valor superior ao utilizado pelo Fisco, como fator de atualização monetária. O Fisco afirma que a lei municipal determina que o Executivo fixe os valores venais dos imóveis, através de Mapa de Valores Genéricos, com base em critérios gerais legais de avaliação. Desta forma, a lei contém os critérios normativos gerais e o Poder Executivo aplica estes critérios, atualizando o valor venal dos imóveis através de percentuais que aplica por decreto.
Com relação à situação descrita, assinale a afirmativa correta
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

SÚMULA N. 160 STJ - É defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária.

gabarito: A

Geralmente, o valor venal do imóvel é calculado com base em planta de valores elaborada pelo Fisco municipal.

Essa planta genérica de valores somente pode ser instituída e majorada por meio de lei, considerando que, segundo a jurisprudência, isso consiste na própria base de cálculo do IPTU, devendo, portanto, obedecer ao princípio da reserva legal (art. 150, I da CF/88; art. 97, II e IV do CTN):

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I – exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;

 

Art. 97. Somente a lei pode estabelecer:

II – a majoração de tributos (...)

IV – a fixação de alíquota do tributo e da sua base de cálculo (...)

Com base nesses dispositivos, o Plenário do STF reafirmou o entendimento de que os Municípios não podem alterar ou majorar, por decreto, a base de cálculo do IPTU.

No entanto, cumpre ressaltar que:

Art. 97 (...) § 2º Não constitui majoração de tributo, para os fins do disposto no inciso II deste artigo, a atualização do valor monetário da respectiva base de cálculo.

Vale ressaltar que atualizar o valor dos imóveis significa apenas aplicar, sobre o valor antigo, os índices oficiais de correção monetária referentes ao período. Se houver algo além disso, será considerado majoração, para a qual se exige lei. Nesse sentido:

Súmula 160-STJ: É defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária.

Portanto, considerando que o Município Vega fez a majoração do IPTU, em valor superior ao utilizado pelo Fisco, como fator de atualização monetária, através de decreto, os proprietários estão corretos, já que o valor venal corresponde à base de cálculo do IPTU, que está sendo aumentada sem lei que estabeleça o percentual de majoração.

Súmula 160-STJ: É defeso, ao Município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo