Considere as seguintes afirmações sobre a fiscalização do Mu...
I. O controle externo será exercido pela Câmara Municipal, com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.
II. O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de três quintos dos membros da Câmara Municipal.
III. As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, sendo vedado ao contribuinte, contudo, questionar-lhes a legitimidade.
Está correto o que se afirma em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - I, apenas.
Vamos explorar o tema da fiscalização contábil, financeira e orçamentária dos Municípios, que é uma parte relevante do estudo da organização político-administrativa do Estado em Direito Constitucional. O entendimento correto desse mecanismo é essencial para garantir a correta aplicação dos recursos públicos e a transparência na gestão municipal.
O item I menciona de forma correta que o controle externo do Município será exercido pela Câmara Municipal, com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município, nos casos em que este último existir. Isso está em conformidade com o artigo 31 da Constituição Federal, que estabelece as bases do controle externo dos Municípios.
Quanto ao item II, a informação apresentada está incorreta. De acordo com o artigo 31, § 2º, da Constituição Federal, o parecer prévio emitido pelo órgão competente sobre as contas do Prefeito só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal, e não três quintos como afirmado no enunciado.
Em relação ao item III, também encontramos uma inverdade. As contas dos Municípios devem ficar à disposição dos contribuintes para exame e apreciação, porém, a Constituição Federal, em seu artigo 31, § 3º, não apresenta nenhuma vedação ao contribuinte quanto à possibilidade de questionar a legitimidade dessas contas. Portanto, os contribuintes podem, sim, questionar as contas públicas municipais.
Assim, somente a afirmação I está correta, fazendo da alternativa B a resposta adequada à questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém pode me explicar por que a alternativa I está correta ?
A alternativa diz:
I. O controle externo será exercido pela Câmara Municipal, com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.
E o art. 31 da CF diz:
A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.
Pois bem, qual é a semelhança entre a alternativa e o art. 31 ?
A questão I é quase a reprodução literal do art. 31, §1º da CF, vejamos:
I. O controle externo será exercido pela Câmarta Municipal, com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver. (CORRETA)
Art, 31, §1º. O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunal de Contas dos Municípios, onde houver.
complementando:
II. O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de
art. 31, §2º II. O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.
III. As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação,
Art.31, §3º. III. As contas dos Municípios ficarão, durante 60 (sessenta) dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade.
Espero ter ajudado!!
O examinador apenas "deu nome aos bois"
Ex: Poder Legislativo Municipal = Câmara Municipal
Nem sempre será cópia fiel da letra da lei. Fique atento para interpretações e associações.
Bons estudos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo