Ao discutir o ensino de história e cultura indígena previsto...
(...) No culto idílico a determinados valores e modo de vida indígenas; na inserção da temática indígena no currículo escolar em momentos muito específicos, como “Dia do Índio”, como exceção que confirma a regra; na pasteurização que empobrece, simplifica e homogeneíza a diversidade dos povos indígenas; na abordagem folclorizada presente em festividades e eventos escolares que trata os indígenas como povos exóticos; (...) na percepção essencialista de culturas indígenas puras, desconsiderando o hibridismo cultural.
Esse autor chama-nos a atenção para o denominado Dia do Índio como data comemorativa, a qual, orienta currículo e práticas pedagógicas tanto na educação infantil, quanto no ensino fundamental. Em função disso, é correto afirmar que
Gabarito comentado
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Alternativa correta: B
A questão em tela requer o entendimento do tratamento da cultura indígena no contexto escolar, especialmente à luz da Lei nº 11.645/2008, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". A crítica central do autor citado refere-se às abordagens simplistas e estereotipadas que podem ocorrer quando a cultura indígena é tratada de maneira folclórica, excepcional ou essencialista, sem considerar sua complexidade e diversidade.
Para resolver a questão, é importante ter conhecimento sobre a legislação mencionada e as discussões pedagógicas acerca de como inserir a cultura indígena no currículo de forma a respeitar sua riqueza e heterogeneidade. Além disso, é necessário ter crítica em relação às práticas que reduzem a cultura indígena a comemorações pontuais, como o "Dia do Índio", e a visões que homogeneízam e estereotipam esses povos.
A alternativa B é correta porque destaca a necessidade de tratar a cultura indígena com a devida complexidade e diversidade, reconhecendo que limitar o seu ensino a datas comemorativas como o "Dia do Índio" não permite um aprofundamento significativo. Essa abordagem reducionista pode levar a uma visão distorcida e superficial, que não contribui para o reconhecimento pleno da contribuição indígena à sociedade brasileira. A alternativa escolhida também está alinhada com o pensamento contemporâneo em pedagogia, que valoriza o conhecimento intercultural e a educação para a cidadania global, promovendo um ensino que respeita e celebra a diversidade cultural.
Desse modo, a crítica do autor e a legislação em vigor apontam para a importância de integrar a temática indígena de forma contínua e crítica no currículo escolar, evitando reduzi-la a estereótipos ou tratá-la como algo puramente exótico e folclórico. A abordagem deve ser plena de contextualização histórica e cultural, reconhecendo as influências mútuas e o dinamismo das culturas indígenas.
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