Assinale a alternativa correta de acordo com a Constituição...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A. Incorreta. A função social da propriedade rural é cumprida quando ela atende a critérios estabelecidos em lei, como aproveitamento racional e adequado, utilização adequada dos recursos naturais, entre outros. As exigências mínimas do plano diretor aplicam-se a propriedades urbanas, não rurais.
B. Incorreta. O plano diretor é obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, não cem mil, conforme o artigo 182, §1º, da Constituição Federal.
C. Incorreta. Na desapropriação para fins de reforma urbana, a indenização pode ser feita em títulos da dívida pública, e não obrigatoriamente em dinheiro, desde que previstos por lei e resgatáveis em até dez anos, conforme artigo 182, §4º, III.
D. Incorreta. A Constituição prevê usucapião especial urbano para quem possui como sua uma área urbana de até 250 metros quadrados, e não cinquenta metros quadrados, como mencionado na alternativa.
E. Correta. De acordo com o artigo 182, caput, da Constituição Federal, a política de desenvolvimento urbano é executada pelo Poder Público municipal, visando ordenar o desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar dos habitantes.
Portanto, a alternativa E está correta.
DA POLÍTICA URBANA NA CF/1988
Fundamento jurídico. Nos termos do Art. 182,da CF/1988. caput. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes. ()
Gabarito letra E,correta
Todas as respostas estão na CRFB:
A: Art. 186 da Constituição Federal - A função social da propriedade rural é cumprida quando atende aos requisitos como aproveitamento racional e adequado, uso adequado dos recursos naturais disponíveis e respeito às disposições que regulam as relações de trabalho.
B: Art. 182, §1º da Constituição Federal - O plano diretor é obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes e constitui um dos instrumentos básicos da política de desenvolvimento e expansão urbana.
C: Art. 182, §4º, III da Constituição Federal - O Poder Público poderá fazer a desapropriação de imóveis urbanos para fins de reforma urbana mediante pagamento com títulos da dívida pública, com prazo de resgate compatível com o interesse público.
D: Art. 183, caput da Constituição Federal - Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, adquirirá o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
E: Art. 182, caput da Constituição Federal - A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, visa ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes, conforme diretrizes gerais fixadas em lei.
§ 1º O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo