Com referência à intervenção de terceiros, julgue o item sub...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2564428 Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015

Com referência à intervenção de terceiros, julgue o item subsequente. 


O ingresso do assistente no procedimento comum é admitido até a prolação sentença.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 119. Pendendo causa entre 2 (duas) ou mais pessoas, o terceiro juridicamente interessado em que a sentença seja favorável a uma delas poderá intervir no processo para assisti-la.

Parágrafo único. A assistência será admitida em qualquer procedimento e em todos os graus de jurisdição, recebendo o assistente o processo no estado em que se encontre.

GABARITO: ERRADO

CPC, Art. 119. Pendendo causa entre 2 ou mais pessoas, o terceiro JURIDICAMENTE INTERESSADO em que a

sentença seja favorável a uma delas poderá intervir no processo para assisti-la.

Parágrafo único. A assistência será admitida em qualquer procedimento e em todos os graus de jurisdição, recebendo o assistente o processo no estado em que se encontre.

✍️ INTERESSE JURÍDICO: CIRCUNSTÂNCIAS

  • que o terceiro tenha uma relação jurídica com uma das partes;
  • que essa relação seja diferente da que está sendo discutida no processo, pois se for a mesma ele deveria figurar como litisconsorte, e não como assistente;
  • que essa relação jurídica possa ser afetada reflexamente pelo resultado do processo.

Fonte: LD

ERRADO

o assistente pode ingressar no processo até mesmo após a sentença.

“Em qualquer procedimento e em todos os graus de jurisdição”

Esse enunciado está ambíguo. Ele deveria dizer que "somente" até a prolação da sentença. Mas como disse que pode até a prolação da sentença, então está dúbio, pois não limita claramente o alcance da intervenção do assistente. O Elon Musk pode comprar uma casa de até um milhão. Mas também pode comprar de 2 milhões, de 3 milhões...

ADENDO

  Intervenção anômala (anódina) e a Lei 9.469/1997 - permite que as PJ’s de direito público intervenham de maneira ampla, não sendo necessária a demonstração de interesse jurídico*, bastando que os atos realizados no processo possam lhes gerar algum reflexo, ainda que meramente econômico.

i- Divergência da natureza jurídica: tendo em vista a omissão legal dos poderes desse interveniente, para alguns, é uma assistência anômala, pois sem interesse jurídico, mas auxiliar (posição STJ). Não obstante, há forte controvérsia,  apenas tendo consenso que é algo anômalo. 

ii- Requisitos: basta demonstrar um simples prejuízo indireto, de natureza econômica + haver causa pendente.

iii- Poderes: esclarecer questões de fato e de direito, podendo juntar documentos e memoriais reputados úteis ao exame da matéria e, se for o caso, recorrer, hipótese em que, para fins de deslocamento de competência, serão consideradas partes**.

  • STJ CC 152.972 - 2018: essa intervenção,  por si só,  não atrai a JF ⇒ para tanto,  demanda o interesse jurídico. (salvo houver recurso**)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo