À luz do que dispõe o Código de Defesa do Consumidor, julgue...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133115 Direito do Consumidor

À luz do que dispõe o Código de Defesa do Consumidor, julgue o próximo item, pertinentes às relações com os consumidores.  


Nas relações de consumo, os deveres inerentes aos princípios da boa-fé são a informação, a cooperação e a proteção da incolumidade físico-psíquica e patrimonial do consumidor.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresenta o seguinte enunciado “Nas relações de consumo, os deveres inerentes aos princípios da boa-fé são a informação, a cooperação e a proteção da incolumidade físico-psíquica e patrimonial do consumidor." E, com isso, deve o(a) candidato(a) indicar se ele está “errado" ou “certo".

CERTO. De acordo com Faria (2021), “[...] Doutrinariamente os deveres anexos são divididos em três: de informação, de cooperação e de proteção (ou cuidado). [...] Segundo o dever anexo de informação, o fornecedor deve esclarecer o consumidor sobre todos os elementos do produto ou serviço, bem como sobre o conteúdo do contrato que será estipulado. O princípio da informação é um reflexo do princípio da transparência, de acordo com o qual a relação contratual deve se mostrar clara para as partes [...]. O dever anexo de cooperação, a seu turno, preconiza que o fornecedor coopere na relação para que o consumidor possa alcançar suas expectativas, facilitando o adimplemento contratual. Relaciona-se à ideia de lealdade [...]. Por último, o dever anexo de proteção impõe ao fornecedor uma conduta no sentido de preservar as integridades pessoal e patrimonial do consumidor, de forma que sua violação gera danos materiais e morais [...]". 

Outrossim, “A boa-fé objetiva é um princípio basilar do direito do consumidor, segundo o qual as partes possuem o dever de agir com base em valores éticos e morais da sociedade. Desse comportamento, decorrem outros deveres anexos, como lealdade, transparência e colaboração, a serem observados em todas as fases do contrato." (TJDFT, 2021).

GABARITO DA PROFESSORA: “CERTO".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A boa-fé objetiva é um princípio basilar do direito do consumidor, segundo o qual as partes possuem o dever de agir com base em valores éticos e morais da sociedade. Desse comportamento, decorrem outros deveres anexos, como lealdade, transparência e colaboração, a serem observados em todas as fases do contrato."

fonte:https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.tjdft.jus.br/consultas/jurisprudencia/jurisprudencia-em-temas/cdc-na-visao-do-tjdft-1/principios-do-cdc/principio-da-boa-fe-objetiva%23:~:text%3DA%2520boa%252Df%25C3%25A9%2520objetiva%2520%25C3%25A9,todas%2520as%2520fases%2520do%2520contrato.&ved=2ahUKEwidgJ7e8f7-AhXXIbkGHRIzCwMQFnoECA8QBQ&usg=AOvVaw2rID4OVIlqoPhb-ovAfQLR

Doutrinariamente os deveres são divididos em três: de informação, de cooperação e de proteção (ou cuidado).

https://www.conjur.com.br/2021-out-13/faria-boa-fe-objetiva-relacoes-consumeristas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo