A dietilamina do ácido lisérgico (LSD), o metilenodioxianfet...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a farmacologia de agentes psicodélicos, especificamente o LSD (dietilamina do ácido lisérgico), MDA (metilenodioxianfetamina) e o MDMA (metilenodioximetanfetamina, conhecido como ecstasy). Para resolver essa questão, é necessário entender os efeitos dessas substâncias no organismo e os fenômenos associados ao seu consumo.
A alternativa correta é a D: "Pode ocorrer em uma pequena percentagem de pacientes, que já experimentaram LSD em algum momento da vida, distúrbios visuais como “flashes” coloridos e pseudo-alucinações geométricas chamadas de “flash-backs”."
Justificativa: O fenômeno dos "flash-backs" é bem documentado em usuários de LSD. Ele se refere a experiências sensoriais que imitam os efeitos do LSD, mesmo após o uso da droga ter cessado, e pode ocorrer esporadicamente. Este fenômeno é caracterizado por distúrbios visuais, como flashes coloridos e pseudo-alucinações geométricas.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - "Estas drogas são agonistas de receptores adrenérgicos e glutamatérgicos."
Incorreto: As drogas mencionadas, especialmente o LSD e o MDMA, têm ações complexas, mas não são principalmente agonistas adrenérgicos ou glutamatérgicos. O LSD atua principalmente como agonista parcial nos receptores de serotonina (5-HT2A), enquanto o MDMA tem efeito liberador de serotonina, dopamina e noradrenalina.
B - "O ecstasy é mais potente que o LSD."
Incorreto: O LSD é conhecido por ser extremamente potente, com doses ativas na faixa de microgramas, enquanto o ecstasy (MDMA) é usado em doses maiores em miligramas e não é considerado mais potente que o LSD em termos de capacidade de alterar a percepção.
C - "Estas drogas promovem bradicardia, redução da pressão arterial, constricção pupilar e hipo-reflexia."
Incorreto: Essas drogas geralmente causam efeitos opostos, como taquicardia (aumento da frequência cardíaca), aumento da pressão arterial, midríase (dilatação pupilar) e hiper-reflexia devido à estimulação do sistema nervoso central.
E - "Durante a ação do ecstasy, o usuário experimenta sensação de euforia, leveza e tranquilidade, podendo ocorrer hipertermia e ataques de pânico, porém as alucinações não ocorrem durante a ação da droga."
Incorreto: Embora o ecstasy cause euforia e sintomas como hipertermia, ele pode sim levar a alucinações, principalmente em doses mais altas, devido à sua ação no sistema serotonérgico, o que invalida a afirmação de que as alucinações não ocorrem.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Estas drogas são agonistas de receptores adrenérgicos e glutamatérgicos.
O mecanismo da ação do LSD envolve três fases, a primeira antagonizando a serotonina, a segunda reduzindo a atividade do sistema rafe, e a terceira agindo como agonista do receptor serotonínico pós-sináptico. Pesquisas indicam que os principais receptores afetados são os serotoninérgicos do tipo 5-HT2.
B) O ecstasy é mais potente que o LSD.
O LSD-25 é, talvez, a mais potente droga alucinógena existente.
C) Estas drogas promovem bradicardia, redução da pressão arterial, constrição pupilar e hipo-reflexia.
Provoca efeitos estimulantes como: o aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, boca seca, náusea, sudorose e euforia
E) Durante a ação do ecstasy, o usuário experimenta sensação de euforia, leveza e tranquilidade, podendo ocorrer hipertermia e ataques de pânico, porém as alucinações não ocorrem durante a ação da droga.
O MDMA possui parte de sua molécula semelhante a um alucinógeno, no entanto, não chega a produzir alucinações do ácido lisérgico (LSD), nem os efeitos estimulantes da cocaína.
*********O ecstasy causa alucinações!
rever
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo