De acordo com as disposições constitucionais acerca do Conse...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133157 Direito Constitucional

De acordo com as disposições constitucionais acerca do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), julgue o item a seguir.  


O corregedor nacional do Ministério Público é escolhido, em votação secreta, entre os membros do Ministério Público que integram o CNMP, sendo vedada a recondução.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata acerca da literalidade do texto constitucional no que se refere ao Conselho Nacional do Ministério Público.  

O art. 130-A, §3º, da CRFB aduz que o CNPM escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do Ministério Público que o integram, vedada a recondução, competindo-lhe, além das atribuições que lhe forem conferidas pela lei, as seguintes (...).

Gabarito da questão: certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

§ 3º. O Conselho escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional,

dentre os membros do Ministério Público que o integram, VEDADA a recondução,

competindo-lhe, além das atribuições que lhe forem conferidas pela lei, as seguintes:

ADENDO

==> O Conselho escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do MP que o integram, vedada a recondução

I- receber as reclamações e denúncias, de qualquer interessado, relativas aos membros do MP e dos seus serviços auxiliares; 

II- exercer funções executivas do Conselho, de inspeção e de correição geral;     

III- requisitar e designar membros do MP, delegando-lhes atribuições, e requisitar servidores de órgãos do MP. 

  • O Presidente do Conselho Federal da OAB oficiará junto ao Conselho.

STF, ACO n. 843: conflito de atribuições entre membros do MPU e do MPE não vai nem para o STF nem para o PGR. Agora, seu destino é ser dirimido pelo CNMP.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Resolução nº 92, de 13 de março de 2013 

Art. 17 O Corregedor Nacional será eleito entre os membros do Ministério Público que integram o Conselho, para um mandato de dois anos, vedada a recondução.

§ 1º Proceder-se-á à eleição pelo voto secreto, na sessão imediatamente posterior à vacância do cargo, sendo eleito o candidato escolhido pela maioria absoluta.

§ 2º Não sendo alcançada a maioria absoluta, os dois candidatos mais votados concorrerão em segundo escrutínio, proclamando-se vencedor, em caso de empate, o mais antigo no Conselho.

§ 3º O Corregedor Nacional tomará posse imediatamente após a proclamação do resultado da eleição.

§ 4º O mandato do Corregedor Nacional expirará juntamente com seu mandato de Conselheiro.

§ 5º O Corregedor Nacional exercerá suas funções em regime de dedicação exclusiva, ficando afastado do órgão do Ministério Público a que pertence.

Não confundir:

CF

Art. 128, § 3º Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.

A questão trata acerca da literalidade do texto constitucional no que se refere ao Conselho Nacional do Ministério Público.  

O art. 130-A, §3º, da CRFB aduz que o CNPM escolherá, em votação secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do Ministério Público que o integramvedada a recondução, competindo-lhe, além das atribuições que lhe forem conferidas pela lei, as seguintes (...).

Gabarito da questão: certo.

Fonte: comentário do professor do QC

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo