Marin (1999) ao estudar o lugar do outro nas relações instit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2012 - TJ-SP - Psicólogo |
Q295319 Psicologia
Marin (1999) ao estudar o lugar do outro nas relações institucionais no âmbito da FEBEM discute o desenvolvimento psicossocial da criança. Em seu texto, a autora adota, principalmente, o conceito de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - identidade.

Marin (1999) discute o desenvolvimento psicossocial da criança ao estudar o lugar do outro nas relações institucionais no âmbito da FEBEM. Em seu texto, a autora enfoca principalmente o conceito de identidade. A identidade é um aspecto crucial no desenvolvimento psicossocial, pois envolve a formação de um senso de si mesmo e a percepção de como os outros nos veem e nos tratam. No contexto das instituições como a FEBEM, o desenvolvimento da identidade pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo as interações com autoridades, educadores e outros internos.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - condicionamento: O condicionamento refere-se a um processo de aprendizado pelo qual um comportamento é modificado ou desenvolvido em resposta a estímulos específicos. Embora seja importante em psicologia, Marin não foca nesse conceito ao discutir o desenvolvimento psicossocial da criança na FEBEM.

B - indivíduo: O termo "indivíduo" é muito geral e se refere a uma pessoa como uma entidade distinta. Embora o desenvolvimento do indivíduo seja central na psicologia, o conceito específico que Marin trabalha é o de identidade, que é mais detalhado e específico.

C - privação: A privação diz respeito à falta de recursos básicos ou estímulos necessários para o desenvolvimento adequado. Embora a privação possa ser um tema relevante no contexto das instituições como a FEBEM, não é o foco principal do texto de Marin em relação ao desenvolvimento psicossocial da criança.

D - delinquência: Delinquência se refere a comportamentos ilegais ou anti-sociais, geralmente cometidos por jovens. Marin pode discutir delinquência em seu texto, mas o conceito principal que ela adota em relação ao desenvolvimento psicossocial é a identidade, e não a delinquência especificamente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

e- identidade

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo