Analise a citação a seguir. "No ambiente de microinform...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: FBN Prova: FGV - 2013 - FBN - Assistente Administrativo |
Q295414 Noções de Informática
Analise a citação a seguir.

"No ambiente de microinformática, um dispositivo utilizado na configuração de um microcomputador intel i5, é caracterizado como um que emprega tecnologia SATA e possui capacidade de armazenamento de 500 GB."

A citação faz referência ao seguinte componente de hardware:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Observação: se não houvessem informado a capacidade de 500GB, poderia ser disco ótico. As unidades leitoras/gravadoras de DVD podem ter conexão IDE, SATA, PATA, SCSI, etc, como um disco rígido.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra d correta.

Discos SATA 

O padrão Serial ATA (S-ATA ou SATA) é um standard que permite a ligação de discos de armazenamento de elevado débito em computadores e dispositivos de armazenamento de informação digital(DVR, HD-TV, etc). O SATA utiliza comunicação série, uma linha de dados é utilizada para transmitir os dados e uma outra linha serve para a transmissão de avisos de recepção. Em cada uma destas linhas, os dados são transmitidos utilizando o modo de transmissão LVDS (Low Voltage Differential Signaling) que consiste em transferir um sinal sobre um fio e o seu oposto sobre um segundo fio a fim de permitir ao receptor reconstituir o sinal por diferença. Os dados de controlo são transmitidos sobre a mesma via que os dados utilizando uma sequência de bits específica para os distinguir


Cabo de ligação SATA

cabo de dados SATA 





Gabarito D 
Quando vc ver o examinador falando dos termos IDE, IDE/ATA, SATA e SATA2 Geralmente está referindo-se ao Disco Rigido(HD)
SATA
SATA ou Serial ATA, do inglês Serial Advanced Technology Attachment, foi o sucessor do IDE. Os Discos Rígidos que utilizam o padrão SATA transferem os dados em série e não em paralelo como o ATA. Como ele utiliza dois canais separados, um para enviar e outro para receber dados, isto reduz (ou quase elimina) os problemas de sincronização e interferência, permitindo que frequências mais altas sejam usadas nas transferências.
Os cabos possuem apenas sete fios, sendo um par para transmissão e outro para recepção de dados e três fios terra. Por eles serem mais finos, permitem inclusive uma melhor ventilação no gabinete. Um cabo SATA pode ter até um metro de comprimento e cada porta SATA suporta um único dispositivo (diferente do padrão master/slave do IDE).

Existem dois padrões de controladores SATA: o SATA 150 (ou SATA 1.5 Gbit/s ou SATA 1500), o SATA 300 (SATA 3.0 Gbit/s ou SATA 3000) e o SATA 600 (ou SATA 6.0 Gbit/s). Este último é a terceira geração desta tecnologia e foi lançado em Maio de 2009 e são melhor aproveitados por Discos rígidos de Estado Sólido.

E o SATA II?
É chamado de SATA II ou SATA 2, basicamente todos os produtos da segunda geração do SATA (aquela com especificação de 3.0Gbit/s). A diferença entre o SATA e o SATA II é a basicamente a velocidade para transferência de dados.
Bons estudos.

isso é noção de informática!

O padrão SATA (Serial ATA) é uma tecnologia para discos rígidos, unidades ópticas e outros dispositivos de armazenamento de dados que surgiu no mercado no ano 2000 para substituir a tradicional interface PATA (Paralell ATA, somente ATA ou, ainda, IDE).

O nome de ambas as tecnologias já indica a principal diferença entre elas: o PATA faz transferência de dados de forma paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes estivessem lado a lado. No SATA, a transmissão ocorre em série, tal como se cada bit estivesse um atrás do outro.

 

Fonte: http://www.infowester.com/serialata.php

Lembrar que: a memória RAM e o disco rígido são do tipo DDR e SATA, respectivamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo