A Semana de Arte Moderna, que ocorreu em 1922 no Teatro Mun...
A Semana de Arte Moderna, que ocorreu em 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, foi uma manifestação artístico-cultural que objetivou renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento. Para isso, trouxe novas ideias e conceitos artísticos com a declamação de poesias, concerto de músicas, artes plásticas exibidas em telas, esculturas e maquetes de arquitetura. O evento se tornou uma referência do mundo artístico e cultural do século XX.
(Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/ semana-de-arte-moderna. Acesso em 19 de julho de 2021).
No Brasil, o evento citado no excerto é considerado um marco para o
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O objetivo da Semana de Arte Moderna era apresentar ao público brasileiro as novas tendências artísticas que estavam surgindo na Europa e nos Estados Unidos. Os artistas modernistas brasileiros buscavam romper com os padrões tradicionais da arte e criar uma nova estética que fosse mais brasileira e mais moderna.
A Semana de Arte Moderna foi um evento polêmico, e a reação do público foi dividida. Algumas pessoas consideraram o evento uma revolução artística, enquanto outras o criticaram por ser uma aberração. No entanto, a Semana de Arte Moderna teve um impacto significativo na cultura brasileira, e seu legado continua até hoje.
Alguns dos artistas que participaram da Semana de Arte Moderna são:
- Anita Malfatti
- Oswald de Andrade
- Mário de Andrade
- Tarsila do Amaral
- Menotti del Picchia
- Victor Brecheret
- Heitor Villa-Lobos
- Guilherme de Almeida
- Ronald de Carvalho
- Graça Aranha
Resposta: A
Gabarito do Professor: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vale uma leitura do seguinte trecho, como baliza a justificar a resposta desta questão:
"Modernismo no Brasil
Quando nasce o Modernismo, a sociedade brasileira ainda não era modernizada. Não havia grandes capitais cosmopolitas, como nos países europeus. Grande parte da população habitava ainda as zonas rurais, e a estrutura social embasava-se no patriarcalismo. O desejo do Modernismo no Brasil partiu justamente dessa necessidade de modernização.
O Modernismo tem início no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu em São Paulo, no centenário da Independência. Influenciados pelos “ismos” europeus — cubismo, futurismo, dadaísmo etc. — e pelas novas demandas da urbanização crescente da capital paulista, principal centro industrial do país, um grupo de artistas promoveu diversos eventos congregando música, dança, poesia e exposições de artes plásticas, em busca da construção de uma nova linguagem.
A proposta modernista brasileira envolvia a consolidação de uma inteligência nacional livre dos academicismos, consciente de si e das mudanças do mundo transformado pela rapidez dos novos meios de transporte, pela produção em larga escala industrializada etc. Em um movimento de ruptura com toda a tradição anterior, o Modernismo brasileiro importou da Europa a postura de destruição dos antigos padrões artísticos, mas deu-lhe uma roupagem nacional e nacionalista — mas de um nacionalismo consciente, cujo interesse era principalmente desenvolver um pensamento autônomo, livre das escolas artísticas e intelectuais do Velho Mundo.
A arte moderna consolidava-se então no Brasil, reverberando novas produções nas décadas seguintes. Pode-se dividir o Modernismo brasileiro em três fases:
Primeiro Modernismo (1922-1930);
Segundo Modernismo (1930-1945) e
Terceiro Modernismo (1945-1960)."
Veja mais sobre "Modernismo no Brasil" em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm#No+Brasil
Acesso em: 03.8.2023.
Com respeito, Alliprandino.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo