Questões de Concurso

Foram encontradas 19.330 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2545986 Português
No trecho “ler afeta nosso cérebro da mesma forma como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos”, o verbo em destaque encontra-se conjugado no: 
Alternativas
Q2544006 Português

Analise as assertivas a seguir:



I. As palavras “semente” e “maníaco” têm dígrafos.


II. A palavra “extraoficial” é formada por derivação sufixal.


III. A frase "Ana Maria tem realizado trabalhos incríveis”, está na voz passiva.



Quais estão corretas? 

Alternativas
Q2543874 Português

Leia o poema abaixo para responder à questão.


“Dizem que Charles Chaplin escreveu este poema, ‘Quando me amei de verdade’, quando tinha 70 anos de idade. Alguns dizem que não é da sua autoria, mas sim uma adaptação livre de um parágrafo que aparece no livro de Kim e Alison McMillen ‘Quando eu me amei de verdade’. Seja como for, este não é o único texto de Chaplin que utiliza argumentos tão bonitos, requintados e enriquecedores sobre o poder e o valor da nossa mente.”

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância eu estava no lugar correto e no momento preciso. E então, consegui relaxar. Hoje sei que isso tem nome… Autoestima.

Quando me amei de verdade, percebi que a minha angústia e o meu sofrimento emocional não são mais que sinais de que estou a agir contra as minhas próprias verdades. Hoje sei que isso é… Autenticidade.

Quando me amei de verdade, deixei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a perceber que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje sei que isso se chama… Maturidade.

Quando me amei de verdade, compreendi por que é ofensivo forçar uma situação ou uma pessoa só para alcançar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou que a pessoa (talvez eu mesmo) não está preparada. Hoje sei que isso se chama… Respeito.

Quando me amei de verdade, libertei-me de tudo o que não é saudável: pessoas e situações, tudo e qualquer coisa que me empurrasse para baixo. No início a minha razão chamou a essa atitude de egoísmo. Hoje sei que isso se chama… Amor por si mesmo.

Quando me amei de verdade, deixei de me preocupar por não ter tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os megaprojetos do futuro. Hoje faço o que acho correto, o que eu gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é… Simplicidade.

Quando me amei de verdade, desisti de querer ter sempre razão e, com isso, errei muito menos. Assim descobri a… Humildade. Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora mantenho-me no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. E isso se chama… Plenitude.

Quando me amei de verdade, compreendi que a minha mente pode atormentar-me e decepcionar-me. Mas quando eu a coloco ao serviço do meu coração, é uma aliada valiosa. E isso é… Saber viver! 


Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/quando-me-amei-de-verdade-charles-chaplin-fatima-santos-costa/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 7 abr.2024.

No trecho "Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar correto e no momento preciso", a palavra destacada "qualquer" pertence a qual classe gramatical?
Alternativas
Q2543570 Português

Leia o trecho do artigo abaixo e responda a questão.


Inclusão de pessoas com deficiência exige conhecimento e reconhecimento social


Tabita Said


Especial, limitado, incapaz, inferior. Estas foram algumas das acepções que a palavra deficiente já recebeu. Os termos mudaram, a legislação evoluiu, mas o preconceito e a discriminação sobre a Pessoa Com Deficiência (PCD) continuam obstruindo o caminho delas rumo à inclusão. Como consequência, além dos impedimentos de natureza física, sensorial, mental ou intelectual que enfrentam, as pessoas com deficiência têm, ainda, que lidar com o estereótipo e o capacitismo. Baseado na ideia de que a deficiência é apenas parte da condição e da identidade da pessoa, o movimento anticapacitista vem buscando engajar mais adeptos para mostrar que é a falta de acessibilidade que impede uma transformação social que alcance a todos.

[...] 



No trecho “[...] as pessoas com deficiência têm [...], o verbo “têm” está acentuado corretamente, pois:
Alternativas
Q2540632 Português
Na frase "Se eu tivesse estudado mais, teria passado no exame", qual é o tempo e o modo verbal “tivesse estudado"? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: A
5: C