Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre diagnósticos em patologia

Foram encontradas 55 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2022 - EBSERH - Técnico em Citopatologia |
Q2193253 Patologia
Existem várias técnicas de coloração, sendo necessário considerar qual a proposta a ser analisada para eleger o corante adequado, mas entre todas possibilidades, a hematoxilina e eosina são os corantes mais utilizados na rotina histológica, proporcionando uma observação geral de todas as estruturas teciduais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta quais as etapas de utilização destes corantes.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: INCA
Q1199500 Patologia
Julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de marcação para a análise por citometria de fluxo.
 alaranjado de acridina é corante inespecífico, que pode se ligar tanto em DNA quanto em RNA, o que poderá deturpar uma análise do conteúdo de DNA por citometria de fluxo
Alternativas
Q1059674 Patologia
Há quatro tipos de classificação dos agentes patogênicos selvagens, que levam em consideração os riscos para o manipulador, comunidade e meio ambiente. Esses riscos são avaliados em função do poder patogênico do agente infeccioso, da sua resistência no meio ambiente, do modo e importância da contaminação, do estado de imunidade do manipulador e da possibilidade de tratamento preventivo e curativo eficazes. Sobre a classificação dos agentes patogênicos, em relação as doenças, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q685744 Patologia
Com relação aos conservantes adicionados eventualmente à urina destinada a exames laboratoriais, analise as afirmativas a seguir. I. O ácido sulfúrico e o ácido clorídrico são exemplos de conservantes usados para essa finalidade. II. O carbonato de cálcio é um conservante que preserva porfirinas e urobilinogênio. III. O hidróxido de sódio é um conservante que preserva mioglobina. Assinale:
Alternativas
Q685743 Patologia
A Resolução CONAMA nº 005/93 definiu a obrigatoriedade dos serviços de saúde de elaborar um Plano de Gerenciamento de seus resíduos. O esforço de controlar tais resíduos se reflete também nas resoluções da ANVISA nº 306/04 e do CONAMA nº 358/05. De acordo com estas resoluções, os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são classificados em cinco grupos: A, B, C, D e E. Relacione estes grupos com seus respectivos resíduos. 1. Grupo A 2. Grupo B 3. Grupo C 4. Grupo D 5. Grupo E ( ) Substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Exemplos: medicamentos apreendidos, reagentes de laboratório e resíduos contendo metais pesados. ( ) Componentes com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção. Exemplos: placas e lâminas de laboratório, carcaças, peças anatômicas (membros), tecidos e bolsas transfusionais contendo sangue. ( ) Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. Exemplos: sobras de alimentos e do preparo de alimentos, bem como resíduos das áreas administrativas. ( ) Materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, como, por exemplo, serviços de medicina nuclear e radioterapia. ( ) Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas e espátulas.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: B