Questões de Concurso

Foram encontradas 408 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2413237 Redação Oficial

Entre as atribuições do cargo de perito criminal forense, algumas exigem conhecimentos sobre diferentes gêneros textuais e expedientes oficiais. Considere a seguinte situação: seu cargo é vinculado a um órgão oficial, a CoordenadoriaGeral de Perícias da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, e, para complementar um laudo, você precisa de um exame de DNA, para cuja realização não há, no órgão que você representa, uma seção especializada. Para solicitar o exame a um laboratório, a qual gênero textual você recorrerá? Qual será o vocativo utilizado para se dirigir ao destinatário, que é um biólogo? Qual será o fecho? assinale a alternativa que apresenta as respostas corretas a esses três questionamentos.

Alternativas
Q2385037 Redação Oficial

Julgue o item subsequente. 


Na redação oficial, é comum a utilização de um estilo literário e metafórico para enriquecer o texto, aplicando recursos estilísticos e figuras de linguagem para realçar a expressividade e a criatividade do autor.

Alternativas
Q2385000 Redação Oficial

Julgue o item subsequente. 


A formalidade na redação oficial não implica em linguagem rebuscada ou arcaica, mas sim na adoção de um estilo claro e direto, evitando ambiguidades e proporcionando uma comunicação eficiente e compreensível por todos os destinatários. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNCERN Órgão: IF-RN Prova: FUNCERN - 2024 - IF-RN - Assistente de Aluno |
Q2353901 Redação Oficial
Em relação à diferenciação de memorandos, ofícios e avisos, o Manual de Redação do IFRN esclarece que, de acordo com a 3ª Edição do Manual de Redação da Presidência da República,
Alternativas
Q2341006 Redação Oficial

Julgue o item que se segue, com base no Manual de Redação Oficial do TCDF (2.ª edição).



É necessário que a redação oficial seja isenta de interferência da individualidade de quem a elabora, portanto é inadequado o emprego dos verbos na primeira pessoa, seja no singular, seja no plural; assim, na elaboração de atos de comunicação, são indevidas construções como informo que ou informamos que.

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: D
5: E