Questões de Concurso

Foram encontradas 3.901 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2544346 Psicologia
A ataxia de Friedreich é uma doença neurodegenerativa hereditária que afeta o sistema nervoso e o movimento. Esta condição é caracterizada por uma progressiva deterioração da coordenação motora, frequentemente atribuída a alterações em qual das seguintes estruturas cerebrais?
Alternativas
Q2544345 Psicologia
Avalie as seguintes afirmações sobre a neurociência no controle motor e patologias relacionadas, e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) Os gânglios da base têm um papel fundamental na iniciação e regulação dos movimentos voluntários, sendo diretamente envolvidos em distúrbios como a Doença de Parkinson.
( ) A Doença de Parkinson resulta, principalmente, da degeneração de neurônios no lobo occipital do cérebro.
( ) A estimulação cerebral profunda (DBS) é uma técnica que pode ser utilizada para tratar distúrbios de movimento, atuando diretamente nos gânglios da base para melhorar os sintomas.
( ) O córtex motor primário é responsável pela percepção sensorial e não desempenha nenhum papel no controle voluntário dos movimentos.
( ) A esclerose múltipla é uma doença que afeta a mielina no sistema nervoso central, podendo levar a distúrbios de movimento devido à interrupção da transmissão de sinais nervosos.


Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas
Q2544344 Psicologia
A compreensão da Neurociência no controle motor é essencial para diagnosticar, tratar e reabilitar pacientes com patologias neuromotoras. Um dos avanços significativos na área é o entendimento da contribuição de diferentes áreas cerebrais na coordenação e execução de movimentos voluntários. Considerando este conhecimento, qual das seguintes áreas cerebrais é mais diretamente associada à iniciação de movimentos voluntários e está frequentemente envolvida em patologias como a Doença de Parkinson?
Alternativas
Q2543655 Psicologia
Dalgalarrondo (2003), no livro “Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais”, define as alterações patológicas de afetividade. Sobre as alterações de humor, identifique as afirmativas com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) O sintoma distimia é equivalente ao transtorno distimia, que, segundo as classificações da CID-10 e do DSM IV, é um transtorno depressivo leve e crônico.
( ) O termo clássico “distimia hipotímica” ou “melancólico crônico” vem sendo substituído pelo termo consagrado “depressão”, que significa tristeza patológica.
( ) A psicopatologia geral utiliza, nessa mesma linha, os termos distimia hipertímica, expansiva ou eufórica, para nomear a exaltação patológica do humor, ou seja, as bases afetivas dos quadros maníacos.
( ) O termo disforia, por sua vez, diz respeito à distimia acompanhada de uma tonalidade afetiva desagradável, mal-humorada.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2542110 Psicologia
A depressão secundária ou orgânica é causada ou intimamente associada a uma doença física ou a um quadro clínico primariamente somático, assinale a alternativa que contempla apenas condições que produzem quadro depressivo que fazem parte da própria condição somática patológica: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: B
5: D