Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre resolução cfp n° 006/2019 - manual de elaboração de documentos escritos - informes e documentos psicológicos em psicologia

Foram encontradas 647 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2543645 Psicologia
A Resolução CFP n.º 06, de 29/03/2019, institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Assinale a opção em que há correspondência entre o conceito e a modalidade do documento psicológico:
Alternativas
Q2537121 Psicologia
O laudo psicológico é um documento produzido pelo psicólogo, avalie as assertivas sobre o laudo e marque a alternativa correta.


I- O laudo psicológico é uma peça de natureza e valor técnico-científico.

II- Deve-se considerar o sigilo profissional na elaboração do laudo psicológico em conjunto com equipe multiprofissional.

III- A descrição da demanda constitui requisito indispensável e deverá apresentar o raciocínio técnico-científico que justificará procedimentos utilizados.

IV- Deve-se respeitar a fundamentação teórica que sustenta o instrumental técnico utilizado, bem como os princípios éticos e as questões relativas ao sigilo das informações.

V- Na elaboração de laudos, é obrigatória a informação das fontes científicas ou referências bibliográficas utilizadas, em nota de rodapé, preferencialmente.  
Alternativas
Q2534136 Psicologia
Conforme consta na Resolução CFP 06/2019 é certo afirmar que:  
Alternativas
Q2528476 Psicologia
Um psicólogo recebeu a solicitação para elaboração de um documento psicológico que apresentasse uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico. O documento a ser construído é o
Alternativas
Q2525800 Psicologia
Como o laudo exige uma abordagem mais completa, com metodologia científica e descrição técnica, sua elaboração segue um padrão bastante específico, para facilitar a padronização da apresentação dos resultados. São quatro dos cinco elementos fundamentais para a sua elaboração:
( ) Conclusão: esse é o elemento sintetizador de todas as técnicas, métodos, análises e dados. A partir dele, é possível identificar as informações inicialmente desejadas sobre o colaborador avaliado;
( ) Demanda: serve para apontar quem é o candidato avaliado e suas informações pessoais mais relevantes. Além de servir para controle e acompanhamento, ela oferece subsídios para os demais elementos do laudo;
( ) Identificação: todo laudo precisa ser motivado. No processo de contratação, por exemplo, ele pode ser solicitado para esclarecimento de dúvidas sobre a condição psicológica do candidato. Já para a gestão interna de pessoas, sua solicitação pode ser feita mediante apresentação de queixas ou outras exigências específicas;
( ) Análise: essa descrição deve ser objetiva e fiel, respeitando a fundamentação teórica dos instrumentos utilizados e as normas éticas. Inclusive no que diz respeito ao sigilo: conforme o Código de Ética do Psicólogo, não se pode falar de nada além do que for realmente necessário para respaldar o encaminhamento. Além disso, não se pode escrever nada sem fundamento teórico ou baseado em fatos.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: C
5: E