Questões de Concurso
Comentadas sobre libâneo em pedagogia
Foram encontradas 722 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicológica, também conhecida como behaviorista. No método de ensino decorrente dessa perspectiva, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente, por meio de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática extremamente controlada. Articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
A tendência pedagógica descrita no quadro corresponde à
[LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. 1 ed. - São Paulo: Cortez, 2011.]
Assinale a alternativa incorreta em relação a reflexão proposta por Luckesi (2011).
Em relação à formação continuada de professores, de acordo com Libâneo (2013), pode-se afirmar:
Com base nas ideias de Libâneo sobre tais dificuldades, analise as afirmativas abaixo, indicando, nos parênteses, V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) A educação é uma tarefa prática, situando-se mais no campo da arte e da intuição do que no da especulação científica.
( ) Os fenômenos educativos são singulares, o que impede de extrair deles leis científicas generalizáveis, tornando, consequentemente, as explicações pedagógicas frágeis e incompletas.
( ) A Pedagogia ocupa-se de finalidades e valores não passíveis de análise científica.
( ) A educação é objeto de várias ciências, não cabendo à Pedagogia exclusividade no trato das questões educativas.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Com base nessa afirmação, marque a alternativa INCORRETA:
São elas:
Há uma ideia de senso comum, inclusive de muitos pedagogos, de que Pedagogia é o modo como se ensina, o modo de ensinar a matéria, o uso de técnicas de ensino. O pedagógico aí diz respeito ao metodológico, aos procedimentos. Trata se de uma ideia simplista e reducionista.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
Para se contrapor a essa visão reducionista, o autor defende a Pedagogia como
1. Estabelecer a articulação entre a função da escola e as exigência do contexto social em que ela está inserida.
2. Realizar um ensino de qualidade, evitando a improvisação e a rotina, bem como planos rígidos e absolutos.
3. Combinar em sua prática pedagógica a relação entre sua postura filosófica, pedagógica e profissional.
4. Planejar sempre levando em conta as condições socioculturais e individuais dos alunos.
Está correto o que se afirma em:
Ao analisar a educação brasileira, Saviani (1981) e Libâneo (1998) classificam as tendências pedagógicas em liberais e progressistas, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola. Por sustentarem a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais, são chamadas de liberais as pedagogias:
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
Considerando os objetivos da escola apresentados nesta citação, assinale a alternativa que NÃO corresponde a esta perspectiva.
Os diferentes momentos culturais e políticos da sociedade brasileira influenciaram a criação de tendências pedagógicas, com contribuições oriundas de movimentos sociais e tendências filosóficas que ajudaram a formar a prática pedagógica no País. Autores brasileiros como Freire (1976), Saviani (2013), Luckesi (1991), Libâneo (1989) e Gadotti (1993) dedicam parte de suas vidas promovendo e aprimorando estudos que contribuem no avanço da educação, desenvolvendo teorias que nos oferecem bases e suportes para práticas pedagógicas.
(TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, Aracéli Girardi da Silva)
I. Luckesi (1991) considera como tendência pedagógica diversas teorias filosóficas que pretendem compreender e orientar práticas educacionais em diversos momentos e circunstâncias da história humana na educação brasileira.
II. Libâneo (1989) classifica as pedagogias em dois grandes grupos: Pedagogia Liberal (tradicional; renovadora progressivista; renovadora não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora; libertária e crítico-social dos conteúdos).
III. As tendências pedagógicas são de grande relevância, pois permitem ao educador a articulação e autodefinição teórica sobre escolhas filosóficas e educacionais, visando sustentar as práticas docentes.
IV. Uma tendência pedagógica origina-se no contexto social e influencia práticas pedagógicas, visando contemplar determinadas expectativas, seja da classe dominante seja da trabalhadora.
A alternativa correta é:
I- A observação deve ser realizada apenas de forma subjetiva, sem a necessidade de registros, pois isso não influencia a prática pedagógica.
II- O planejamento deve ser flexível e adaptável, levando em conta os resultados da avaliação e os registros das observações para atender às necessidades dos alunos.
III- A avaliação deve ser realizada apenas ao final do período letivo, pois a sua função é classificar os alunos em diferentes níveis de aprendizagem.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)