Questões de Concurso

Foram encontradas 1.291 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2470926 Química
As enzimas são moléculas de proteínas com grande massa molar. Essas moléculas, entretanto, atuam de maneira altamente específica e agem como catalisadoras biológicas de apenas uma única reação. Reações de cinética enzimática são comumente representadas por gráficos que apresentam informações importantes, como a velocidade da reação, o aumento da concentração do produto na reação e a taxa de saturação da enzima, entre outras. O uso de gráficos também nos permite avaliar o aumento e a diminuição da atividade enzimática por moléculas ativadoras e inibidoras que se ligam especificamente às enzimas. Assim, o gráfico abaixo mostra a cinética enzimática na presença de dois agentes inibidores (X, Y). Com relação a esse gráfico, avalie as afirmativas a seguir.


Imagem associada para resolução da questão




I. Na curva da reação cinética da enzima normal, os valores de V0 aumentam rapidamente com baixas concentrações de substrato e passam a se nivelar em um platô com altas concentrações desse mesmo substrato. Esse platô ocorre porque todas as moléculas da enzima disponíveis se encontram ligadas ao substrato e quaisquer moléculas adicionais do substrato terão que aguardar ser processadas até que outra molécula dessa enzima se torne disponível. Por isso, a velocidade da reação é limitada pela concentração da enzima e o seu valor máximo, ou Vmax, é o valor da velocidade inicial de reação no qual a enzima normal atinge o platô.


II. O inibidor X é um inibidor competitivo porque retarda o progresso da reação ao se ligar à enzima, que ocorre geralmente no sítio ativo, impedindo que o verdadeiro substrato se ligue. Portanto, o inibidor e o substrato competem pela enzima. A inibição competitiva age diminuindo o número de moléculas enzimáticas disponíveis para se ligar ao substrato.


III. O inibidor Y é um inibidor não competitivo, porque não impede que o substrato se ligue à enzima. O inibidor e o substrato não interferem na capacidade um do outro de se ligar à enzima. Contudo, quando o inibidor está ligado, a enzima não é capaz de catalisar a reação para gerar um produto. Portanto, a inibição não competitiva age reduzindo o número de moléculas funcionais da enzima que pode realizar a reação.


Assinale
Alternativas
Q2445326 Química

Julgue o próximo item, a respeito da equação de Nernst e de potencial de eletrodo, eletrodos indicadores e medidas de pH.


Para determinar a capacidade de um metal em atuar como anodo de sacrifício, é adequado montar um eletrodo com o referido metal, com potencial desconhecido, ligá-lo a um eletrodo de potencial conhecido e medir a diferença de potencial entre os eletrodos. Nesse contexto, pode-se usar, para a avaliação, um eletrodo de zinco metálico (Zn), que, em uma célula eletroquímica com solução 1 mol/L de ZnSO4, apresenta a seguinte semirreação no anodo.


Zn (s) → Zn2+ (aq) + 2 e

Alternativas
Q2445325 Química

Julgue o próximo item, a respeito da equação de Nernst e de potencial de eletrodo, eletrodos indicadores e medidas de pH.


A equação de Nernst tem por finalidade prever o potencial de uma pilha durante o seu funcionamento, correlacionando a variação do potencial da pilha em certo instante da reação com a variação das concentrações de produtos e reagentes.

Alternativas
Q2445324 Química

Julgue o próximo item, a respeito da equação de Nernst e de potencial de eletrodo, eletrodos indicadores e medidas de pH.


O pH é uma medida que indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução e varia de 0 a 14: se o pH for menor que 7, a solução será ácida; acima de 7, será básica; e na faixa de 6 até 8, será neutra.

Alternativas
Q2445312 Química
        Na gasolina brasileira, um componente presente que merece destaque especial é o etanol. O Decreto n.º 10.940/2022 estabelece que a gasolina do tipo C deve conter 27% de etanol. O principal papel desse componente é atuar como antidetonante. Um ensaio simples para verificar o teor de etanol na gasolina comercial consiste em transferir 50 mL da amostra a ser avaliada para uma proveta de 100 mL, completando-se o volume com água destilada. Após agitação e repouso, a mistura contendo gasolina, etanol e água sofrerá separação. 

Tendo como referência o ensaio acima descrito e considerando os usos da gasolina, julgue o item que se segue.


A gasolina é bastante utilizada em geradores elétricos, os quais produzem força eletromotriz que é totalmente convertida em energia elétrica.  

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: E
5: E