Questões de Concurso
Comentadas sobre conhecimentos gerais para ibfc
Foram encontradas 92 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
(adaptado de UNIÃO EUROPEIA, 2023).
No que se refere aos Estados que compõem o bloco econômico da União Europeia, assinale a alternativa incorreta.
THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural: mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais (1500-1800). Trad. João Roberto M. Filho. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 126.
O excerto acima, de autoria de Keith Thomas em O homem e o mundo natural, acusa uma fundamental ruptura entre os séculos XVII e XVIII no que diz respeito à relação entre seres humanos e natureza. Sobre essa ruptura, analise as afirmativas abaixo.
I. Ao contrário daquilo que se fazia antes, os naturalistas começaram a estudar a natureza em si mesma, ao invés de percebê-la a partir de suas analogias e semelhanças com os seres humanos.
II. Ainda que essa nova abordagem se pretendesse objetiva, a convicção de que animais e vegetais tinham algum sentido religioso ou simbólico, permaneceu nas mentalidades dos camponeses da Era Vitoriana e dos intelectuais da época.
III. O fato de a investigação sobre a natureza ser conduzida a partir do axioma de que plantas e animais devem ser estudados enquanto tais, volta-se, de certo modo, à separação da sociedade humana e da natureza, defendida inicialmente pelos atomistas gregos Leucipo e Demócrito.
Assinale a alternativa correta.
ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 190.
O trecho acima, extraído do historiador e cientista político Benedict Anderson, trata de uma questão fundamental do contexto pós Segunda Guerra Mundial: a de que as revoluções vitoriosas se definiam em termos nacionais. O fortalecimento daquilo que denominou Comunidades Imaginadas foi fundamental para promover uma fraternidade no âmbito das fronteiras nacionais ainda que condições de exploração e de desigualdade permanecessem. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.
(CALBUCCI; ROCHA; CALBUCCI, 2013).
No que se refere à memória e cultura, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A linguagem escrita foi fundamental para o desenvolvimento da humanidade. A escrita tem uma perenidade que a fala não tem. Ela é um documento. Ela permite o armazenamento de uma quantidade gigantesca de informações e, portanto, é uma forma importantíssima de preservação da memória.
( ) Devido a dominação cultural de um grupo por outro, muitas culturas perderam seu ponto de equilíbrio provocado pela ação dos meios de comunicação na sociedade globalizada, que anterior a esse processo tinham um espaço próprio de cada grupo de indivíduos.
( ) Os meios de comunicação, em lugar de possibilitar uma experiência intercultural verdadeira, podem igualar todas as culturas, agrupando-as no mesmo mercado consumidor universal, num processo típico da cultura de massa.
( ) No contexto da Globalização, o fato de as relações assimétricas entre as culturas do mundo permitirem a dominação cultural, acaba fazendo com que as diferentes memórias coletivas possuam paridade de influência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 32.
O excerto tenta dar conta de como uma nação pode ser concebida com uma profunda identificação horizontal entre as pessoas, embora existam desigualdades na exploração de cada uma delas dentro de cada nação correspondente.
A respeito da identidade nacional brasileira, assinale a alternativa incorreta.
Leia a citação abaixo e assinale a alternativa correta:
“Sob o apartheid, um de nós deve ser estrangeiro, não seremos nós”.
(Oliver Tambo, 1986 in: Sampson, Anthony. O negro e o ouro: magnatas, revolucionários e o apartheid. São Paulo – Companhia das Letras, 1988. p 81).
(Eric, Hobsbawnm. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914- 1991 – São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p 183).
Sobre as vanguardas culturais da primeira metade do século XX, assinale a alternativa correta: