Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre controle físico-químico em farmácia

Foram encontradas 193 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2455351 Farmácia
Acerca da conservação dos medicamentos, assinale a alternativa que apresenta a temperatura de conservação em câmara fria. 
Alternativas
Q2404824 Farmácia

De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada n º 430/2020 da Anvisa, de 8 de outubro de 2020, que dispõe sobre as boas práticas de distribuição, armazenagem e de transporte de medicamentos, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, assinalando a opção correta.


( ) É proibido fumar, comer, beber (inclusive água potável), mascar, manter plantas, alimentos, medicamentos pessoais, objetos pessoais ou qualquer objeto estranho ao setor, nas áreas de armazenagem, armazenagem em trânsito, recebimento e expedição.

( ) A análise de risco pode ser utilizada como ferramenta para dispensa da necessidade de qualificação e validação de equipamentos que não possuam contribuição significativa para a qualidade.

( ) O fracionamento de medicamentos a partir de suas embalagens de transporte não deve violar a embalagem secundária.

( ) Sistemas passivos de controle são aqueles com controle ativo de temperatura e/ou umidade.

( ) Os medicamentos que tiverem a cadeira de custódia interrompida por roubo, furto ou outra apropriação indevida e que não apresentarem dano ou violação da caixa de embarque, dos dispositivos de segurança presentes no momento do evento e que puderem ser concluídos como adequados do ponto de vista da qualidade, segurança e eficácia por meio de uma análise de risco executada sob a responsabilidade do distribuidor, podem ser reintegrados ao estoque comercial.

Alternativas
Q2371736 Farmácia
As interações farmacêuticas, popularmente conhecidas como incompatibilidades farmacêuticas, são aquelas que ocorrem fora do paciente, ou seja, são reações físico-químicas que ocorrem in vitro entre dois ou mais fármacos, quando se misturam medicamentos na mesma seringa, equipo de soro (via Y),ou outros recipientes. Sobre incompatibilidadesfarmacêuticas, analise as afirmativas a seguir.

I. As reações físicas podem causar mudanças visíveis, como precipitação, mudança de coloração, consistência, opalescência, ou produção de gás.
II. As incompatibilidades farmacêuticas podem ocasionar uma redução da atividade ou até mesmo a inativação de fármacos; a formação de um novo composto ativo inócuo ou tóxico; aumentar a toxicidade de um ou mais fármacos envolvidos, além da possibilidade de mudanças organolépticas.
III. A ampola de amiodarona pode ser diluída em soro fisiológico 0,9%.
IV. A furosemida é incompatível na mesma seringa com a dexametasona.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2350076 Farmácia
A Lei n° 5991/73 define farmácia como “estabelecimento de manipulação de fórmulas, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.” Portanto, nela podem ser realizadas diversas preparações. A mesma Lei aponta que aquela que é feita na farmácia, cuja fórmula encontra-se inscrita no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela ANVISA recebe o nome de preparação
Alternativas
Q2350069 Farmácia
A segregação dos Resíduos de Serviços de Saúde é muito importante e a finalidade de qualquer sistema de tratamento destes é eliminar as características de periculosidade. Merecem destaque os resíduos do Grupo A, do Grupo B e do Grupo C. Devem ser consideradas as características de cada grupo de resíduo para escolher o método adequado. Para o tratamento de resíduos da classe A, pode ser realizado um método de esterilização por calor úmido que utiliza
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: B
5: B