Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre suportes bidimensionais e tridimensionais em artes plásticas

Foram encontradas 14 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2318346 Artes Plásticas
A técnica da gravura feita por meio de uma matriz, que possui a imagem gravada e reproduz o desenho diversas vezes, era empregada pelos egípcios e chineses desde a antiguidade. Em relação à gravura, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2017579 Artes Plásticas
O Almoço dos Barqueiros de Auguste Renoir é considerada uma das principais obras do artista. No que concerne à leitura dessa obra, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1367187 Artes Plásticas

Leia o texto:


Passe a agulha por cima e por baixo do tecido, fazendo os pontos no direito do mesmo comprimento. Os pontos do avesso devem ser também do mesmo tamanho, porém metade do tamanho, ou menor que os pontos do direito.


Ele é coerente com a descrição do ponto:

Alternativas
Q1026262 Artes Plásticas

Patchwork consiste na confecção de objetos por meio da costura com retalhos. A figura abaixo indica uma toalha de mesa, de formato quadrado, feita com retalhos de tecidos. Nessa figura, números iguais indicam tecidos de uma mesma cor.


Imagem associada para resolução da questão


Considere que essa toalha tenha sido confeccionada, em escala, com base em um desenho sobre papel milimetrado, como o indicado na figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


A respeito desse projeto de toalha em patchwork, é correto afirmar que se gastou

Alternativas
Q1026260 Artes Plásticas

Considere a gravura e o texto abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


O nosso espaço tridimensional é a única realidade que conhecemos. A bidimensionalidade é tão fictícia como a tetradimensionalidade, porque nada é plano, nem mesmo o espelho mais polido. Mas mesmo que partamos do princípio de que uma parede ou uma folha de papel é plana, não deixa de ser estranho que nós, como se desde sempre fosse a coisa mais normal do mundo, representemos ilusões de espaço sobre uma tal superfície. Não é muitas vezes absurdo desenhar meia dúzia de linhas e depois afirmar: Isto é uma casa?

(ESCHER, M. C. Gravuras e Desenhos. Hamburgo: Taschen (Trad. Maria Odete Conçalves – Koller, 1994, p. 15)


A gravura do artista holandês Maurits Cornelis Escher ilustra claramente o que ele afirma no texto, porque tanto a gravura quanto o texto se referem à

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: D
5: D