Questões de Concurso

Foram encontradas 328 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2500328 Técnicas em Laboratório
A necrose, além do aumento da eosinofilia, se caracteriza por aumento do volume celular; alterações nucleares, como: picnose, cariorréxis e cariólise; danos causados na membrana plasmática e extravasamento do conteúdo citoplasmático. Na necrose, as células mortas sofrem a ação de enzimas e seus fragmentos são fagocitados no final do processo, como mostra a figura abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

A necrose é, então, um processo que compreende tanto a morte quanto a degeneração das células de um tecido afetado por determinadas alterações. Essas alterações originam modificações morfológicas oriundas da desnaturação das proteínas intracelulares e/ou da digestão enzimática. Considerando os diferentes tipos de necrose, a necrose que é caracterizada por:
• morte por hipóxia em todos os tecidos, à exceção do cérebro; • acidose intracelular que provoca a desnaturação de proteínas e enzimas, bloqueando a proteólise celular; • tecido, ainda, apresentando a textura firme e a manutenção da sua arquitetura, com preservação do contorno celular por pelo menos alguns dias.
Esse tipo de necrose é, portanto, classificada como
Alternativas
Q2395405 Técnicas em Laboratório
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, uma das espécies mais importante em saúde pública, também conhecida como bacilo de Koch (BK). É um bacilo álcool-ácido resistente (BAAR), aeróbio, com parede celular rica em lipídios, como ácidos micólicos e arabinogalactano. O diagnóstico definitivo da tuberculose é realizado através da identificação do microrganismo em amostra biológica por meio da baciloscopia, da cultura ou de métodos moleculares.

A baciloscopia é um método simples, em que é realizada a pesquisa de BAAR, através do método de:
Alternativas
Q2395398 Técnicas em Laboratório
O diagnóstico laboratorial de doenças causadas por bactérias pode ser realizado por meio de vários métodos. Os exames laboratoriais, como cultura (obtenção do diagnóstico definitivo, a partir do isolamento e identificação do agente infeccioso) e bacterioscopia, utilizando a coloração de Gram como diagnóstico presuntivo, apesar de inespecíficos, sustenta o diagnóstico do processo inflamatório ou infeccioso, seja causado por bactérias Gram positivas ou Gram negativas, a partir de materiais clínicos colhidos adequadamente do sítio de infecção. Sobre as características das bactérias, é correto afirmar:
Alternativas
Q2395397 Técnicas em Laboratório
Alguns meios de cultura possuem uma especificidade no cultivo de microrganimos, como os destinados ao crescimento de bactérias Gram negativas. Isso ocorre porque ele possui em sua composição duas substâncias que inibem o crescimento de bactérias Gram-positivas: ácido biliar e cristal violeta. Dessa forma, favorecendo somente o crescimento de bactérias Gram-negativas. Tais informações descrevem o meio
Alternativas
Q2395392 Técnicas em Laboratório
O hematócrito (Ht) é considerado um parâmetro laboratorial que mede a porcentagem de hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos ou eritrócitos, que ocupam o volume de sangue total. O hematócrito pode fornecer informações valiosas sobre a saúde geral do indivíduo, incluindo a quantidade de células vermelhas e a quantidade de hemoglobina no sangue. Para que essa técnica seja realizada, o equipamento necessário é
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: C