Questões de Concurso

Foram encontradas 1.757 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2498945 Geografia
Imagem associada para resolução da questão


De acordo com a tabela acima que retrata o desemprego no Brasil entre os anos de 2021 e 2023: 
Alternativas
Q2498938 Geografia
Imagem associada para resolução da questão


(Fonte: MAGNOLI, Demetrio - Geografia: a construção do mundo: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna. 2005. p.266).

”De propriedade da Vale, é, atualmente, o segundo maior porto de exportação de minério de ferro do país, atrás apenas do porto Ponta da Madeira (São Luís/MA), também de propriedade da Vale, o Porto de Tubarão destaca-se, ainda, como importante canal de escoamento de grãos, carvão e fertilizantes.”
O Porto de Tubarão está localizado em qual estado da federação brasileira?
Alternativas
Q2494159 Geografia

Analise a imagem abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: historiaequadrinhos.blogspot.com


A situação mostrada na charge acima é típica, principalmente, de países subdesenvolvidos, que muitas vezes perdem seus melhores pesquisadores e cientistas para instituições ou empresas sediadas em países economicamente mais desenvolvidos. Nos estudos da Geografia, esse tipo de migração pode ser chamado de:

Alternativas
Q2433539 Geografia

Leia o trecho e observe a imagem:


Longe do fim, o conflito ainda permanece e milhares de árabes ainda estão em campos de refugiados. A Autoridade Nacional Palestina reivindica a aprovação na ONU da autonomia do Estado Palestino.


Imagem associada para resolução da questão



fonte: https://www.todamateria.com.br/conflito-israel-palestina


O conflito representado acima permanece sem solução, devido:

Alternativas
Q2432640 Geografia

Com relação aos conflitos envolvendo a Rússia e a Ucrânia na atualidade, observe a figura e leia a reportagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Imagem aérea mostra trecho da ponte da Crimeia afundado após explosões, em 12 de outubro de 2022. — Foto: Maxar Technologies via Reuters


Após explosões, começa a reconstrução da ponte da Crimeia, símbolo da ocupação russa na Ucrânia


Única ligação por terra entre a Rússia e a Crimeia, península ucraniana anexada por Putin em 2014, ponte foi atingida por explosões há quase uma semana. Moscou culpa Kiev, que não se pronunciou. Construção é símbolo da ocupação de Putin no país vizinho. (Adaptado).


Disponível em https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/10/14/apos-explosoes-comeca-a-reconstrucao-da-ponte-da-crimeia-simbolo-da-ocupacao-russa-na-ucrania.ghtml Acesso 14/10/2022


Sobre esse assunto, julgue os itens como verdadeiros ou falsos:


I. A ponte foi inaugurada pelo próprio presidente russo, Vladimir Putin, em 2018. Em 08/10/22, um trecho dela foi atingido por uma série de explosões que Moscou atribuiu ao governo ucraniano. Com 19 quilômetros, a “Ponte da Crimeia” atravessa o estreito de Kertch, entre o mar Cáspio e o mar Báltico, e une a península de Kertch, na Crimeia, a de Taman, no sul da Rússia.

II. O Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia classificou a explosão de “ataque terrorista” e afirmou que o ataque foi executado pelos serviços ucranianos de inteligência. Em 12/10/22, o FSB anunciou a detenção de oito pessoas - cinco russos e três cidadãos ucranianos e armênios - suspeitos de participar no ataque.

III. Como represália, a Rússia bombardeou várias cidades da Ucrânia em 10/10/22 e 11/10/22. O principal ataque foi a Kiev, que vinha sendo poupada de bombardeios russos havia meses. Mísseis também atingiram infraestruturas de energia e provocaram cortes de eletricidade e de água em quase todo o país.

IV. A ponte da Crimeia é também a principal via de abastecimento das tropas russas que lutam na Ucrânia. Por isso, uma grande fila de caminhões e carros tem se formado no acesso à ponte pela Rússia, naquela semana. Imagens de satélite mostraram o engarrafamento (figura em destaque). Após as explosões, a ponte ficou interditada, mas o trânsito no local foi parcialmente restabelecido.

V. A resposta da Rússia às explosões na ponte da Crimeia surpreendeu por ter acontecido na capital ucraniana, que, apesar de ter sofrido intensos bombardeios no início da guerra, vivia em relativa calma desde o fim de abril. À época, a Rússia abandonou uma investida contra Kiev por causa da forte resistência ucraniana, impulsionada pelo recebimento de armas orientais, especificamente da China.


São verdadeiros os itens:

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: E
5: C