Questões de Concurso
Para consultec
Foram encontradas 435 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Segundo Pozzobom (2009), a acessibilidade nos meios de comunicação está em pauta em todo o mundo, sendo que em alguns países, assim como Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Estados Unidos e Uruguai, a audiodescrição já é uma realidade em cinemas, teatros, museus, programas de televisão e DVDs.
A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas cegas e/ou com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão.
Essa ação se enquadra na categoria
Segundo Lagnado (1995), a estrutura da imagem contemporânea, distinta da modernidade pela articulação entre linguagens de várias naturezas, deslocou o suporte da arte para uma escala urbana. Hoje a obra (a escultura) notadamente não somente abdica do privilégio de um único ponto de vista, como investe na tentativa de pulverizar as metáforas da visão uma reavaliação da ideia grega do conhecimento, vinculado ao olhar. Quando a Arte, em suas várias linguagens, interage com a cidade, com as ruas e com suas paisagens culturais, essa ação pode ter como objetivo
Arte é possibilidade por meio da imaginação e ficção de se vivificar a criação e experiências de outros mundos e formas de ser. O desfrute do espectador frente à obra de arte permite que
A Arte é considerada um conhecimento humano articulado no âmbito da sensibilidade, da percepção e da cognição. Por meio da Arte, subtende-se que é possível revelarem-se significados, modos de criação e comunicação sobre o mundo da natureza e da cultura (BRASIL, 2012).
Portanto a Arte como linguagem impregnada de valores culturais e estéticos
A Arte contemporânea, com toda a sua heterogeneidade, transcende os muros das galerias, museus e teatros, evidenciando cada vez mais o encontro entre arte e público. Esse acontecimento revela que a obra de arte se volta para questões sociopolíticas em projetos poéticos individuais ou coletivos, indo além do campo estético e perceptivo.
A partir dessas informações, é correto afirmar:
Com relação a esta figura, é correto afirmar:
Segundo Chauí (2006), direito à participação nas decisões de política cultural é o direito dos cidadãos de intervir na definição de diretrizes culturais e dos orçamentos públicos, a fim de garantir tanto o acesso como a produção de cultura pelos cidadãos.
Com base nessa informação, a alternativa correta é a
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no 9.394/96, no seu artigo 26, parágrafo 2º, “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica...“. Como ocorre no fragmento “a arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber”, cabe aos professores promoverem práticas pedagógicas que
Analise as afirmações a seguir e assinale V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Durkheim, no livro “Educação e Sociologia”, observa que a natureza da escola é de socialização secundária, sendo que a educação familiar é privilegiada para a inserção do indivíduo moderno no espaço público.
( ) Bourdieu e Passeron, no livro “A Reprodução: elementos para uma teoria do ensino”, expõem que a imposição de uma cultura está na base da educação e da autoridade de um ensino considerado legítimo.
( ) Athusser, em “Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado”, afirma que, no sistema capitalista, a escola é apresentada como um ambiente neutro e laico, mas que, na verdade, é um espaço onde se reproduzem as relações de produção de classe.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é
Com base nas teorias sociológicas sobre o Estado, assinale V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas
( ) Rousseau, o autor de uma teoria contratualista, afirma que o contrato social, que originou o Estado, teve caráter unânime e fundado na igualdade dos homens.
( ) Todas as comunidades e sociedades conhecidas no mundo contemporâneo se articulam com base na formação de um Estado.
( ) Segundo Durkheim, o Estado é uma instituição que surge apenas quando a vida social atinge um complexo grau de diferenciação.
( ) Para Weber, o Estado moderno é uma comunidade humana que reivindica o monopólio legítimo da violência física, dentro dos limites de um território.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é
“Nos últimos 30 anos, o modelo tradicional de família sofreu profundas alterações. Crianças acostumaram-se a ter duas casas por causa do divórcio dos pais. Mães e pais solteiros começaram a tornar-se comuns. Mulheres entraram no mercado de trabalho e passaram a sustentar suas casas. Casais homossexuais saíram do armário e adotaram filhos... Nos próximos 20 anos, segundo vários pesquisadores, a tendência é que esses novos modelos familiares se consolidem. Todos eles.” (LIMA, 2013).
Tendo por base o texto apresentado e as análises sociológicas atuais sobre a instituição Família, é correto afirmar:
Sobre a prática pedagógica, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) A educação é reconhecida como ética quando os valores utilizados no ato de educar são humanos e humanizadores, mesmo que se oponham às práticas tradicionais.
( ) A prática pedagógica formal pode servir como uma crítica às relações de classe e à reprodução de padrões de dominações existentes nas relações de raça e gênero.
( ) A socialização familiar e as ações informais não devem ser levadas em consideração nas ações pedagógicas escolares.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é
A partir das teorias sociológicas que enfocam o tema cultura e diversidade, analise as afirmações a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) As populações indígenas brasileiras foram corretamente classificadas de naturalmente primitivas pelos colonizadores devido ao seu atraso cultural.
( ) A religião não pode ser analisada sociologicamente por não ser uma relação social, e sim uma ação de fé.
( ) O simbolismo e a linguagem são as mais importantes ferramentas de ressignificação do mundo e produção de subjetividades.
( ) As culturas são códigos e convenções que medeiam as formas de viver, produzir e se relacionar, regulando e conduzindo as expectativas com base nos limites estabelecidos pela vida cotidiana.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é
Tendo como base os estudos atuais sobre instituições familiares, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) Apesar do ingresso das mulheres no mercado de trabalho, estudos constatam que as práticas tradicionais familiares ligadas à divisão de tarefas não se modificaram de forma expressiva.
( ) No Brasil, os primeiros casos de casamento entre pessoas do mesmo sexo é amparado pelo princípio de isonomia, para o qual todos são iguais perante a lei.
( ) O conceito sociológico de “família” é definido como agrupamento biológico produzido pelo acaso.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é
“Aproxima-se o dia em que será preciso limitar os direitos e poderes do automóvel, não sem dificuldade e destruição. A rua? É o lugar (topia) do encontro, sem o qual não existem outros encontros possíveis nos lugares determinados (cafés, teatros, salas diversas). (…) Nela efetua-se o movimento, a mistura, sem os quais não há vida urbana, mas separação, segregação estipulada e imobilizada.”
Henri Lefèbvre.
Partindo-se do pressuposto de que existe uma relação entre o trecho apresentado e os movimentos sociais ocorridos recentemente no Brasil, é correto afirmar:
A teoria sociológica de Durkheim revela uma preocupação do autor com as modificações que ocorriam na modernidade e que podiam ocasionar destituições nos mecanismos de integração social.
Sobre o tema integração social dos indivíduos, tratada por esse autor, pode-se afirmar:
“O poder político do Estado representativo moderno nada mais é do que um comitê para administrar os negócios comuns de toda a classe burguesa.”
(Karl Mark.e Friedrich Engels).
A afirmação que revela a ideia base da teoria de Karl Marx contida no trecho apresentado é que
No processo de desidratação a frio, na produção de café solúvel, o pó de café, depois de adicionado à água, sob agitação, é filtrado e a solução resultante é congelada e colocada em uma câmara de vácuo. Os cristais de gelo passam diretamente para a fase gasosa com uma pequena elevação da temperatura e o produto isento de água mantém as propriedades e a qualidade inalteradas do café.
Considerando-se o processo de desidratação a frio descrito no texto, é correto concluir:
O processo de aprendizagem, no ensino sobre os ácidos nas Ciências da Natureza, tem início com a abordagem da teoria da ionização e da dissociação iônica de Svant Arrehenius, ganhador do Premio Nobel de Química, em 1903. De acordo com a teoria, ácidos são compostos que, em solução aquosa, se ionizam e, ao se dissolverem em água, conduzem a corrente elétrica, de forma mais intensa, dependendo da força do ácido. Assim, em solução aquosa, os ácidos apresentam condutividade elétrica e podem mudar de cor determinadas substâncias químicas denominadas indicadoras de ácidos.
Tendo em vista essas informações sobre o ensino dos ácidos nas Ciências da Natureza, é correto levar em consideração, no processo de ensino-aprendizagem,