Questões de Concurso
Para prefeitura de campinápolis - mt
Foram encontradas 69 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Atribua “V” se a assertiva for verdadeira ou “F” se for falsa e, após, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
( ) No Brasil, a principal espécie vetora é o Aedes aegypti e sua transmissão ocorre pela picada da fêmea do mosquito vetor.
( ) O Aedes aegypti é originário da África, possui a cor escura, rajado de branco nas patas e corpo, em tamanho é um pouco menor que um pernilongo comum.
( ) No seu ciclo de vida, o Aedes apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. O mosquito adulto vive, em média, de 30 a 35 dias.
( ) Um ovo do Aedes aegypti pode sobreviver por até 450 dias (aproximadamente de 1 ano e 2 meses), mesmo que o local onde ele foi depositado fique seco. Se esse recipiente receber água novamente, o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva, posteriormente em pupa e atingir a fase adulta depois de, aproximadamente, dois ou três dias.
( ) A fêmea do Aedes aegypti costuma picar as pessoas durante o dia, para viabilizar a maturação dos ovos.
Relacione as colunas no que se refere ao período de incubação das Hepatites:
1- Hepatite A.
2- Hepatite B.
3- Hepatite C.
4- Hepatite E.
( ) O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível a um agente biológico e o início dos sinais e sintomas clínicos da doença neste hospedeiro, varia de 15 a 150 dias.
( ) O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do indivíduo suscetível ao vírus e o início dos sinais e sintomas clínicos da infecção, varia de 15 a 50 dias (média de 30 dias).
( ) O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível ao vírus e o início dos sinais e sintomas clínicos da doença neste hospedeiro, varia de 15 a 60 dias (média de 40 dias).
( ) O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível ao vírus e o início dos sinais e sintomas da doença varia de 30 a 180 dias (média de 70 dias).
Assinale a sequência correta:
Constituem atribuições do Agente de Combate às Endemias na equipe de trabalho com a população no território de saúde, exceto:
Em relação ao Aedes Aegypti, assinale a opção incorreta.
São atribuições do ACE no controle da dengue:
I. Realizar a pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índice. Realizar a eliminação de criadouros. Executar o tratamento focal e perifocal como medida complementar ao controle mecânico. Orientar a população com relação aos meios de evitar a proliferação dos vetores.
II. Utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual indicados para cada situação. Repassar ao supervisor da área os problemas de maior grau de complexidade não solucionados. Manter atualizado o cadastro de imóveis e pontos estratégicos da sua zona.
III. Registrar as informações referentes às atividades executadas nos formulários específicos. Deixar seu itinerário diário de trabalho. Encaminhar aos serviços de saúde os casos suspeitos de dengue. Realizar visita domiciliar para inspeção de depósitos.
Com relação aos criadouros vinculados ao armazenamento de água é correto afirmar:
A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoários do gênero Leishmania, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas. As atribuições dos agentes de controle de endemias são, exceto:
Marque a alternativa correta sobre doenças endêmicas:
Romper os elos da cadeia de produção das doenças é um dos objetivos das ações de vigilância à saúde.
Marque a opção que tem, como exemplo de medidas gerais, a melhora dos níveis de:
A febre amarela no Brasil apresenta uma ocorrência endêmica prioritariamente na Região Amazônica. No entanto, surtos da doença são registrados esporadicamente quando o vírus encontra um bolsão de susceptíveis. É uma doença febril aguda, não contagiosa, de curta duração que apresenta alta morbidade e letalidade. No ciclo urbano a transmissão se faz entre:
A transmissão vetorial da doença de Chagas poderá ser interrompida por:
O tratamento focal consiste na aplicação de:
Analise as afirmativas a seguir em relação à técnica de pesquisa de focos e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) No caso de uso do pesca-larva, deve-se, de início, percorrer, rapidamente, a superfície da água com o instrumento, visando surpreender as larvas e as pupas que estejam no local. Em seguida, percorre-se com o pesca-larva todo o volume de água, fazendo-se movimento em forma de um “8”, descendo até o fundo do depósito.
( ) Todos os depósitos que contenham água devem ser inspecionados, utilizando-se o funil com ou sem ajuda de fonte luminosa.
( ) Não é aconselhável o uso direto de pipetas em pratos de vasos de planta.
( ) No caso de inspeção em depósitos com muita matéria orgânica, o material coletado com o pesca-larva deve ser colocado em bacia plástica com água limpa, repetindo-se essa operação sucessivamente até que o material fique limpo e possa ser observado a olho nu, permitindo assim a captura das larvas e/ou pupas com a pipeta.
Marque a opção que contém a sequência CORRETA.
Marque a opção correta sobre as atribuições do agente de combate às endemias no trabalho de controle vetorial, uma vez que esse profissional é o responsável pela execução das atividades de combate ao vetor realizadas nos imóveis.
Assinale a série em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico:
Assinale a opção cuja palavra sublinhada não deve ser acentuada:
A última reforma ortográfica aboliu o acento gráfico da sílaba subtônica e o acento diferencial de timbre. Por isso, não há erro de acentuação na alternativa:
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:
Assinale a opção em que os vocábulos obedecem a mesma regra de acentuação gráfica.