Questões de Concurso
Foram encontradas 16 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I- tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue II- cansaço excessivo III- febre baixa geralmente à tarde IV- sudorese noturna.
Está correto o que se afirma em:
I- Os sinais e sintomas da malária manifestam-se geralmente entre 8 a 25 dias após a infecção. No entanto, os sintomas podem-se manifestar mais tarde em indivíduos que tenham tomado medicação antimalárica de prevenção. As manifestações iniciais da doença, iguais em todas as espécies de malária, são semelhantes aos sintomas da gripe, podendo ainda ser semelhantes aos de outras doenças virais e condições clínicas como a sepse ou gastroenterite. Entre os sinais incluem-se dores de cabeça, febre, calafrios, dores nas articulações, vómitos, anemia hemolítica, icterícia, hemoglobina na urina, lesões na retina e convulsões. II- O sintoma clássico da malária são ataques paroxísticos, a ocorrência cíclica de uma sensação súbita de frio intenso seguida por calafrios e posteriormente por febre e sudação. Estes sintomas ocorrem a cada dois dias em infecções por P. vivax e P. ovale e a cada três dias em infecções por P. malariae. A infecção por P. falciparum pode provocar febre recorrente a cada 36-48 horas ou febre menos aguda, mas contínua. III- Os casos mais graves de malária são geralmente provocados por P. falciparum, variante que é muitas vezes denominada "malária falciparum". Os sintomas desta variante manifestam-se entre 9 a 30 dias após a infecção. Os indivíduos com „‟‟malária cerebral‟‟‟ apresentam muitas vezes sintomas neurológicos, entre os quais postura anormal, nistagmo, paralisia do olhar conjugado (incapacidade de mover em conjunto os olhos na mesma direção), opistótono, convulsões ou coma.
Está correto o que se afirma em:
I - Identificar áreas e situações de risco individual e coletivo; II – Não encaminhar as pessoas aos serviços de saúde; III - Orientar as pessoas, de acordo com as instruções da equipe de saúde; IV - Acompanhar a situação de saúde das pessoas, para ajudá-las a conseguir bons resultados.
Dos itens acima, está correto o que se afirma em:
I - É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. II - Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. III - Pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.
Está correto o que se afirma em:
I - Os agentes etiológicos da leishmaniose visceral são protozoários. II - Na área urbana, o cão (Canis familiaris) é a principal fonte de infecção. A enzootia canina tem precedido a ocorrência de casos humanos e a infecção em cães tem sido mais prevalente do que no homem. No ambiente silvestre, os reservatórios são as raposas e os marsupiais. III - Existe vacinação para a prevenção de casos em humanos, disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.
O número de afirmativas CORRETAS corresponde a:
I. Não possui grande resistência as condições ambientais, por isso os esporos do tétano praticamente não contaminam os ferimentos de vítimas de trauma. II. A necrose tecidual, a anóxia e outros contaminantes bacterianos no ferimento fornecem um ambiente ótimo para a germinação dos esporos do tétano e a produção de toxina. III. A toxina principal, conhecida como “tetanolatina”, contribui para todos os sintomas do tétano. IV. A toxina completa liga-se aos nervos periféricos na região do ferimento, onde é transmitida aos “núcleos dos nervos cranianos”, tanto por transmissão intraespinhal, como pela liberação de toxina na circulação.
As afirmações consideradas corretas são:
I - Sarampo. II - Tuberculose. III - Escabiose. IV - Toxoplasmose. V - Tétano. VI - Hanseníase.