Questões de Concurso
Foram encontradas 633 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
BARATZ, J. O tempo histórico e sua apresentação pelas professoras do Ensino Fundamental I. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. p.26
Considerando o exposto no texto acima e a compreensão da perspectiva do ensino de história defendida no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, pode-se afirmar que
SOARES, M. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Editora Contexto, 2020.
Com base nos estudos de Soares (2020) assinale a alternativa CORRETA.
SMOLE, K.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 89.
De acordo com Smole e Diniz (2004), pode-se afirmar que
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. 2. ed. Porto Alegre, ediPUCRS, 2016. p. 12.
Considerando a perspectiva do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, o professor, no âmbito do componente curricular de Geografia, deve preconizar nos anos iniciais do Ensino Fundamental
(EF05MA02X) Ler, escrever, comparar e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
UBERABA/MG. Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. Disponível em: https://sites.google.com/edu.uberabadigital.com.br/semed-online/currículo-da-rede-municipal-de-ensino-de-uberaba?authuser=0>. Acesso em: 17 de outubro de 2023.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma sugestão de proposta didática que atenda ao exigido pela habilidade acima:
SMOLE, K.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 89.
Segundo Smole e Diniz (2001), a Resolução de Problemas:
I- Refere-se a situações que não têm soluções óbvias, demandando que o sujeito combine seus conhecimentos e determine como aplicá-los para alcançar a solução. II- Nos anos 70, apresentava uma concepção que se centrava apenas nas respostas apresentadas pelos resolvedores, desconsiderando os processos ou procedimentos utilizados por eles. III- Nos anos 90 ganha uma nova dimensão, sendo reconhecida como uma abordagem metodológica para o ensino de matemática e, como tal, se apresentou como um conjunto de estratégias para promover o ensino e a aprendizagem da matemática. IV- Rompe com a visão limitada dos problemas chamados convencionais e propõe que o resolvedor integre seus conhecimentos para buscar pela solução.
Está CORRETO o que se afirma em:
UBERABA/MG. Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. Disponível em: https://sites.google.com/edu.uberabadigital.com.br/semed-online/currículo-da-rede-municipal-de-ensino-de-uberaba?authuser=0>. Acesso em: 17 de outubro de 2023.
Com base no texto introdutório do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, assinale a opção CORRETA:
Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de: (...) V – oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino, somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos, vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
Considerando o texto legal anterior é possível concluir que:
“O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. ”
(Fonte:https://www.gov.br/inep/pt-br/9vali-de-atuacao/9valiação-eexames educacionais/saeb acesso em 19\10\2023)
Sobre o processo de avaliações externas é CORRETO afirmar:
O trabalho de levantamento do conhecimento prévio dos estudantes e de recolha de informações sobre suas experiências de vida corresponde a qual etapa do processo ensino-aprendizagem:
Ao afirmar que as diferenças entre os alunos são desconsideradas num modelo educacional uniformizador, ZABALA coloca em discussão propostas universais de avaliação. NÃO configuram propostas universais de avaliação:
( ) A relação entre ensino e aprendizagem é mecânica, baseada na transmissão do professor que ensina para um aluno que aprende. ( ) É uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade do aluno. ( ) O ensino tem a tarefa principal de assegurar a difusão e o domínio dos conhecimentos sistematizados. ( ) A aprendizagem é a assimilação ativa de conhecimentos e de operações mentais com enfoque na memorização de conteúdos.
Sobre essa concepção é CORRETO afirmar que: