Questões de Concurso
Foram encontradas 19 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Segundo dados do INCA, o número de casos novos diagnosticados de câncer de próstata no mundo é de aproximadamente 543 mil casos por ano, representando 15,3% de todos os casos incidentes de câncer em países desenvolvidos e 4,3 % dos casos em países em desenvolvimento. O câncer de próstata é o tipo de neoplasia mais prevalente em homens, com estimativa de 1,5 milhão com diagnóstico nos últimos anos. É, também, considerado o câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Acerca desse tema, pode-se afirmar que:
I- Até o momento, não são conhecidas formas específicas para a prevenção do câncer de próstata.
II- De um modo geral, observa-se que a adoção de hábitos saudáveis de vida pode evitar o aparecimento de doenças, entre elas o câncer.
III- Recomenda-se: praticar atividades físicas, no mínimo, durante trinta minutos por dia; ter uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais, leguminosas; reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal; evitar o uso abusivo do álcool; não fumar; manter o peso na medida certa.
IV- O toque retal e o PSAnão são suficientes para diagnosticar precocemente o câncer de próstata.
Está(ão) CORRETA(S) apenas:
A senhora I.M.S, de 70 anos, é atendida em Unidade Hospitalar de Urgência e Emergência com escoriações pelo corpo e ferimento cortocontuso no couro cabeludo. Relata acompanhante que a senhora sofreu agressões praticadas por um filho, conhecidamente usuário de drogas. Considerando a violência doméstica no Brasil, coloque V(Verdadeiro) e F (Falso) diante das proposições:
( ) A absoluta maioria das agressões é praticada no interior da residência.
( ) Há uma prática recorrente, facilitada pelo fato de a agressão transcorrer sem interrupções de outras pessoas e sob a legitimidade da privacidade do lar.
( ) O marido é o agressor na grande maioria dos casos.
( ) A relação conjugal, tem sido responsável pela esmagadora maioria dos agressores.
( ) Trata-se de uma questão eminentemente de gênero, para tanto há uma Lei específica para tratar dos casos.
Portanto, está CORRETA a sequência:
São consideradas doenças do trabalho, EXCETO:
A Secretaria de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde afirma que “após a identificação do Zika Vírus no país, há regiões com ocorrência de casos de dengue e chikungunya, que, por apresentarem quadro clínico semelhante, não permitem afirmar que os casos de síndrome exantemática identificados sejam relacionados exclusivamente a um único agente etiológico”. Ou seja, pode-se afirmar que:
I- Não existe tratamento específico. O tratamento dos casos sintomáticos recomendado é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor.
II- No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados.
III- É desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico e outras drogas anti-inflamatórias devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por síndrome hemorrágica como ocorre com outros flavivírus.
IV- Não há vacina contra o Zika vírus.
V- Não há, ainda, confirmação de que haja relação etiológica entre o Zika vírus e a microcefalia de RN de mães contaminadas.
Portanto, estão CORRETAS:
O diagnóstico do Infarto Agudo do Miocárdio toma como base a associação de dois ou mais dos seguintes critérios:
I- Dor torácica anginosa persistente ao repouso, podendo ser desencadeada por exercício ou estresse, com duração maior ou igual a 20 minutos, irradiada para membros superiores e pescoço, com sintomas associados (dispneia, náusea, vômitos), melhora apenas parcial aos nitratos. Está presente em 75-85% dos casos. Pode ser o primeiro episódio ou mudança no padrão de angina prévia.
II- Alteração Eletrocardiográfica: Elevação nova do segmento ST no ponto J em duas ou mais derivações contíguas (> 0,2 mV em precordiais e > 0,1 mVem periféricas). Bloqueio de ramo esquerdo (BRE) novo ou presumivelmente novo.
III- Marcadores de Necrose Miocárdica: Valores alterados de CK, CKMB atividade (disponíveis no HC), CKMB massa, troponinas ou mioglobina.
IV- A presença ou ausência de marcadores de necrose miocárdica não deve ser levada em consideração para a indicação de terapia de reperfusão, devido ao fato de que estes marcadores apresentam elevação após o período ideal para terapia de reperfusão. Servem para confirmação diagnóstica, avaliação prognóstica e controle após reperfusão coronária.
Conclui-se que:
Na relação terapeuta-paciente a psicoterapia breve deve cumprir um conjunto de objetivos a partir de uma avaliação cuidadosa do paciente. Pensando nestes objetivos analise as assertivas abaixo.
I. Oferecer um clima de tolerância com o paciente, estabelecendo vínculos que permitam a cartase de seus desejos, fantasias, temores etc.
II. Favorecer uma aprendizagem da autoavaliação com o intuito de objetivação e crítica de seus comportamentos habituais.
III. Implicar o paciente em um processo de mudança a partir de um longo processo terapêutico que permita a eliminação total dos sintomas do problema apresentado, possibilitando-lhe um novo padrão de vida.
Está(ão) correta(s):
O Movimento intitulado de Reforma Psiquiátrica se iniciou na década de 1970 de acordo com MACIEL (2012), com o objetivo de questionar a instituição asilar e prática médica visando humanizar a assistência.
A partir deste movimento, analise as assertivas abaixo
I. A Reforma Psiquiátrica visa romper com o paradigma que entende a loucura como sinônimo de incapacidade e periculosidade.
II. A Reforma Psiquiátrica busca criar novas formas de internação mais humanas para o doente mental do que práticas de segregação.
III. A Reforma Psiquiátrica busca romper com práticas que adotam e advogam medidas de tutela e de exclusão.
IV. A Reforma Psiquiátrica significou a desconstrução de um pensamento que aceita como natural o atendimento ao doente mental de forma asilar, carcerária, priorizando o isolamento.
Estão CORRETAS:
Texto 02
Feridas do esquecimento
Certa vez, tomei conhecimento de um episódio impressionante, que causou um forte impacto sobre a minha vida, especialmente no que diz respeito à importância dos relacionamentos significativos da vida e de como eles se tornam periféricos em nossos dias, sobretudo, por conta do individualismo que tem marcado a nossa geração.
Quando foi receber o prêmio Nobel da Paz, em 1979, Madre Tereza de Calcutá fez menção a uma visita que fizera a um dos mais luxuosos asilos para idosos, na América. A beleza e o luxo deixaram-na impressionada. Contudo, algo a impactou mais ainda: os velhinhos ali colocados pelos próprios filhos tinham no rosto uma profunda expressão de tristeza. Ela, intrigada, indagou a si mesma: “por que tanta tristeza e expressão de dor naquelas pessoas, apesar do conforto material que as rodeava?”
De repente, percebeu que todos eles olhavam para uma grande porta. Curiosa, perguntou à sua acompanhante: “Por que todos olham para a mesma porta? E por que não conseguem sorrir?” A responsável pela visita respondeu-lhe: “Eles olham para aquela porta porque esperam ansiosamente a visita dos filhos, e este semblante triste e distante que trazem no rosto é porque se sentem feridos. Acham que foram esquecidos por seus familiares. Infelizmente, de fato, foram esquecidos pelos seus” [...].
(FERNANDES, Estevam. In: Quando vem a brisa. Rio de Janeiro: Ed. Central, 2009, p. 75).
No enunciado “Ela, intrigada, indagou a si mesma: por que tanta tristeza e expressão de dor naquelas pessoas, apesar do conforto material que as rodeava?”, pode-se afirmar que:
I- Há um discurso indireto livre, introduzido depois dos dois pontos, tendo em vista que se expressam duas vozes: a do narrador e a do personagem.
II- O termo “as” é um artigo definido plural, pois se refere a um elemento presente na situação de enunciação.
III- O termo “intrigada” exerce a função sintática de vocativo, pois vem entre virgulas. Analise as proposições e marque a alternativa adequada.
Está(ão) correta(s) apenas: