Questões de Concurso

Foram encontradas 175 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2294712 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Analise as afirmativas a seguir:

I. A criança e o adolescente com deficiência deverão ser atendidos, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
II. Deve o vigilante, nos casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente, obrigatoriamente, comunicar ao Conselho Tutelar da respectiva localidade.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2294705 Segurança e Transporte
Analise as afirmativas a seguir:

I. Ao assumir o plantão, o vigilante nota que o alarme não está funcionando. Logo, ele deve gritar para espantar ladrões e então acionar a polícia.
II. Ao assumir o plantão, o vigilante nota que o alarme não está funcionando. Logo, ele deve comunicar imediatamente à chefia e acionar o serviço de manutenção.
III. Ao assumir o plantão, o vigilante nota que o alarme não está funcionando. Logo, ele deve redobrar a atenção e informar ao colega que chegará para rendê-lo no plantão.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2294702 Segurança e Transporte
Analise as afirmativas a seguir:

I. Para o exercício da profissão, o vigilante preencherá os seguintes requisitos obrigatórios: ser brasileiro; ter sido aprovado, em curso de formação de vigilante, ter sido aprovado em exame de saúde física, mental e psicotécnico; não ter antecedentes criminais registrados e ter servido a uma das forças armadas no período da juventude.
II. São atribuições do vigilante lotado em órgão público: preservar a integridade de patrimônios privados; realizar controle de acesso e permanência de pessoas com o objetivo de garantir a segurança do local de órgãos privados; zelar pela integridade física de pessoas do local onde cumpre seu horário de trabalho.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2294701 Segurança e Transporte
Analise as afirmativas a seguir:

I. São objetivos do sistema de segurança eletrônica: inibir a ação de criminosos, detectar e alertar a movimentação de pessoas não autorizadas a locais privados e gerar conforto e tranquilidade para o vigilante, permitindo que consiga tirar breves momentos de descanso durante seu plantão.
II. Para se realizar a segurança eletrônica de locais privados, podem se utilizar tecnologias de três grupos: controle de acesso físico que identifica a entrada e saída de indivíduos no local; circuito fechado de TV (CFTV), que capta imagens ao vivo e/ou as grava por um período limitado de tempo, e central de monitoramento, onde se recebem as imagens para análises e tomadas de decisões.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2294699 Segurança e Transporte
Analise as afirmativas a seguir:

I. No combate ao incêndio, é importante saber que combustível é toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão. Podem ser classificados em combustíveis apenas os de natureza sólida e gasosa, não existindo combustíveis em estado líquido.
II. No combate ao incêndio, é importante saber que, quanto maior a superfície exposta, mais lento será o aquecimento do material e, consequentemente, o processo de combustão.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2294698 Segurança e Transporte
Analise as afirmativas a seguir:

I. Em caso de intercorrências como incêndio, salvamento ou serviço pré-hospitalar, o vigilante deve acionar o número 192, para chamar o Corpo de Bombeiros.
II. Em caso de intercorrência como socorro a pessoas feridas em acidente, o vigilante deve acionar o número 193, para chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2294407 Direito Constitucional
Analise as afirmativas a seguir:

I. A Constituição Federal garante que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
II. São direitos sociais, garantidos pela Constituição Federal, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. 

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2294402 Legislação de Trânsito
Analise as afirmativas a seguir:

I. É certo afirmar que o Código Nacional de Trânsito define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito, fornece diretrizes para a Engenharia de Tráfego e estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para diversos usuários deste complexo sistema.
II. É certo afirmar que o Código Nacional de Trânsito considera trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
III. É certo afirmar que o Código Nacional de Trânsito considera que os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2294401 Legislação de Trânsito
Analise as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o Manual da Secretaria Nacional de Segurança Pública, direção defensiva é dirigir de uma forma que evite acidentes, mesmo diante dos erros de outros e de condições adversas.
II. De acordo com o Denatran, a direção defensiva é a capacidade de prever ocorrências no trânsito e agir em tempo de evitar o acidente em iminência.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2294399 Legislação de Trânsito
Analise as afirmativas a seguir:

I. É correto afirmar que o trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e nos acostamentos, não pode ocorrer em nenhuma hipótese.
II. É correto afirmar que os veículos precedidos de batedores terão prioridade de passagem, respeitadas as demais normas de circulação.

Marque a alternativa CORRETA:  
Alternativas
Q2294398 Legislação de Trânsito
Analise as afirmativas a seguir:

I. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros apenas em rodovias federais do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.
II. São pilares para a segurança no transporte de passageiros: a velocidade segura do veículo, as vias e corredores seguros, os veículos seguros e os usuários das vias seguros, visando eliminar acidentes com lesões fatais e reduzir acidentes com lesões graves no trânsito.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2294395 Direito Constitucional
Analise as afirmativas a seguir:

I. E acordo com a Constituição Federal, ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante, exceto se for pego em flagrante delito.
II. A Constituição Federal determina que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2294394 Direito Administrativo
Analise as afirmativas a seguir:

I. Quando do exercício de sua prestação de serviço ao público, o servidor deve utilizar a linguagem padrão da burocracia das repartições públicas, pois o uso de linguagem simples pode dar margem a problemas futuros contra o próprio servidor.
II. O agente público deve exigir o reconhecimento de firma dos documentos do usuário, mesmo que este apresente os originais, pois o servidor não tem autonomia para autenticar documentos.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2294393 Direito Administrativo
Analise as afirmativas a seguir:

I. É correto afirmar que o usuário do serviço público tem direito à participação no acompanhamento da prestação e na avaliação, na obtenção e na utilização dos serviços com liberdade de escolha entre os meios oferecidos e sem discriminação.
II. É correto afirmar que, para atender ao usuário, o órgão público deve aplicar soluções tecnológicas que complexificam os processos e procedimentos de atendimento e impeçam as condições para o compartilhamento das informações.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2294380 Português

Casa arrumada

Casa arrumada é assim: Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz. Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela. Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas… Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida… Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar. Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.

Sofá sem mancha?

Tapete sem fio puxado?

Mesa sem marca de copo?

Tá na cara que é casa sem festa.

E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança. Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto… Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.

A que está sempre pronta pros amigos, filhos…

Netos, pros vizinhos…

E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias…

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela… E reconhecer nela o seu lugar.



Disponível em: https://www.casacombossa.com.br/casaarrumada/. Acesso em: 03 de set. 2023.

Com base no texto “Casa arrumada”, analise as afirmativas a seguir:

I. Em: “Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.”, a conjunção mas introduz uma explicação decorrendo do contraste que o autor quis estabelecer.
II. Em: “E reconhecer nela o seu lugar.”, o autor se utiliza do pronome possessivo seu para estabelecer um diálogo com o leitor e convencê-lo a vivenciar uma casa com mais vida.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2294378 Português

Casa arrumada

Casa arrumada é assim: Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz. Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela. Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas… Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida… Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar. Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.

Sofá sem mancha?

Tapete sem fio puxado?

Mesa sem marca de copo?

Tá na cara que é casa sem festa.

E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança. Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto… Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.

A que está sempre pronta pros amigos, filhos…

Netos, pros vizinhos…

E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias…

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela… E reconhecer nela o seu lugar.



Disponível em: https://www.casacombossa.com.br/casaarrumada/. Acesso em: 03 de set. 2023.

Com base no texto “Casa arrumada”, analise as afirmativas a seguir:

I. Em: “Sofá sem mancha?/Tapete sem fio puxado?/Mesa sem marca de copo?/Tá na cara que é casa sem festa.”, a ausência destacada pelo autor é marcada pela repetição do adjetivo “sem”.
II. Em: “Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas…”, a sequência de verbos destacados está na forma nominal do gerúndio e transmite a ideia de movimento.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2294376 Português

Casa arrumada

Casa arrumada é assim: Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz. Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela. Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas… Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida… Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar. Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.

Sofá sem mancha?

Tapete sem fio puxado?

Mesa sem marca de copo?

Tá na cara que é casa sem festa.

E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança. Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto… Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.

A que está sempre pronta pros amigos, filhos…

Netos, pros vizinhos…

E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias…

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela… E reconhecer nela o seu lugar.



Disponível em: https://www.casacombossa.com.br/casaarrumada/. Acesso em: 03 de set. 2023.

Com base no texto “Casa arrumada”, analise as afirmativas a seguir:

I. Em: “Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.”, o termo destacado, “a gente”, é composto por um artigo definido e um substantivo que, juntos, têm valor pronominal equivalente a “nós”. 
II. Nos trechos: “Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida…” e “A que está sempre pronta pros amigos, filhos…”, “numa” e “pros” estão em uma forma contraída, cuja grafia correta é “em uma” e “para os”.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2294375 Português

A higiene na Idade Média


Os camponeses medievais há muito tempo são alvo de piadas em relação à higiene, o que remonta aos tratados clericais medievais que frequentemente os descreviam como pouco mais do que animais brutais. No entanto, era prática comum que quase todos lavassem as mãos e o rosto pela manhã. Uma lavagem precoce também era desejável porque pulgas e piolhos eram um problema comum. A cama de palha, raramente trocada, era um paraíso particular para piolhos, mesmo se algumas medidas preventivas fossem tomadas, como misturar ervas e flores como manjericão, camomila, lavanda e hortelã na palha.

Como a maioria das pessoas fazia as refeições sem facas, garfos ou colheres, também era uma convenção lavar as mãos antes e depois de comer. Às vezes se usava sabão e os cabelos eram lavados com uma solução alcalina, como a obtida pela mistura de cal e sal. Os dentes eram limpos com gravetos (principalmente avelã) e pequenos pedaços de tecido de lã. O barbear normalmente não era feito ou era feito apenas uma vez por semana, a menos que se fosse um monge, caso em que era barbeado diariamente por um irmão. Como os espelhos medievais ainda não eram muito grandes ou claros, era mais fácil para a maioria das pessoas visitar o barbeiro local quando necessário.

O camponês comum provavelmente estava mais preocupado em se livrar da sujeira do dia quando se lavava, mas para um aristocrata havia mais alguns detalhes a serem atendidos a fim de ganhar o favor da sociedade educada. Ocasiões sociais como refeições, quando alguém pode se aproximar de seus colegas, justificavam uma atenção especial à higiene e havia até regras de etiqueta produzidas como guias úteis para essas ocasiões.

É seguro dizer que a apresentação comum em filmes e livros modernos de camponeses medievais imundos que consideravam a lavagem como uma forma de tortura talvez não seja muito precisa e as pessoas de todas as classes se mantinham tão limpas quanto suas circunstâncias permitiam. No entanto, também é verdade que quando os europeus medievais, mesmo aqueles das classes mais altas, faziam contato com outras culturas, como os bizantinos ou os muçulmanos, durante as Cruzadas, os europeus frequentemente ficavam em segundo lugar no quesito higiene.


Disponível em:

https://apaixonadosporhistoria.com.br/artigo/320/ahigiene-na-idade-media. Acesso em: 03 de set. 2023. (adaptado) 

Com base no texto “A higiene na Idade Média”, analise as afirmativas a seguir:

I. No trecho: “Ocasiões sociais como refeições, quando alguém pode se aproximar de seus colegas, justificavam uma atenção especial à higiene”, os sujeitos da locução verbal e do verbo destacado são, respectivamente: refeições e ocasiões especiais.
II. No trecho: “[...] camponeses medievais imundos que consideravam a lavagem como uma forma de tortura [...]”, tem-se, respectivamente, um substantivo comum, um substantivo abstrato, um adjetivo e um verbo.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2294373 Português

A higiene na Idade Média


Os camponeses medievais há muito tempo são alvo de piadas em relação à higiene, o que remonta aos tratados clericais medievais que frequentemente os descreviam como pouco mais do que animais brutais. No entanto, era prática comum que quase todos lavassem as mãos e o rosto pela manhã. Uma lavagem precoce também era desejável porque pulgas e piolhos eram um problema comum. A cama de palha, raramente trocada, era um paraíso particular para piolhos, mesmo se algumas medidas preventivas fossem tomadas, como misturar ervas e flores como manjericão, camomila, lavanda e hortelã na palha.

Como a maioria das pessoas fazia as refeições sem facas, garfos ou colheres, também era uma convenção lavar as mãos antes e depois de comer. Às vezes se usava sabão e os cabelos eram lavados com uma solução alcalina, como a obtida pela mistura de cal e sal. Os dentes eram limpos com gravetos (principalmente avelã) e pequenos pedaços de tecido de lã. O barbear normalmente não era feito ou era feito apenas uma vez por semana, a menos que se fosse um monge, caso em que era barbeado diariamente por um irmão. Como os espelhos medievais ainda não eram muito grandes ou claros, era mais fácil para a maioria das pessoas visitar o barbeiro local quando necessário.

O camponês comum provavelmente estava mais preocupado em se livrar da sujeira do dia quando se lavava, mas para um aristocrata havia mais alguns detalhes a serem atendidos a fim de ganhar o favor da sociedade educada. Ocasiões sociais como refeições, quando alguém pode se aproximar de seus colegas, justificavam uma atenção especial à higiene e havia até regras de etiqueta produzidas como guias úteis para essas ocasiões.

É seguro dizer que a apresentação comum em filmes e livros modernos de camponeses medievais imundos que consideravam a lavagem como uma forma de tortura talvez não seja muito precisa e as pessoas de todas as classes se mantinham tão limpas quanto suas circunstâncias permitiam. No entanto, também é verdade que quando os europeus medievais, mesmo aqueles das classes mais altas, faziam contato com outras culturas, como os bizantinos ou os muçulmanos, durante as Cruzadas, os europeus frequentemente ficavam em segundo lugar no quesito higiene.


Disponível em:

https://apaixonadosporhistoria.com.br/artigo/320/ahigiene-na-idade-media. Acesso em: 03 de set. 2023. (adaptado) 

Com base no texto “A higiene na Idade Média”, analise as afirmativas a seguir:

I. No trecho: “A cama de palha, raramente trocada, era um paraíso particular para piolhos, mesmo se algumas medidas preventivas fossem tomadas [...]”, o conectivo destacado, “mesmo”, deixou de exercer uma função contrastiva devido a presença da conjunção condicional “se”.
II. Nos trechos: “como misturar ervas e flores como manjericão, camomila, lavanda e hortelã na palha.” e “Como a maioria das pessoas fazia as refeições sem facas, garfos ou colheres [...]”, a conjunção destacada, “como”, exerce a mesma função conformativa.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2294309 Odontologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os antimicrobianos são compostos que podem ser naturais ou sintéticos que são capazes de inibir o crescimento ou provocar a morte de bactérias.
II. Em concentrações altas o suficiente, agentes tipicamente classificados como bactericidas podem ser potentes o suficiente para matar grande parte das bactérias quando estão bem concentrados sendo considerados, portanto, como bacteriostáticos.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: C
5: D
6: D
7: A
8: A
9: A
10: C
11: C
12: C
13: D
14: B
15: C
16: C
17: A
18: D
19: D
20: B