Questões de Concurso

Foram encontradas 411 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2347292 Biologia
As caravelas-portuguesas são animais que pertencem à classe Hydrozoa e são do gênero Physalia,com apenas uma espécie: a Physalia physalis. Sobre as características dessa representante de Cnidaria, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2347291 Biologia
Entre as classes pertencentes ao filo Mollusca, duas delas merecem destaque pela sua importância médica, veterinária e econômica: as classes Gastropoda e Bivalvia. As principais características dos gastrópodes são:
Alternativas
Q2347290 Biologia
Os aparelhos que realizam as funções de excreção variam muito entre grupos de animais. No entanto, eles são geralmente construídos de uma complexa rede de túbulos que fornece uma grande área superficial para a troca de água e solutos, incluindo resíduos nitrogenados. Marque a alternativa correta com relação a excreção dos animais:
Alternativas
Q2347289 Biologia
Com relação ao sistema circulatório dos seres vivos, assinale a correta:
Alternativas
Q2347288 Biologia
Fermentação é um processo de oxidação incompleta de compostos orgânicos (o substrato mais comum é a glicose) em que a maior parte (cerca de 90%) da energia presente dos mesmos ainda vai estar presente nos produtos finais. Marque a alternativa correta:
Alternativas
Q2347287 Biologia
Os peroxissomos são organelas que realizam reações de oxidação, levando à produção de peróxido de hidrogênio, substância tóxica para as células. Os peroxissomos decompõem esse composto, convertendo-o em água ou utilizando-o para oxidar outros compostos através da ação da enzima:
Alternativas
Q2347286 Biologia
A alimentação dos cupins é baseada em fontes de origem vegetal, como a madeira e o papel. Porém, não possuem enzimas capazes de digerir a celulose presente na parede celular que reveste as células vegetais. Por isso, que os cupins, em seu tubo digestivo, estabelece uma relação com um ser vivo que facilita a retirada dos nutrientes das células dos vegetais. Marque o ser vivo que estabelece essa relação:
Alternativas
Q2347285 Biologia
Um recife de coral é uma estrutura rochosa, rígida, resistente à ação mecânica das ondas e correntes marinhas, e construída por organismos marinhos (animais e vegetais) portadores de esqueleto calcário.Os recifes se encontram ameaçados por fatores causados pelo homem ou por estresse natural. O drástico aumento das temperaturas e da acidez dos oceanos são grandes causadores do desequilíbrio desses ecossistemas. A elevação da temperatura ocasiona o branqueamento dos corais, sendo ele uma resposta ao estresse, levando a morte dos indivíduos. O evento de branqueamento ocorre através do processo de expulsão das:
Alternativas
Q2347284 Biologia
Da mesma forma que os predadores possuem adaptações para capturar a presa, os animais presas possuem adaptações que os ajudam a evitar que sejam capturados. Os animais também apresentam adaptações de defesa morfológicas e fisiológicas. Algumas espécies de presas ganham proteção significativa como por exemplo: uma larva da mariposa Hemeroplanes ornatos infla a cabeça e o tórax quando perturbada, assemelhando-se á cabeça de uma pequena cobra venenosa. Marque a alternativa que remete a esse processo: 
Alternativas
Q2347283 Biologia
O fígado é uma glândula metabolicamente complexa, com funções endócrinas e exócrinas. Sobre as funções do fígado, analise os seguintes itens e assinale a correta:


I. Entre as funções endócrinas, o fígado secreta hormônios como o fator de crescimento semelhante à insulina ou IGF (insulin-like growth factor), também conhecido como somatomedina, e a eritropoetina. II.  O fígado é responsável pela secreção da maioria das proteínas plasmáticas, como: a albumina. III. Como glândula exócrina, o fígado é responsável pela secreção da bile. IV. O fígado metaboliza os lipídios. V.  O fígado exporta lipídios metabolizados para outros tecidos como o cérebro na forma de corpos cetônicos, já que estes não metabolizam lipídios mas convertem os corpos cetônicos em acetil-CoA.
Alternativas
Q2347282 Biologia
Considerando-se os processos de transporte através da membrana plasmática, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q2347281 Biologia
As enzimas microbianas no solo desempenham papel importante na decomposição do material orgânico e na ciclagem de nutrientes. Marque a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2347280 Biologia
As espécies do gênero Candida são leveduras oportunistas que se tornam patogênicas a partir da baixa imunidade do hospedeiro. Processos infecciosos acontecem a partir do desequilíbrio parasita-hospedeiro, tal qual, permite que os fatores de patogenicidade das leveduras tenham adesão no indivíduo. Com relação aos fatores de virulência do gênero Candida em Candidíase, marque a(s) alternativas que estão corretas:

1) Um dos principais fatores de virulência do genêro Candida advém da morfologia das células da levedura. O blastoconídio vai influenciar na adesão da célula do hospedeiro, além deste, existe também as hifas, podendo ser pseudohifas, e estas estão intimamente relacionados à capacidade de invasão no tecido do acometido. 2) A expressão de adesinas, secreção de enzimas hidrolíticas, polimorfismo, variabilidade fenotípica e formação de biofilme são fatores que contribuem para adesão e colonização do gênero Candida. 3) A colonização das leveduras só é possível a partir da ruptura das barreiras de resistência mecânica, além de manipulação dos processos bioquímicos e físicoquímicas do hospedeiro, bem como sua tática em se desvencilhar da imunidade inata.  4) A secreção de fosfolipases, assim como lipases extras e intracelulares (enzimas hidrolíticas), vão influenciar na invasão e penetração do microrganismo na célula do hospedeiro.

Está(ão) correta(s):
Alternativas
Q2347278 Biologia
Analise as afirmativas referente ao sistema respiratório, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Brânquias, pulmões e pele são usados como órgãos de troca gasosa em anfíbios. Em geral, eles trabalham em conjunto na troca gasosa, mas a importância desses órgãos na ventilação dos anfíbios muda com a ontogenia e a espécie do animal. ( ) O sistema respiratório das aves é único entre os vertebrados atuais. As aves apresentam um pulmão rígido que possui um fluxo contínuo de ar. ( ) O sistema respiratório é importante na termorregulação, no metabolismo de apenas substâncias endógenas, e na proteção do animal contra poeiras e agentes infecciosos inalados. ( ) Os bronquíolos respiratórios constitui a transição entre a porção de condução e a porção de respiração.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q2347276 Biologia
Evidências morfológicas e moleculares sugerem que os artrópodes atuais consistem em quatro linhagens principais que divergiram no início da evolução do filo: queliceriformes, miriápodes, hexápodes e crustáceos. São representantes respectivamente dessas linhagens:
Alternativas
Q2347275 Biologia
Marque a alternativa correta:
Alternativas
Q2347273 Biologia
A diminuição da atividade da lipase, enzima encontrada em organela citoplasmática com capacidade de degradar partículas, realizar a reciclagem de componentes celulares envelhecidos e defender o organismo contra agentes externos provoca uma doença hereditária. Marque a organela citoplasmática onde é encontrada essa enzima:
Alternativas
Q2347272 Biologia
A engenharia genética apresenta grande potencial para melhorar o valor nutricional de plantas cultivadas. Cientistas desenvolveram plantas de arroz transgênicos que produzem grãos amarelos, constituído de beta caroteno, precursor da vitamina:
Alternativas
Q2347271 Biologia
As chaperonas moleculares são proteínas auxiliares representadas por uma grande variedade de proteínas que se distinguem pelo seu mecanismo de ação, comportamento e necessidade de energia para o exercício de suas variadas funções. Sobre as chaperonas moleculares ,assinale a correta: 
Alternativas
Q2347270 Biologia
Os animais do filo Porifera são considerados um dos mais simples, representados pelas esponjas, que são animais filtradores,sedentários e que não possuem tecidos verdadeiros. Analise os seguintes itens:


I.  O corpo de uma esponja consiste em duas camadas de células separadas por uma região gelatinosa chamada de mesoílo. II.   Os amebócitos podem transportar nutrientes para outras células das esponjas. III. Os coanócitos são células ciliadas que participam da circulação da água no interior do organismo e da captura dos alimentos. IV. Os ósculos são orifícios encontrados na parte inferior das esponjas, por onde sai a água que entrou nas esponjas. V.  V.A água é drenada para uma cavidade central chamada de espongiocele.


Marque a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: B
5: D
6: B
7: C
8: C
9: B
10: C
11: B
12: D
13: C
14: D
15: C
16: D
17: B
18: D
19: B
20: C