Questões de Concurso
Foram encontradas 90 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Coluna 1:
(1) RESOLUÇÃO CFN Nº 599 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2018.
(2) RESOLUÇÃO CFN Nº 600, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2018.
(3) RESOLUÇÃO CFN Nº 594 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2017.
(4) RESOLUÇÃO CFN Nº 390, DE 27 DE OUTUBRO DE 2006.
Coluna 2:
( ) Regulamenta a prescrição dietética de suplementos nutricionais pelo nutricionista e dá outras providências.
( ) Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, indica parâmetros numéricos mínimos de referência, por área de atuação, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade e dá outras providências
( ) Aprova o código de ética e de conduta do nutricionista e dá outras providências.
( ) Dispõe sobre o registro das informações clínicas e administrativas do paciente, a cargo do nutricionista, relativas à assistência nutricional, em prontuário físico (papel) ou eletrônico do paciente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
De forma geral a prevenção da toxoplasmose deve ser feita:
Paciente AJF, 36 anos, sexo masculino, internou na clínica cirúrgica de um hospital geral com diagnóstico de câncer gástrico para cirurgia eletiva, apresentando:
Estatura= 1,72 m
Peso habitual= 80kg (pesou pela última vez antes da internação há 90 dias e estava mantendo o peso), Peso atual aferido= 64 kg e Peso ideal= 65kg.
A perda ponderal nos últimos 3 meses foi de:
Em relação ao comportamento infantil no consultório odontológico, Wright (1975), propôs três categorias de atitudes que têm uma grande aplicabilidade clínica.
Não faz parte na relação de Wright:
A Sociedade Americana de Autismo, entidade que agrega pais e profissionais nos EUA desde 1965, alguns sintomas como critérios de diagnóstico de autismo.
Não podendo classificar dentro desse diagnóstico a característica de:
Sobre o Desenvolvimento Humano, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental-orgânico e ao desenvolvimento psicossocial.
II. Vários fatores indissociados e em permanente interação afetam todos os aspectos do desenvolvimento. São eles: Hereditariedade; Crescimento Orgânico; Maturação neurofisiológica; e Meio.
III. O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos: aspecto físico-motor; aspecto intelectual; aspecto psicossocial; e aspecto emocional.
IV. Vygotsky deu ênfase ao processo de internalização como mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas complexas. Esta é reconstrução interna de uma operação externa e tem como base a linguagem. O plano interno, para Vygotsky, não preexiste, mas é constituído pelo processo de internalização, fundado nas ações, nas interações sociais e na linguagem.
V. A teoria de Piaget apresenta também a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico; e, além disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de conhecimento.
Sobre as diversas teorias psicológicas, é correto afirmar.
Sobre o Psicodrama, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Podemos afirmar que o psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre a arte, a psicologia e a ciência, mantendo os benefícios de todas elas. Foi definido pelo seu criador como o método que estuda as verdades existenciais através da ação, pois em grego, etimologicamente, a palavra “drama” significa “ação”. Surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser cósmico.
( ) O psicodrama é uma das terapias de base fenomenológico-existenciais, tanto quanto outras terapias vivenciais, como é exemplo também a Gestalterapia. Estas abordagens vivenciais têm como base ajudar o cliente a experienciar a sua existência, buscando a compreensão fenomenológica do ser existente. Partem do princípio de que o homem é construtor de si próprio e do seu mundo. O psicodrama busca fazer o indivíduo alcançar uma existência autêntica, espontânea e criativa. Nas abordagens vivenciais, a técnica e a teoria são secundárias em relação à pessoa e à importância da relação terapeuta e cliente.
( ) No psicodrama, a ênfase é dada na ação dramática porque o acting out é a oportunidade de exteriorizar o que o paciente trás de suas experiências internas. O acting out é terapêutico e se dá através da psicodramatização (não é o mesmo acting out da Psicanálise, onde é considerado uma forma de resistência). Através da atuação de uma situação, dentro dos limites terapêuticos, pode-se prevenir a atuação racional na própria vida.
( ) Na visão psicodramática, o homem que não encontrou sua liberdade, subordinando-se, impotente e inerte, às forças externas que o determinam, é o homem amarrado, travado, repetitivo, não espontâneo. Por outro lado, a perda da dimensão coletiva, tanto quanto a cegueira da sua inserção cósmica, pode acarretar-lhe equivalentes prejuízos, eventualmente observáveis em um individualismo exacerbado, talvez no assim chamado espontaneísmo - a não - espontaneidade.
( ) A catarse de integração é um processo mental,
corporal, individual, coletivo. A catarse pode ser:
revolucionária (quando revoluciona
interiormente, mobilizando novos
aprofundamentos), evolutiva (quando cresce
gradualmente) e resolutiva (quando produz
conscientizações e novas atitudes). No
psicodrama, a ênfase é dada na ação dramática
porque o acting out é a oportunidade de
exteriorizar o que o paciente trás, suas
experiências internas e externas. O acting out é
terapêutico e se dá através da psicodramatização
(não é o mesmo acting out da Psicanálise, onde é
considerado uma forma de resistência). Através
da atuação de uma situação, dentro dos limites
terapêuticos, pode-se prevenir a atuação
irracional na própria vida.
( ) As alterações qualitativas do pensamento são as mais importantes em psicopatologia. Compreendem as alterações dos conceitos e do juízo.
( ) Segundo a estrutura, os delírios são classificados em simples (monotemáticos) ou complexos (pluritemáticos) e em não sistematizados ou sistematizados.
( ) A desorientação por redução do nível de consciência, também denominada desorientação torporosa ou confusa, é aquela na qual o indivíduo está desorientado por turvação da consciência. Tal turvação e o rebaixamento do nível de consciência produzem alteração da atenção, da concentração e, consequentemente, da capacidade de percepção e retenção dos estímulos ambientais. Isso impede que o indivíduo apreenda a realidade de forma clara e precisa e integre, assim, a cronologia dos fatos.
( ) No embotamento afetivo, o indivíduo, apesar de saber da importância afetiva que determinada experiência deveria ter para ele, não consegue sentir nada. O paciente torna-se hiporreativo, é um “tanto faz quanto tanto fez” para tudo na vida.
( ) O Estado Segundo designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com certa frequência nos quadros histéricos.