Questões de Concurso

Foram encontradas 1.524 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2801857 História

Um professor de história inspira-se nas observações metodológicas de Leandro Karnal a respeito do uso de obras de arte no ensino da História para tratar da cultura do Renascimento: “Não se deve estabelecer na análise artística uma leitura de ‘reflexo’ da sociedade, pois significaria negar o estatuto da própria arte. A arte não é um reflexo, mas constitui também a maneira de perceber o mundo e passa a constituir este mesmo mundo”.


Imagem associada para resolução da questão


(Piero della Francesca, Perspectiva de uma cabeça, desenho a bico de pena, in Sobre a perspectiva do pintar, 1474.)


As opções a seguir interpretam corretamente o documento iconográfico no contexto da cultura renascentista, sem reduzir a arte a um reflexo da sociedade, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q2801849 História

Na Tese 9, Walter Benjamin se refere a um quadro de Paul Klee intitulado Angelus Novus. Nele está representado um anjo que crava o seu olhar sobre algo do qual parece estar se afastando. Olhos arregalados, boca aberta e asas estiradas: para Benjamin, este é o retrato do anjo da história que, ao olhar para o passado, no lugar de ver uma cadeia de eventos, enxerga uma única catástrofe que amontoa escombros e os arremessa aos seus pés. Frente às ruínas, o anjo tem o intuito de despertar os mortos e juntar os destroços, mas do paraíso sopra uma tempestade que o atira em direção ao futuro de maneira inexorável. Para Benjamin o que chamamos de progresso é essa tempestade e a sua Tese 9 é uma alegoria que associa progresso a catástrofe.


A respeito desta associação nas Teses Sobre o Conceito de História (1940), analise as afirmativas a seguir.


I. A crítica de Benjamin à concepção progressiva e finalista da história se baseia na crítica à ideia de uma temporalidade contínua, homogênea e vazia, à qual contrapõe o conceito de “tempo do agora”, sem correspondência com a temporalidade linear das ciências naturais.

II. O sentimento de urgência presente nas Teses resulta do dilema pessoal que o autor vive em 1940 e também de seu programa historicista de, com base em instâncias metódicas, reconstituir objetivamente o patrimônio histórico e cultural do passado que a guerra e os fascismos estavam destruindo.

III. Ao “anjo da História”, incapaz de mudar o passado e eliminar a catástrofe da guerra, cabe resgatar a memória de cada “ruína” da história, vale dizer, de todas as etapas que foram necessárias para que a humanidade conquistasse a consciência do progresso como razão e liberdade.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2801691 História

Leia os fragmentos a seguir.


I. (...) Fazemos saber a todos os Nossos Subditos, que a Assemblea Geral Decretou, e Nós Queremos a Lei seguinte.

Art. 1º As embarcações brasileiras encontradas em qualquer parte, e as estrangeiras encontradas nos portos, enseadas, ancoradouros, ou mares territoriaes do Brasil, tendo a seu bordo escravos (...), ou havendo-os desembarcado, serão apprehendidas pelas Autoridades, ou pelos Navios de guerra brasileiros, e consideradas importadoras de escravos.

Aquellas que não tiverem escravos a bordo, nem os houverem proximamente desembarcado, porêm que se encontrarem com os signaes de se empregarem no trafico de escravos, serão igualmente apprehendidas, e consideradas em tentativa de importação de escravos.


Coleção das leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, v. 1, parte 1, p. 267.


II. (...) Faz saber a todos os Subditos do Imperio, que a Assembléa Geral Decretou, e Ella Sanccionou a Lei seguinte: Art. 1º Todos os escravos, que entrarem no territorio ou portos do Brazil, vindos de fóra, ficam livres. Exceptuam-se:

1º Os escravos matriculados no serviço de embarcações pertencentes a paiz, onde a escravidão é permittida, emquanto empregados no serviço das mesmas embarcações.

2º Os que fugirem do territorio, ou embarcação estrangeira, os quaes serão entregues aos senhores que os reclamarem, e reexportados para fóra do Brazil. Para os casos da excepção nº 1º, na visita da entrada se lavrará termo do numero dos escravos, com as declarações necessarias para verificar a identidade dos mesmos, e fiscalisar-se na visita da sahida se a embarcação leva aquelles, com que entrou. Os escravos, que forem achados depois da sahida da embarcação, serão apprehendidos, e retidos até serem reexportados.


(Coleção de Leis do Império do Brasil, Rio de janeiro, vol. 1 pt 1, p. 182.)


Os fragmentos I e II correspondem, respectivamente,

Alternativas
Q2784689 Pedagogia

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede regular de ensino do município de São Paulo fizeram, no ano passado, os testes da Prova Brasil.


Sobre a Prova Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A Prova Brasil, que ocorre a cada dois anos, foi idealizada para produzir informações a respeito do ensino oferecido por município e escola, com o objetivo de estabelecer ações pedagógicas e administrativas capazes de melhorar a qualidade do ensino.

( ) A Prova Brasil, a partir de 2009, é aplicada em todas as escolas, urbanas ou rurais, que tenham o número mínimo de 20 alunos nas séries avaliadas.

( ) Os resultados da Prova Brasil servem de referência para a definição de metas a serem alcançadas, gradualmente, pelas redes públicas de ensino até 2021.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2784668 Pedagogia

O professor de Matemática do Ensino Médio, durante uma reunião pedagógica, falou sobre o trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos para reforçar a autoestima e o vínculo com a escolarização.


O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática nessa escola

Alternativas
Q2766698 Biologia

Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir:


Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona. Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela. O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é.


Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir.


I. A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento.

II. A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula.

III. A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2766696 Química

Duas garrafas pet de 500 mL tiveram o fundo retirado e foram encaixadas, formando um tubo, como mostrado na figura.


Imagem associada para resolução da questão


Em uma das tampas foi colocado um algodão embebido em ácido clorídrico (HCl) e, na outra, um algodão embebido em hidróxido de amônio (NH4OH). As tampas foram atarraxadas e, em alguns segundos, os alunos foram surpreendidos com a formação de uma “nuvem” esbranquiçada, próximo ao centro da montagem.

O professor explicou que a nuvem correspondia a uma espécie de poeira de cloreto de amônio (NH4Cl).


O experimento pode ser utilizado para demonstrar uma reação de

Alternativas
Q2766695 Biologia

O professsor apresentou a tabela a seguir em que está representado o tamanho de uma população de lêvedo (Sccharomyces cerevisiae) que teve início quando uma população de 10 indivíduos foi colocada em um meio de cultura adequado.


Tempo (horas)

Número

0

10

2

30

4

70

6

175

8

350

10

515

12

600

14

640

16

656

18

660

20

662

22

658

24

661


Após analisar os dados da tabela, os alunos concluíram que, para essa população, a capacidade limite do ambiente está localizada próxima de

Alternativas
Q2766692 Biologia

Para verificar o que seus alunos sabem sobre excreção, o professor apresentou a tabela a seguir e pediu que eles identificassem os componentes do sistema urinário indicados por W, X, Y e Z, considerando uma pessoa saudável.



W

X

Y

Z

Células

-

+

-

+

Glicose

+

+

-

+

Proteínas

-

+

-

+

Ureia

+

+

+

-

Legenda: + presente – ausente


Analisando os dados fornecidos pela tabela, os alunos chegaram à conclusão correta de que

Alternativas
Q2766680 Biologia

Ao longo da história do pensamento científico, Aristóteles, Lamarck e Darwin exerceram e exercem grande influência.


A respeito desses três pensadores, são destacadas a seguir três atribuições às ações do ambiente.


I. O ambiente orienta as modificações sofridas pelos seres vivos.

II. Os seres vivos são produzidos para viver em determinados ambientes.

III. O ambiente age escolhendo as variedades que melhor sobrevivem nele.


As três citações acima estão relacionadas, respectivamente, às ideias de

Alternativas
Q2766678 Filosofia

As três questões fundamentais da filosofia são:


I. O que existe no mundo.

II. Como sabemos o que existe no mundo.

III. O que vamos fazer a respeito do que existe no mundo.


Com relação a essas três questões, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2766567 Pedagogia

Patrícia, professora de Matemática do 9º ano, informou à Coordenadora Pedagógica que, para a avaliação da aprendizagem dos seus alunos nesse bimestre, aplicaria apenas um teste ao final da etapa escolar.


A Coordenadora Pedagógica explicou à professora que esse procedimento não seria possível, pois esta metodologia avaliativa não estava adequada para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo da etapa, além de contrariar o regimento da escola e até mesmo às indicações legais.


A Coordenadora Pedagógica, a partir da legislação educacional nacional, justificou sua resposta informando que

Alternativas
Q2393720 Administração Pública
Há vários sistemas que classificam os indicadores sociais na literatura de monitoramento e avaliação de políticas públicas. O mais utilizado é a divisão dos indicadores segundo a área temática ou setor da realidade social a que se referem. Um outro sistema bastante útil é a diferenciação dos indicadores pelo processo produtivo ou gerencial da política pública, o qual abrange: 
Alternativas
Q2393719 Administração Pública
Ao longo das últimas décadas no Brasil, observa-se a progressão do modelo de governo eletrônico, com a evolução de tecnologias de informação e comunicação (TICs), transformando-se em digital.

Um marco dessa mudança na administração pública federal foi:
Alternativas
Q2393718 Ética na Administração Pública
A conduta de um servidor público deve pautar-se em regras que sustentam a ética nas funções públicas. Em linhas gerais, as regras de conduta são classificadas como:
Alternativas
Q2393717 Auditoria
A organização responsável pela publicação do Guia GOV 9130 e 9100, objetivando prover modelos e mecanismos para gestão e controle de riscos aplicáveis a área pública, é:
Alternativas
Q2393716 Auditoria
Existem, na atualidade, uma série de modelos de gestão de riscos conhecidos internacionalmente, a exemplo, o COSO-ERM, a ISO 31000 e o RMS da FERMA.

Em relação a este último modelo, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2393715 Administração Pública
A participação social, como mecanismo de visibilidade ampla de demandas sociais e de exercício democrático, traz um duplo desafio para a capacidade de intervenção estatal.

Considerando a afirmação apresentada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2393713 Administração Geral
A etapa que se segue ao uso do PDCA, após terem sido feitas mudanças em um processo administrativo de emissão e controle de documentos, tornando-as sistematizadas, é
Alternativas
Q2393712 Direito Administrativo
Assinale a alternativa que apresenta uma definição possível para agência reguladora no Brasil e um exemplo de instituição, assim qualificada na administração pública federal.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: B
5: D
6: E
7: A
8: E
9: D
10: A
11: C
12: A
13: C
14: B
15: E
16: D
17: A
18: A
19: A
20: B