Questões de Concurso
Foram encontradas 283 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Com base na relação ao quadro geral das relações sociais características da Primeira República, assinale a assertiva correta.
Assinale a assertiva que NÃO representa um dos pontos principais que ocasionaram a Guerra de Canudos.
Assinale a assertiva que representa a república conhecida como República dos coronéis.
Assinale assertiva que NÃO se refere a uma das principais determinações da Constituição de 1891.
Se tratando do Brasil República que teve início com a sua proclamação em 15 de novembro de 1889, assinale a assertiva que se refere ao período da República Populista.
A organização da educação nacional prevista na Lei Nº 9.394/1996, diz respeito sobre as responsabilidades de cada ente federativo acerca da educação. Nesse sentido, assinale a assertiva que representa corretamente uma reponsabilidade dos municípios.
No campo jurídico, existiam dois documentos para regulamentar as relações entre a Coroa Portuguesa e os donatários, que eram: Carta de Doação e Carta de Foral. Assinale a assertiva que apresenta corretamente sobre o que se tratava a Carta de Foral.
Assinale a assertiva que NÃO representa um dos principais motivos que fez com que a coroa portuguesa tivesse interesse em explorar a colônia brasileira a partir de 1530.
Assinale a assertiva que representa um dos principais motivos que fez com que a coroa portuguesa não explorasse a colônia brasileira entre os anos de 1500 e 1530.
Com base nas conclusões sobre a terra da expansão marítima Europeia pode-se afirmar que:
A chegada dos portugueses ao Brasil foi um dos maiores momentos das grandes navegações. A expedição de Pedro Álvares Cabral contava com 13 embarcações, sendo nove naus, três caravelas e uma naveta de mantimentos. Assinale a assertiva que NÃO está de acordo com a rota de expedição que Pedro Álvares Cabral realizou.
Assinale a assertiva que está de acordo com a história no que se refere aos principais imperadores romanos.
Na Grécia, quando aconteceu guerras entre as Cidades-Estados, na primeira fase da guerra houve um certo equilíbrio entre as partes, com espartanos e atenienses conseguindo algumas vitórias, após esse período, as duas cidades fizeram um acordo de paz que deveria durar 50 anos. Assinale a assertiva que representa corretamente o período desses acontecimentos.
Em Atenas durante sua democratização, o reformador Clistenes implantou uma lei conhecida como “ostracismo”. Assinale corretamente o que essa lei determinava.
De acordo com a história e estudos dos historiadores, sabe-se que Esparta foi fundada pelos dórios por volta do século IX a.C. Assinale a assertiva que representa uma peculiaridade sobre o poder em Esparta.
Os historiadores dividem a história da Grécia em 4 (quatro) períodos principais. Assinale a assertiva que NÃO representa um desses principais períodos.
Dá para dividirmos a história do Egito em três fases: o Antigo Império; Médio Império e o Novo Império. Nesse sentido, assinale a assertiva que representa um acontecimento do Médio Império.
Sabe-se que a civilização egípcia acabou surgindo por causa da necessidade de aproveitamento dos recursos hídricos. Meio ao seu surgimento, foi dado origem a dois reinos, o do Norte (Baixo Egito) e o do Sul (Alto Egito), que posteriormente se unificaram. Com base no exposto, assinale a assertiva que representa uma consequência dessa unificação dos reinos.
Sobre a formação da mesopotâmia, sabe-se que houve a participação de um povo que ficaram conhecidos na história pela organização e desenvolvimento militar, pois encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Assinale a seguir a assertiva que representa corretamente esse povo.
A mesopotâmia se formou tendo uma ligação e participação de vários povos que ocuparam a região entre o rio Tigre e Eufrates. Nesse sentido, assinale a assertiva que representa o povo que se destacou na história pela produção de um complexo sistema de controle da água dos rios, com canais de irrigação, barragens e diques.