Questões de Concurso
Foram encontradas 573 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A introdução de elementos-traço no ambiente, como consequência das atividades humanas, alcançou níveis muitas vezes alarmantes em determinadas regiões do planeta. As atividades industriais são as mais importantes fontes responsáveis pela distribuição de metais na atmosfera. Sobre a cinética e dinâmica dos metais tóxicos, assinale a opção correta.
Com relação à toxicologia dos solventes orgânicos, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), os agrotóxicos foram os principais responsáveis pelo número de óbitos em casos registrados de intoxicação humana no ano de 2007. Com relação aos inseticidas organoclorados, organofosforados e carbamatos, marque a opção verdadeira.
O uso de drogas que causam dependência é um problema social tanto nos países mais desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento, acarretando graves problemas de saúde. Com relação às drogas de abuso é correto afirmar que:
O principal mecanismo do metabolismo da cocaína envolve a hidrólise dos dois grupos éster. O principal metabólito urinário é a:
A heroína é a droga opioide mais importante no que se refere ao uso abusivo. É altamente lipossolúvel e sua biotransformação ocorre por:
O fármaco classificado como antagonista dos receptores benzodiazepínicos é o:
Todos os receptores beta-adrenérgicos estimulam:
As enzimas que estão envolvidas na síntese e na degradação da acetilcolina são, respectivamente:
Sobre a memória RAM de um computador, é correto afirmar que:
“A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFM-M) foi uma solução de engenharia e um problema de geografia. O problema da linha foi solucionado, mas transformou-se numa falha econômica. Hoje, as silenciosas locomotivas, os trilhos enferrujados, e as sepulturas de milhares de trabalhadores que morreram para construir a linha permanecem como símbolo do esforço do homem contra as forças da natureza. A ferrovia é também um testemunho dos sonhos desfeitos dos ingleses e dos empresários americanos que pensavam que a estrada de ferro poderia dar lucro.”
(COOPER, Martin – História Viva, coleção Caminhos do Trem).
Em relação à Estrada Madeira-Mamoré é correto afirmar que:
Acerca da Lei n°11.343 /06, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, assinale a alternativa correta.
No Microsoft Outlook, você pode verificar as pastas de email e visualizar seu conteúdo sem ter que abrir as mensagens, conforme ilustração a seguir. Qual o nome desse recurso?
Na ferramenta de Pesquisa Google, ao utilizar o operador “OR” conforme exemplificado na pesquisa exibida abaixo, esta retornará páginas que:
Considere uma planilha com duas mil linhas de dados mostrando vários produtos de fornecedores do mundo todo. Para exibir todos os produtos de um fornecedor específico, qual o recurso do Microsoft Office Excel para localizar de forma mais eficiente esses produtos?
Sobre a organização de um computador, qual NÃO representa um elemento da arquitetura física de um computador?
Cada vez mais as empresas investem em cursos de formação e na divulgação de práticas de segurança. Considerando como plataforma o sistema operacional Windows, qual NÃO representa uma orientação recomendada para melhorar a segurança de informações e a proteção do ambiente tecnológico de uma organização?
Em 1943, quando de sua criação, o Território Federal de Guaporé ficou dividido:
Identifique, abaixo, o acontecimento de maior relevância para a região do Vale da Madeira, no Segundo Ciclo da Borracha.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
POR POUCO
Eu estava a ponto de escrever alguma coisa sobre as pessoas que estão a ponto de tomar uma atitude definitiva e recuam – e recuei. Ia escrever sobre os que um dia, por pouco, quase, ali-ali, estiveram prestes a mudar sua vida mas não deram o passo crucial, mas não vou. Pena e comiseração para os que não deram o passo crucial.
Pena e comiseração para os que preferiram o pássaro na mão. Para os que não foram ser os legionários dos seus primeiros sonhos. Para os que hesitaram na hora de pular. Para os que pensaram duas vezes. Pena e comiseração para os que envelheceram tentando decidir o que iam ser quando crescessem. E para os que decidiram, mas na hora não foram.
Alguns passam a vida acompanhados pelo que podiam ter sido. Por fantasmas do irrealizado. Um cortejo de ressentimentos. Este aqui sou eu se tivesse decidido fazer aquele curso em Paris. Este outro sou eu se tivesse chegado um minuto antes no vestibular...
Olha que bom aspecto eu teria se tivesse aceito aquela nomeação. Veja o bigode. O corte decidido do cabelo. O olhar de quem é firme, mas justo com subalternos. A cintura ajustada. As mãos que não tremem. Elas me seguem por toda a parte, as minhas alternativas.
Você conhece muitos assim. Gente que cultiva suas oportunidades perdidas como outros guardam o próprio apêndice num vidrinho. E não perdem oportunidade de contar como foi a oportunidade perdida.
– Foi num jogo de pôquer. Tinha dois pares e não joguei. Quem ganhou tinha só um. A melhor mesa da noite. Milhões. Eu, hoje, seria outro.
– Fiz uma ponta naquele filme do Tarzã, mas cortaram a minha parte. Se tivessem me visto em Hollywood...
– Se eu tivesse dito sim...
– Se eu tivesse dito não...
– Se mamãe não tivesse interferido...
Uma vez fui fazer um teste no Fluminense. Abafei. Mas a família foi contra. Insistiu com a contabilidade. Eu, hoje, seria outro.
– Já tive a minha época de escritor, tá sabendo? Uns contos até razoáveis. Mas nunca me mexi. Hoje eles estão numa gaveta, sei lá.
– Você sabe que só não me elegi deputado, porque não quis?
– Eu, hoje, podia ser até primeiro-violino.
– Tudo porque eu não saí daqui quando devia.
Pena e comiseração para os que não saíram daqui quando deviam. Há quem diga que o passo crucial só pode ser dado uma vez e nunca mais. Tem a sua hora certa, e ela não volta. Bobagem, claro. Mas não para os que tiveram a sua hora e não aproveitaram. Os mártires do por pouco.
– Sei exatamente quando foi que eu tomei a decisão errada. Foi numa noite de Ano-Bom.
Você já ouviu a história várias vezes. Mas não pode impedi-lo de falar. O único divertimento que lhe resta é o que ele poderia ter sido. Os que não deram o passo crucial quando deviam estão condenados ao condicional. E tem a volúpia da própria frustração.
– Se eu tivesse aproveitado... Ela estava gamada. Gamadona. Filha da segunda fortuna do Brasil.
Da última vez que você ouviu a história, era a terceira fortuna do Brasil, mas tudo bem.
– Bobeei e babaus. Hoje, quando eu penso...
Você tenta ajudar
– Podia não ter dado certo. O pai dela não ia deixar. Um morto-de-fome como você...
– Morto-de-fome, porque eu não dei o passo crucial na hora que me ofereceram aquele negócio no Mato Grosso. Ia dar um dinheirão.
– Mas se você fosse para o Mato Grosso, não teria conhecido a menina na noite de Ano-Bom.
– Pois é. Agora é tarde. Sei lá.
Agora é tarde. As decisões erradas são irrecorríveis. Você o imagina cercado das suas alternativas. De um lado, casado com a, vá lá, primeira fortuna do Brasil. O último homem do Rio a usar echarpe de seda. Grisalho, mas ainda em forma com aquele tom de pele que só se consegue passando o dia na piscina do Copa, mas na sombra. Do outro lado, o próspero fazendeiro do Mato Grosso que pilota o seu próprio avião e tem rugas em torno dos olhos de tanto procurar o fim das suas terras no horizonte, ou de tanto rir dos pobres. E no meio, ele, a ponto de lhe pedir dinheiro emprestado outra vez. Triste, triste. Eu ia escrever uma boa crônica sobre tudo isso. Mas o assunto me fugiu, perdi a hora certa. Agora é tarde.
(VERÍSSIMO, L. Fernando. Ed Morte e outras histórias. Círculo do Livro.)
As três frases do trecho “Alguns passam a vida acompanhados pelo que podiam ter sido. Por fantasmas do irrealizado. Um cortejo de ressentimentos.” (3º parágrafo) poderiam ser redigidas num único período. Caso fosse feita essa opção, a redação com a pontuação adequada seria: