Questões de Concurso
Foram encontradas 217 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Ata de reunião, relatório de atividades, cronograma, plano de ação e projeto são exemplos de tipologias documentais.
A configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas é conhecida como espécie documental.
O emprego da tipologia documental é vantajoso no serviço aos usuários de arquivo, pois a identificação dos tipos documentais contém informações antecedentes e exteriores ao próprio conteúdo do documento.
A brochura é um tipo de encadernação adequada para publicações com conteúdos de vida útil mais duradoura, pois sua capa dura protege bem o miolo e permite acondicionar a publicação verticalmente.
O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos.
O guia é o instrumento de pesquisa que visa à orientação dos pesquisadores no conhecimento e na utilização do acervo do arquivo.
De acordo com a Norma Geral Internacional de Descrição ISAD(G), a informação acerca da procedência do acervo descrito é um dos elementos essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva.
As exposições de documentos devem ser evitadas nos arquivos permanentes, tendo em vista o risco que representam para o acervo.
A produção sistemática de repertórios não é uma das principais obrigações do arquivo. Sua elaboração nasce em torno de eventos ou de efemérides.
As formas de aquisição de documentos para uma unidade de informação incluem compra, permuta e doações.
A crescente produção de periódicos e informações por meio eletrônico minimiza as dificuldades materiais de aquisição de informações.
O processo de avaliação de materiais quanto ao conteúdo é o mesmo para materiais impressos e eletrônicos.
Caso seja necessário adotar o método dígito-terminal nos documentos referentes à correspondência com órgãos públicos ou com entidades da sociedade civil, deve-se atribuir um número a cada órgão público ou entidade da sociedade civil, obedecendo a ordem de entrada ou de registro, sem qualquer preocupação com a ordem alfabética.
Enquanto tramitam pelas unidades político-admininistrativas, os processos fazem parte dos arquivos ativos ou correntes do órgão ao qual pertencem.
Os arquivos correntes são constituídos de documentos com pouca frequência de uso que, pelo valor informativo que apresentam, são mantidos próximos de quem os recebe ou os produz
Na organização feita segundo a origem dos documentos, o correto é dispor as pastas alfabeticamente a partir dos nomes dos órgãos ou das empresas, não considerando, para fins de ordenação, os artigos e preposições que os constituem.
A disposição de processos por seu número é um método de classificação de documentos conhecido como duplex.
A correspondência particular não deve ser expedida pelas unidades de protocolo — central ou setorial — do órgão.
O servidor público Juarez, ao atender o cidadão Otávio, foi cortês, polido e contido, mantendo inquestionável autocontrole mesmo quando Otávio passou a comportar-se de forma agressiva e a tentar humilhá-lo. Juarez não reagiu aos ataques de Otávio nem o impediu de depredar o patrimônio da sua repartição. Nessa situação, Juarez agiu adequadamente em face do comportamento de Otávio.
Nos documentos oficiais que seguem o padrão ofício, o endereçamento deve constar no final da página, à esquerda, se o documento contiver apenas uma página, como é o caso do texto apresentado (l.14-17); se contiver mais de uma, deve constar na última página.