Questões de Concurso
Foram encontradas 1.195 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Sobre a propriedade da matéria, considere as afirmativas abaixo.
I - matéria é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço;
II - o volume de uma porção de matéria expressa o quanto de espaço é ocupado por ela;
III - mudanças de estado físico não provocam mudanças na densidade de uma substância;
IV - a densidade de um objeto ou de uma amostra de certo material ou substância é o resultado da divisão do número de mols pelo seu volume;
V - uma mistura em que a textura desigual dos materiais pode ser detectada é denominada mistura homogênea.
As alternativas corretas são:
A produção de sabão é realizada pela reação saponificação, consistindo em uma reação de óleo ou gorduras com uma base muito forte.
Fonte da imagem: https://alunosonline.uol.com.br
O que explica as características limpantes do sabão?
Um determinado sal X possui solubilidade conforme o gráfico abaixo.
Uma solução saturada de 340g à 50°C foi resfriada até 10°C. Quanto em gramas de soluto precipitará?
Em“Alguma dúvida acerca do trabalho em grupo sobre o sistema respiratório?”, assinale a alternativa que classifica o processo formador da estrutura destacada:
Texto 1 - Evasão escolar
Uma pesquisa recente do Banco Mundial revelou que 52% dos jovens brasileiros entre 19 a 25 anos largaram os estudos, não se dedicam minimamente à escola ou estão com a formação atrasada. O dado é alarmante.
A mesma pesquisa ainda nos revela outras informações, como o fato de que, atualmente, 43% da população no Brasil acima dos 25 anos não completaram o Ensino Médio.
Contrariando o senso comum de que a maior causa da evasão escolar é os jovens deixarem as salas de aula para trabalharem, o abandono da escola começa com faltas esporádicas, devido à falta de interesse do aluno. Mesmo entre a juventude que continua nas salas de aula – contando adolescentes e jovens acima dos 18 anos -, constata-se que 62% não estudam no ano adequado a sua idade.
A partir dos dados acima, é necessário fazer um levantamento das principais causas da evasão escolar a fim de entender a raiz desse problema, portanto destacam-se:
Distância - principalmente entre os alunos da educação infantil e do começo do ensino fundamental, a distância entre a residência e a escola pode ser um fator determinante para a ausência do aluno das salas de aula. A oferta de transporte escolar por parte de órgãos públicos poderia ser uma solução viável para esse problema.
- Desinteresse - mais presente entre alunos do final do ensino fundamental ou do ensino médio, o desinteresse é a principal causa da evasão escolar. Criticado por educadores, o atual sistema de ensino é considerado ultrapassado. Profissionais do ramo acreditam que o tradicional “aluno em carteiras enfileiradas e um professor na frente da sala” não funciona mais como outrora, sendo cada vez mais necessária uma mudança.
- Situação econômica desfavorável - relacionada às duas causas citadas, faz-se necessário mais um contribuinte para pagar as contas de casa – acarretando, então, no abandono da escola pelo jovem e a consequente inserção precoce no mercado de trabalho.
Essa causa é uma das mais comuns para a evasão escolar. Não conseguindo conciliar os estudos com as atividades laborais, o jovem prefere trabalhar com o que der desde cedo para conseguir sua autonomia financeira – mesmo que com um baixo salário.
A não conclusão dos estudos, no entanto, faz com que esse jovem seja classificado com uma baixa qualificação perante outros concorrentes formados.
(Fonte: texto adaptado de https://escolaweb.com.br/artigos/conheca-as-principais-causas-da-evasao-escolar/, acesso em fevereiro de 2020.)
Assinale a alternativa que expresse o valor semântico da conjunção destacada em: “A não conclusão dos estudos, no entanto, faz com que esse jovem seja classificado com uma baixa qualificação perante outros concorrentes formados.”
Disponível em: Aminoácidos: o que são, classificação, função, proteínas (uol.com.br). Acesso: 07/04/2023.
Observe a estrutura, a seguir:

Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta funções químicas orgânicas.
HCl + Al(OH)3 → X + Y Ácido Hidróxido de Clorídrico Alumínio
Assinale a alternativa correta quanto aos produtos X e Y.
Disponível em: Combustíveis Fósseis - Toda Matéria (todamateria.com.br). Adaptado. Acesso: 06/04/2023.
Assinale a alternativa que apresenta somente combustíveis renováveis, que podem ser utilizados para a produção de energia, minimizando as emissões promovidas pela sua queima.

Observe a imagem a seguir:
Assinale a alternativa correta quanto ao gás gerado a partir do lixo, que pode ser usado para a produção de eletricidade.
1ª. Etapa: S + O2 → SO2 2ª. Etapa: SO2 + O2 → SO3 3ª. Etapa: SO3 + H2O → H2SO4
Ao fazermos o balanceamento para as 2ª e 3ª etapas, utilizando somente os menores coeficientes inteiros, assinale a alternativa correta.
Disponível em: Chuva ácida: como ocorre, causas e consequências - Toda Matéria (todamateria.com.br). Adaptado. (Acesso: 06/04/2023).
Com relação às chuvas ácidas é correto afirmar que:
(Adaptado. Disponível em: A QUÍMICA ORGÂNICA E O MEIO AMBIENTE NO ENSINO MÉDIO: REAÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO COM ÓLEOS RESIDUAIS | Além dos Muros da Universidade (ufop.br). Acesso: 20/03/2023.
Neste contexto, assinale a alternativa que não está de acordo com os objetivos gerais do Ensino de Química na Educação Básica.
Adaptado. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/atomo.htm#:~:text=O%2 0%C3%A1tomo%20%C3%A9%20a%20unidade,explicar%20o%20f uncionamento%20da%20mat%C3%A9ria. Acesso: 06/04/2023.
Observe o quadro abaixo:
1. Modelo do Pudim de Passas ( ) Partícula alfa (radioatividade) 2. Modelo da Bola de Bilhar ( ) Eletrólise (eletricidade) 3. Modelo Planetário (Sistema Solar) ( ) Massas (Leis Ponderais)
Neste contexto, marque a sequência correta entre o Modelo Atômico e os experimentos/ temas científicos realizados.
Adaptado. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-quee/quimica/o-que-e-atomo.htm. Acesso: 06/04/2023.
Com relação aos modelos atômicos, assinale a alternativa correta.
I. A identificação de alunos que necessitam de apoio e orientação imediata para o desenvolvimento de novas aptidões, desafia organizar novas experiências educacionais, e o ensino colaborativo vem como uma proposta inovadora que fornece esse apoio ao professor da sala regular por meio de um trabalho em conjunto.
II. O ensino colaborativo foca nas possibilidades dos alunos pensando no todo, buscam ações que favoreçam a diversidade da turma, a partir do reconhecimento de suas características flexibilizam as atividades para o engajamento de toda turma.
III. Pensar em colaboração em um contexto amplo é ver no outro um apoio para o desenvolvimento de caminhos que favoreçam as aprendizagens e tornem o processo educacional o mais prazeroso possível.
IV. Compartilhar informações entre os dois professores sem julgamento, compreendendo que o objetivo é complementar os saberes para construção do projeto de colaboração, essa relação de trocas possibilita o enriquecimento de estratégias e a aplicação de forma adequada a turma.
Estão corretas as afirmativas:
Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
( ) Dispositivos de acessibilidade dizem respeito ao reconhecimento de que o problema está nas barreiras dentro do ambiente, que não é adequado para todas as pessoas. Podemos eliminar obstáculos físicos utilizando rampas de acesso, sinalizações sonoras, piso tátil.
( ) O desenvolvimento de livros em multiformatos acessíveis, como realizado pelo projeto MULTI, do Núcleo de Estudos Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE). Com a intencionalidade de que esse livro possa ser acessado por um maior número possível de crianças, empregam-se recursos de braile, figuras táteis, audiolivros, libras, símbolos pictográficos de comunicação, letra aumentada e linguagem simples. Esses livros chegam a algumas escolas e se encontram disponibilizados de forma online.
( ) A formação continuada também tem papel fundamental, pois a educação necessita de um processo constante de aperfeiçoamento dos saberes e das práticas pedagógicas. Muitos dispositivos de acessibilidade, como softwares e recursos tecnológicos, por exemplo, vão depender dessa formação. Para empregar recursos como as tecnologias assistivas, o professor precisa conhecê-los, e isso passa pelo incentivo em fazer formações e planejamentos coletivos.
( ) São necessárias políticas públicas, recursos, gestores comprometidos com os processos de inclusão que olhem-para a escola e permitam à escola o olhar-para os alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.