Questões de Concurso
Foram encontradas 513 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Para o diagnóstico de Chlamydia trachomatis, a lâmina deve ser confeccionada
Assinale a opção que indica o meio de cultura mais indicado para isolamento de fungos.
A gota espessa é utilizada para o diagnóstico parasitológico da malária. Para a confecção da lâmina, é condição essencial que
Na relação dos parasitas com os hospedeiros, é correto afirmar que
A amostra de aspirado de seios nasais para o diagnóstico de sinusite, para ser remetida para outro laboratório, deve estar
Assinale a opção que apresenta alguns parasitas que podem ser diagnosticados no sangue periférico.
Relacione as características biológicas com a espécie do helminto.
1. Wuchereria bancrofti
2. Taenia saginata
3. Strongyloides stercoralis
4. Schistosoma mansoni
5. Enterobius vermicularis
( ) larva rabditoide, fêmea partenogenética, macho de vida livre
( ) miracídeo, esporocisto, cercária
( ) microfilária, larva L3, adultos
( ) escólex, cisticerco, adulto hermafrodita
( ) ovo larvado, ovo em forma de D, fêmea migratória
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
As bactérias Gram‐positivas apresentam coloração violeta devido à
A área para cocção de alimentos deve
Assinale a opção que indica as principais enzimas que digerem lipídeos e são secretadas pelo pâncreas.
Assinale a opção que indica o alimento que é uma boa fonte de vitamina A.
A respeito da seleção de medicamentos, assinale a opção que indica o critério incorreto.
Assinale a opção que indica o excipiente utilizado como lubrificante na preparação de cápsulas gelatinosas duras.
Quanto deve ser diluído de uma solução 1.2 molar de hidróxido de sódio, para se obter um litro de uma solução 0.3 molar?
Para preparar uma solução a 10 PPM de cloreto de sódio em água destilada deve‐se dissolver
Assinale a opção que indica o excipiente principal utilizado na fabricação de xarope simples.
Homem de 60 anos, portador de hipertensão arterial e fibrilação atrial crônica, em uso irregular de varfarina, despertou disártrico e com paresia no dimídio esquerdo. Ao ser imediatamente atendido no setor de emergência, realizou tomografia computadorizada de crânio, que não mostrou alterações. Como apresentava alteração do nível de consciência (escala de Glasgow: 11/15), foi internado.
Após 48 horas, persistia o déficit motor, e o exame de imagem foi repetido, tendo sido observada
Em um paciente de 26 anos, sexo masculino, com quadro de febre alta, dor e aumento de volume do joelho direito foi realizada uma artrocentese diagnóstica, que forneceu o seguinte resultado: aspecto turvo, contagem leucocitária de 100.000 células/mm³ (85% de polimorfonucleares), glicose de 40 mg/dL (glicemia do paciente = 105 mg/dL) e ausência de cristais ao exame da luz polarizada.
Esses achados são compatíveis com
Assinale a opção que apresenta o teste laboratorial mais convincente para estimar as reservas de ferro em um paciente com anemia microcítica e hipocrômica.
Paciente de 66 anos, sexo feminino, submeteu‐se a uma histerectomia total abdominal para tratamento de câncer do endométrio. No terceiro dia de pós‐operatório, tornou‐se subitamente dispneica e desenvolveu cianose; neste momento mantinha pressão arterial de 120/85 mmHg e a gasometria arterial apresentou: pH = 7,46, PaO2 = 45 mmHg; PaCO2 = 22 mmHg; Sat. O2 = 62%; HCO3 = 22 mM/L.
Na suspeita de um tromboembolismo pulmonar, a conduta mais adequada é