Questões de Concurso
Foram encontradas 136 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
“Ainda Estou Aqui”: Fernanda Torres é premiada pelo Critics Choice Award
Atriz será homenageada durante evento em Hollywood, no dia 22.
A atriz e escritora brasileira Fernanda Torres será homenageada pelo Critics Choice Awards na categoria Atriz – filme internacional por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”. A honraria faz parte da 4ª edição do Celebration of Latino Cinema and Television, que ocorrerá no dia 22 de outubro, no Egyptian Theatre, em Hollywood, nos Estados Unidos. “O evento homenageia performances e trabalhos de destaque, tanto na tela quanto fora dela, da indústria do entretenimento latino”, informa o Critics Choice Awards, em seu perfil no Instagram. Nas redes sociais, a atriz comemorou o anúncio e disse que a iniciativa proposta pela associação de críticos representa “uma das principais premiações do mundo do cinema”. Dirigido por Walter Salles, “Ainda Estou Aqui” é estrelado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello e baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva. No filme, a personagem Eunice Paiva – interpretada por Fernanda Torres – é mãe de cinco filhos e se vê obrigada a se reinventar depois que a família sofre um ato violento e arbitrário por parte do governo durante a ditadura militar. O filme foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema após decisão unânime da comissão de seleção. Ainda Estou Aqui recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e foi exibido nos festivais de Toronto e de San Sebastián.
(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br. Acesso em: outubro de 2024.)
Texto para responder a questão.
Há algo de paradoxal na situação atual das mulheres. Nunca foi tão intensa a mobilização por equidade com os homens, pelo direito de decidir o que fazer com o próprio corpo e contra a violência de gênero. Ao mesmo tempo, poucas vezes na história elas estiveram tão exaustas pelo acúmulo de funções como mães, parceiras e profissionais e tão pressionadas por uma cultura que exalta a perfeição. Embora as bandeiras estejam aí e um movimento real de mudança ganhe força, ainda permanece uma distância imensa separando o gênero feminino de uma realidade menos pesada e punitiva.
Depois de entrevistarem mais de 65.000 pessoas de 423 empresas nos Estados Unidos e Canadá, os pesquisadores concluíram que 42% das mulheres sofrem com sintomas da síndrome de burnout. Entre os homens a taxa foi de 35%. Em 2020 e 2019, os índices eram de 32% e 28%, respectivamente. A síndrome de burnout é uma doença dos nossos tempos. Primeiramente observada pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger, em 1974, foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como síndrome em 2019. Caracteriza-se pelo cansaço extremo e esgotamento físico e mental resultantes de situações desgastantes ligadas ao trabalho ou relacionadas a altas cargas de stress. Entre os sintomas estão os sentimentos de fracasso e insegurança, insônia, mudanças no apetite e dores de cabeça frequentes. No levantamento realizado pelas consultorias, nada menos do que 50% das mulheres que ocupavam cargos de gerência manifestaram sintomas de forma persistente. Quanto mais elevada a posição na carreira profissional, maiores as responsabilidades, as cobranças e, em milhares de casos, os problemas domésticos.
(Sabrina Brito, VEJA, outubro de 2021. Edição nº 2759. Fragmento.)
(Disponível em: https://www.penso.com.br/webmail/. Acesso em: agosto de 2024.)
Sobre a forma convencional de acessar e-mails em ambientes corporativos através de programas instalados, marque V para os softwares que atendem a tal finalidade e F para os que não atendem.
( ) LibreOffice Base. ( ) Microsoft Outlook. ( ) Microsoft Publisher. ( ) Mozilla Thunderbird.
A sequência está correta em
I. Pastas (ou diretórios) são usadas para organizar arquivos de forma hierárquica.
II. O nome de um arquivo geralmente consiste em duas partes: o nome principal e a extensão.
III. A extensão de um arquivo (como .txt, .doc, .jpg) indica o tipo de conteúdo do arquivo.
IV.É possível ter dois arquivos com o mesmo nome na mesma pasta.
Está correto o que se afirma em
I. Princípio da unicidade: fixa a identidade do documento em relação ao seu produtor, devendo ser organizado de acordo com a competência e as atividades exclusivas da instituição ou pessoa legitimamente responsável por sua criação.
II. Princípio da organicidade: refere-se à qualidade dos arquivos de refletirem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora ou acumuladora, evidenciando suas relações internas e externas.
III. Princípio da veracidade: refere-se ao conteúdo de um documento, assegurando que ele não sofreu alterações, corrompimentos ou adulterações, preservando sua integridade e autenticidade.
IV. Princípio do inter-relacionamento: possibilita a compreensão do contexto do documento em relação ao seu fundo, proporcionando uma visão mais ampla de seu papel e relevância dentro do conjunto documental.
V. Princípio da territorialidade: estabelece que o documento deve ser mantido o mais próximo possível de seu local de produção, exceto nos casos de documentos gerados por operações militares ou representações diplomáticas.
Está correto o que se afirma apenas em