Questões de Concurso
Foram encontradas 27.872 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A gestão participativa é um dos componentes que solidificam a comunidade socioeducativa, que é composta pelos profissionais e adolescentes das unidades e(ou) programas de atendimento socioeducativo, pelos seus familiares, pela equipe psicossocial do tribunal de justiça do estado de referência e pelos representantes do respectivo conselho estadual de justiça e segurança pública.
Considere que Luke tenha terminado a graduação em serviço social no ano de 1999, se mudado para o exterior no ano 2000 e retornado ao Brasil em 2024, sem experiência profissional. Considere, ainda, que ele tenha contado aos amigos que não conhecia a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, mas que, por indicação de um familiar, tenha assumido em uma empresa a responsabilidade pela avaliação biopsicossocial da deficiência de 10 novos empregados. Nessa situação hipotética, a conduta de Luke está de acordo com o previsto no Código de Ética Profissional do Assistente Social, que expressamente a autoriza.
Constitui direito do assistente social realizar pedido de desagravo público em decorrência de ofensa a sua honra profissional ou pessoal.
No que concerne ao acesso a informações e documentos no âmbito do Conselho Federal de Serviço Social, são suscetíveis de classificação nos graus de sigilo as informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possa trazer ônus aos planos estratégicos das Forças Armadas e pôr em risco a segurança da população.
Configura quebra de sigilo o fornecimento, por Conselho Regional de Serviço Social, de certidão disciplinar de assistente social denunciado, exceto se tal expedição tenha sido solicitada pela autoridade judicial.
A educação física é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática passível de dispensa apenas para o aluno que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a oito horas ou tenha mais de trinta anos de idade.
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, deve organizar e manter o registro profissional dos assistentes sociais e o cadastro das instituições e obras sociais públicas e privadas.
As ações e os serviços de saúde fazem parte de uma rede hierarquizada, com direção única da gestão federal e regionalização de atividades assistenciais e preventivas.
Conforme preconizado pelos princípios éticos que direcionam a profissão de serviço social, a perícia social realizada por um assistente social deve ter a finalidade de avaliar e julgar a situação de um indivíduo ou grupo a fim de fornecer provas para uma decisão judicial.
No âmbito dos processos socioassistenciais, as ações socioeducativas se estruturam a partir de dois pilares: a socialização das informações e o processo reflexivo desenvolvido na trajetória da relação estabelecida entre os profissionais e os usuários.
O doutrinarismo e o conservadorismo foram importantes teorias sociais que contribuíram para a fundamentação teórica e do exercício do profissional de serviço social, especialmente na década de 70 do século XX.
Em sua gênese, o processo de constituição das matrizes do conhecimento e da ação do serviço social brasileiro caracterizou-se pela relação entre a profissão e o ideário católico pautado pela teologia da libertação.
A teoria social de Karl Marx compreende o ser social a partir de mediações, visto que a sua natureza relacional é percebida em sua imediaticidade ou totalidade.
A vertente marxista reporta a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes.
A vertente modernizadora incorpora abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas, direcionadas a uma modernização conservadora e à melhoria do sistema por meio da mediação do desenvolvimento social.
É uma competência não privativa do assistente social coordenar, executar e supervisionar estudos na área de serviço social.