Questões de Concurso

Foram encontradas 2.652 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3080462 Psiquiatria
Paciente em uso de sertralina 200 mg/dia, devido a quadro de transtorno depressivo maior, apresenta resposta parcial ao tratamento. A conduta mais adequada para remissão dos sintomas é potencializar
Alternativas
Q3077760 Psiquiatria
De acordo com Kaplan & Sadock, 11ª edição, sobre os aspectos clínicos e terapêuticos da acatisia, é INCORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3065572 Psiquiatria
Qual a afirmativa CORRETA em relação às vias dopaminérgicas na esquizofrenia e a atuação dos antipsicóticos? 
Alternativas
Q3065564 Psiquiatria
Um paciente masculino de 25 anos vai à primeira consulta com um Psiquiatra relatando uma série de sintomas, nos últimos meses. A partir desses sintomas, com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5.ª edição (DSM-5), o psiquiatra firmou o diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior. Qual das seguintes alternativas apresenta sintomas relacionados a critérios diagnósticos desse transtorno, segundo o DSM-5?
Alternativas
Q3036527 Psiquiatria
Em relação à doença de Alzheimer assinale a resposta CORRETA
Alternativas
Q3014144 Psiquiatria
Em relação ao estudo da psicopatologia da sensopercepção, analisar os itens.

I. As alucinações visuais podem ocorrer tanto em estados normais e fisiológicos como em estados de adormecimento (alucinações hipnagógicas) ou na fase de despertar do sono (alucinações hipnopômpicas).
II. As alucinações na Demência de Corpos de Lewy tendem a ocorrer no fim do dia.
III. As alucinações da Síndrome de Charles Bonnet estão associadas a graus variáveis de déficit visual.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q2918007 Medicina

Considere as afirmativas abaixo.

I. O Jogo Patológico consiste de freqüentes e repetidos episódios de jogo, os quais dominam a vida do indivíduo em detrimento de valores e compromissos sociais, ocupacionais e materiais. Também chamado de Jogo Compulsivo, está classificado juntamente com o Transtorno Obsessivo compulsivo nos Transtornos Neuróticos, Estresse e Somatoformes.

II. O Transvestismo de Duplo Papel se caracteriza pelo uso de roupas do sexo oposto durante parte da existência para desfrutar a experiência temporária de ser membro do sexo oposto, é acompanhado de excitação sexual e desejo subliminar de mudança de sexo. Está classificado nos Transtornos de identidade sexual.

III. A Neurastenia se caracteriza por uma fadiga aumentada após um esforço mental, freqüentemente associada a alguma redução no desempenho ocupacional ou eficiência de adaptação em tarefas diárias. A fatigabilidade mental é descrita como uma intrusão desagradável de associações ou lembranças distrativas, dificuldade de concentração e pensamentos geralmente ineficientes. Está classificada dentro Transtornos Neuróticos, Estresse e Somatoformes.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Q2918003 Medicina

Assinale a afirmativa correta com relação aos Transtornos Neuróticos, Estresse e Somatoformes da CID10.

Alternativas
Q2873994 Psiquiatria
Paciente masculino, 22 anos, com diagnóstico de esquizofrenia desde os 15 anos, em uso de risperidona 6mg/dia, veio para avaliação rotineira no CAPS. Durante entrevista, além do esvaziamento de rotina e da distância afetiva, você percebe que, ao responder algo, ele repete a palavra que acabou de falarde forma mecânica e que não acrescenta sentido prático para a resposta como um todo. A esta alteração psicopatológica dá-se o nome de:
Alternativas
Q2873991 Psiquiatria
A marcha é parte importante da avaliação da psicomotricidade de um paciente, que, por sua vez, compõe o arsenal do que chamamos de exame do estado mental. Ao avaliar um paciente que se apresenta da seguinte forma: anda com base aumentada para melhorar sua sustentação e permanecer de pé, além de se mostrar vacilante e, quando solicitado, não conseguir manter a marcha em linha reta, cambaleando e apresentando desvios, como se estivesse embriagado, você logo raciocina que ele pode ter uma lesão/alteração em:
Alternativas
Q2873988 Psiquiatria
Apesar de mais raro que em muitos países desenvolvidos, a intoxicação por opioides tem se transformado em ocorrência comum nas emergências do país. Sobre o manejo da forma GRAVE desta intoxicação, a medicação comumente usada para tratar complicações é:
Alternativas
Q2873987 Psiquiatria
Sobre a intoxicação aguda por lítio, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2024 - UFMT - Médico/Área: Psiquiatra |
Q2611982 Psiquiatria
A Sra. Eva, 76 anos, viúva, professora aposentada, previamente hígida, é internada em UTI devido a quadro de sepse. Durante a internação, apresenta quadro de confusão mental e agitação, com piora do comportamento ao entardecer. Sobre o quadro apresentado, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Trata-se de quadro de delirium secundário ao quadro de sepse.
( ) A contenção mecânica com faixas deve ser usada continuamente para minimizar o risco de queda da paciente.
( ) Abordagem do ambiente e manutenção de acompanhante colaboram na prevenção do quadro.
( ) Anticolinesterásicos, como rivastigmina, demonstram eficácia na prevenção do delirium.
Marque a sequência correta.
Alternativas
Q2602696 Psiquiatria
A avaliação neuropsicológica na epilepsia é um método consagrado de auxílio ao diagnóstico localizatório e é mandatória na avaliação
Alternativas
Q2602621 Psiquiatria
Leia o caso a seguir.
Estudante de medicina, quarto ano, homem, 29 anos, chega ao serviço de perícia da universidade, pois estava na iminência de perder o vínculo com a faculdade por inúmeras reprovações, já que estava, há mais de 10 anos, no curso. Chega ao Serviço de psiquiatria sem familiar, alegando que sempre teve depressão e que as pessoas não entendiam isso. Relata que começou a se cortar há anos, com várias tentativas de suicídio. Relata que desmaia e que tem convulsões, por isso falta muito às aulas. No exame psíquico, o estudante não apresenta alteração do humor congruente com suas queixas. As lesões que mostram são recentes e superficiais. Não há sinais de lesões antigas. Foi solicitado EEG, que se mostrou normal. Avaliação Neuropsicológica sem alterações cognitivas.
Elaborado pelo(a) autor(a).

O diagnóstico compatível com o quadro é:
Alternativas
Q2574359 Psiquiatria

Julgue o item que se segue.


Em casos clínicos que envolvam ansiedade (atente à não presença de sintomas psicóticos) e a necessidade de consumir fármacos, o médico psiquiatra deverá atentar a qual ansiolítico irá prescrever para cada paciente a depender de cada caso. Sendo assim, podemos afirmar que os seguintes fármacos são considerados alguns dos ansiolíticos disponíveis: Levomepromazina, Quetiapina e Asenapina.

Alternativas
Q2560553 Psiquiatria
O profissional assumiu a enfermaria da ala psiquiátrica de sua cidade e está com um paciente com quadro de esquizofrenia que já fez uso de haloperidol em dose plena por 8 semanas, não teve esbatimento dos sintomas. O profissional trocou por olanzapina por mais 8 semanas em dose plena e, ainda assim, o paciente não apresentou esbatimento dos sintomas, mantendo quadro delirante grave. Sendo assim, qual das opções abaixo seria a mais adequada para o paciente?
Alternativas
Q2560552 Psiquiatria
O profissional está no seu primeiro dia de trabalho no ambulatório de psiquiatria e atende a uma paciente de 28 anos, com quadro de transtorno de humor bipolar e que está em uso de olanzapina 20mg/noite, apresentando IMC de 35. Assim, assinalar a alternativa CORRETA a respeito do caso clínico citado:
Alternativas
Q2560551 Psiquiatria
Em relação ao transtorno dissociativo de identidade, analisar os itens abaixo:

I. Uma experiência de possessão pode ser uma característica definidora do transtorno.

II. Em geral, os indivíduos com esse transtorno experienciam a si mesmos como estados múltiplos, sobrepostos e interferentes simultaneamente entre si.

III. Entre os critérios diagnósticos, salienta-se que a perturbação pode ser parte normal de uma prática religiosa ou cultural amplamente aceita.


Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2560550 Psiquiatria
Ao atender o paciente N., um homem de 18 anos, o profissional anota em seu prontuário que ele vem com quadro de delírios de grandeza e alucinações auditivas há cerca de 1 ano, bem como apatia, anedonia e embotamento cognitivo. Assim, assinalar a alternativa CORRETA a respeito do caso clínico acima:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: E
5: B
6: D
7: C
8: E
9: C
10: A
11: B
12: C
13: B
14: C
15: B
16: E
17: C
18: C
19: A
20: D