Questões de Concurso
Comentadas para funsaúde - ce
Foram encontradas 1.852 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Em relação ao tratamento farmacológico e cirúrgico da Obesidade e da Síndrome Metabólica, assinale a afirmativa correta.
Nos pacientes hepatopatas, em especial na Doença Hepática Alcoólica (DHA), a Terapia Nutrológica baseia-se na compreensão da fisiopatologia do sistema digestório e de suas glândulas (salivares, fígado e pâncreas).
Desta forma, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Pacientes com Doença Hepática Alcoólica (DHA) apresentam deficiência de zinco (manifesta-se com lesões de pele e cicatrização deficiente de feridas) deficiência de magnésio (associado com resistência periférica à insulina), deficiência de tiamina (menor armazenagem hepática), e deficiência de riboflavina (absorção e armazenagem deficientes ou metabolismo anormal).
( ) Nos pacientes com Doença Hepática Alcoólica (DHA), não há necessidade de suplementação de vitamina D, pois a hidroxilação da 25-hidroxivitamina D em 1,25-desidroxivitamina D ocorre nas células dos túbulos contornados renais.
( ) Nos pacientes com Doença Hepática Alcoólica (DHA) o metabolismo anormal da metionina hepática manifesta-se por meio da metionina sérica elevada, menores níveis de Sadenosilmetionina (SAM) hepática e ácido fólico, e maior acúmulo de S-adenosilhomocisteína (SAH) hepática e homocisteína.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Quanto a Terapia Nutrológica em paciente com DRC, segundo as Diretrizes da BRASPEN 2021, assinale a afirmativa correta.
A Terapia de Nutrição Parenteral (TNP) é destinada à administração intravenosa de carboidratos, aminoácidos, lipídeos, vitaminas e minerais, em quantidades e proporções adequadas para suprir as necessidades diárias do organismo e permitir o funcionamento dos processos metabólicos.
Desta forma, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Terapia de Nutrição Parenteral (TNP) é o conjunto de procedimentos relacionados à nutrição parenteral, que não se limita à prevenção e correção da subnutrição secundária a doenças debilitantes, mas exerce um papel terapêutico primário, sendo indicada para o estado perioperatório com subnutrição profunda.
( ) Incluir lipídeos como fonte energética na Nutrição Parenteral tem como vantagem melhorar a tolerância à glicose, diminuir os níveis de insulina, facilitar o balanço nitrogenado, promovendo a síntese hepática de proteínas (como a albumina).
( ) Incluir lipídeos como fonte energética na Nutrição Parenteral aumenta o risco da síndrome de realimentação, pois a oxidação de lipídeos gera mais CO2 que a oxidação de glicose.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Antropometria é a ciência que estima ou prediz a composição corporal baseando-se em três parâmetros: peso, altura, circunferências (braço, cintura e quadril) e espessura de pregas cutâneas (bicipital, tricipital, subescapular, supra-ilíaca).
Desta forma, analise as afirmativas a seguir.
I. A antropometria quantifica a composição corporal, além de ser o procedimento mais prático em pesquisas de campo e no ambiente clínico. A gravidade, a resposta ao tratamento nutricional e os aspectos do risco de desnutrição de um indivíduo podem ser estabelecidos com medições antropométricas relativamente simples e de fácil aquisição.
II. O Índice de Quetelet, o IMC = peso corporal (em Kg)/estatura elevada à segunda potência (em metros), comparado à classificação de obesidade baseada no percentual de gordura corporal, tem alta sensibilidade e baixa especificidade. Para o mesmo IMC, o percentual de gordura não se modifica com a idade.
III. São fontes de erros nos métodos antropométricos: o método de referência (seleção populacional e tamanho da amostra), instrumento utilizado (calibração precisa) e o observador (precisão, confiabilidade e acurácia).
Está correto o que se afirma em
Assinale a opção que indica uma vantagem das imobilizações com gesso sintético.
Uma luxação é caracterizada por acometer
Um tratamento é dito incruento quando
Em relação a fibromialgia, assinale a afirmativa correta.
A mãe leva sua filha de 11 anos à consulta, com diagnóstico de febre reumática, para orientação da profilaxia secundária. Ela apresenta, atualmente, um sopro de regurgitação mitral, grau II/VI. Teve artrite e coreia na fase aguda.
Assinale a opção que mostra o que deve ser recomendado.
O termo parestesia é aplicado quando o paciente refere
Em relação ao osteoma osteoide, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
I. É um tumor benigno e indolor.
II. Apresenta mínima área de esclerose marginal.
III. Predomina na 1ª e na 2ª década de vida.
IV. Tem crescimento lento e atinge comumente tamanhos superiores a 4 cm.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
A escoliose afeta o segmento do(a)
O gesso tubo gessado para o joelho deve ser colocado em
MRS, 46 anos, masculino, bancário. Refere que há 2 dias, após fazer caminhada com calçado inadequado, iniciou quadro de dor intensa no tornozelo esquerdo, de caráter contínuo, evoluindo para incapacidade funcional do membro. Relata quadro semelhante há 2 anos em joelho direito, que melhorou com uso de AINH por 5 dias. Ao exame: estado geral preservado e presença de monoartrite com rubor de tornozelo esquerdo.
Assinale a opção que indica o diagnóstico mais importante para este caso.
Nas fraturas de clavícula deve ser adotada a imobilização em formato
A Granulomatose com Angeíte (GPA) está mais associada à presença do seguinte marcador:
A função da malha tubular na imobilização gessada é
O gesso antibráquio-manual inclui
O relato a seguir exemplifica a importância de implementar processos humanizados de acolhimento nos serviços de saúde, como prescrito pela Política Nacional de Humanização (PNH).
A. tem 15 anos. Ela chega a uma unidade de saúde vestindo uniforme escolar, sozinha. Dirige-se à recepção, onde o processo de acolhimento é feito à maneira tradicional: por meio de triagem burocrática, sem sistematização de um processo de Classificação de Risco com protocolo estabelecido. A. está visivelmente angustiada e diz estar com muita dor na barriga.
A profissional da recepção avalia que ela pode ficar na fila e, depois de 35 minutos esperando, A. volta à recepção dizendo que a dor está aumentando, mas é reconduzida a esperar sua vez na fila. Depois de 15 minutos A. cai no chão, é levada para o atendimento e morre por ter ingerido veneno de rato para interromper uma gravidez indesejada. Um acolhimento humanizado poderia ter evitado o desfecho trágico de A.
Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco. Série B, Textos Básicos em Saúde. Brasília/DF. 2004. (Adaptado).
As opções a seguir descrevem corretamente processos de acolhimento humanizado no cotidiano dos serviços de saúde, à exceção de uma. Assinale-a.