Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de irati - pr

Foram encontradas 60 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1725741 Odontologia
O desenvolvimento/crescimento exagerado da língua é clinicamente chamado de:
Alternativas
Q1725740 Odontologia
De acordo com a Lei nº 8.080/1990, qual das alternativas abaixo NÃO representa um princípio do SUS?
Alternativas
Q1725739 Odontologia
Já não é novidade que uso indiscriminado de antibióticos na odontologia é uma situação alarmante, no entanto, sabe-se que há situações onde o uso profilático do antibiótico é uma necessidade. Assinale dentre as alternativas a seguir aquela que não condiz com a necessidade de profilaxia antibiótica.
Alternativas
Q1725737 Odontologia
o câncer de boca pode ser considerado um problema de saúde pública, estima-se que mais de 11 mil novos casos são registrados todos os anos, uma das maiores dificuldades do tratamento se dá devido ao diagnóstico tardio. Alguns sinais facilitam a detecção precoce dos casos de câncer de boca, permitindo assim antecipar o tratamento, obtendo maiores possibilidades de sucesso na terapia. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não representa um sinal comum ao câncer de boca.
Alternativas
Q1725736 Odontologia
O fórceps 18L é indicado para exodontia de qual grupo dentário?
Alternativas
Q1725735 Odontologia
De acordo com o código de ética odontológico, constitui infração ética, exceto:
Alternativas
Q1725734 Odontologia
Em um traumatismo dental, há uma situação desconfortável, que é a total expulsão do elemento dentário do alvéolo. essa situação é chamada de:
Alternativas
Q1725733 Odontologia
As maloclusões são uma realidade no dia dia clínico, dentre as alternativas a seguir, assinale a que não representa um reflexo de maloclusão.
Alternativas
Q1725724 Português
TEXTO 01


O texto abaixo servirá de base para responder a questão.


PENETRANDO NO TEXTO DO ACORDO ORTOGRÁFICO


(1º§) Neste primeiro contato com esses leitores, acreditamos que não seria de todo descabido mostrar-lhes as dificuldades inerentes com que tiveram de lutar os ortógrafos anteriores, num espaço de quase cem anos até a elaboração do atual texto objeto de nossas conversas. Isto sem contar os desafios dos escribas medievais para pôr em escrito as palavras utilizadas no seu tempo contando com um alfabeto herdado dos romanos e que se mostrava inadequado a reproduzir sons da nova língua que o latim não conhecia.
(2º§) Toda essa maravilhosa aventura vai ser aqui posta de lado por fugir ao propósito imediato de nossas considerações. Interessa-nos mais de perto o esforço desenvolvido no final do século 19 até o livro seminal do foneticista português Gonçalves Viana, Ortografia Nacional, saído em Lisboa em 1904, obra que pôs a questão ortográfica nos trilhos da ciência linguístico-filológica do seu tempo. O subtítulo do livro anunciava claramente a intenção que movia seu autor: simplificação e uniformização sistemática das ortografias portuguesas.
(3º§) O plural "ortografias" alude às bases dos dois sistemas que presidiam cada corrente apontada como digna de ser seguida: a etimológica e a sônica ou fonética; segundo esta última, as palavras deviam ser escritas como se pronunciam. A escrita etimológica era a que se atribuía ares de ciência, por seguir a tradição greco-latina, com suas letras dobradas e com os dígrafos ph (phosphoro), th (theoria), sc (sciencia), etc. Ambas tiveram de buscar ajuda de diacríticos desconhecidos das duas línguas clássicas: os acentos agudo (´), grave (`) e circunflexo (^), o apóstrofo ('), o til (~), o hífen (-), a cedilha (,) sotoposta ao c e poucos outros, no que já eram dispositivos que seriam aproveitados nos formulários ortográficos oficiais elaborados pelas comissões acadêmicas a partir do século 20. A utilização dos acentos gráficos tem por objetivo indicar a correta sílaba tônica para os falantes nativos e estrangeiros que não desejam ou não podem cometer erros de pronúncia. Línguas há que dispensam o recurso aos sinais gráficos, como é o caso do latim clássico e dos idiomas germânicos, pelo fato de terem estruturalmente marcada a posição da sílaba tônica. No grego antigo a necessidade do uso dos acentos gráficos se deu no Egito em virtude de a língua da Hélade ter passado a ser veículo de comunicação falada entre estrangeiros que desejavam acertar na posição da sílaba tônica. Entre portugueses e brasileiros a acentuação gráfica também visava a um expediente didático.
(4º§) Se os acentos tinham funções bem demarcadas entre os timbres aberto e fechado da vogal da sílaba tônica, desde cedo os ortógrafos variaram as funções do hífen e das iniciais maiúsculas e minúsculas, concedendo-lhes aspectos objetivos e subjetivos, criando aos utentes perplexidades de emprego que não puderam ser disciplinadas inteligentemente pelas técnicas e postas em prática pelo homem comum na hora de registrar por escrito esses sinais ortográficos, perplexidades que chegam até ao acordo de 1990 que os signatários tentaram disciplinar e simplificar.
(5º§) Cabe, hoje, aos representantes das duas Academias e aos especialistas estudar-lhes as normas aprovadas e dar-lhes condições técnicas para que seja alcançado o propósito dos signatários do acordo, qual seja "um passo importante para a defesa da unidade essencial da língua portuguesa e para o seu prestígio internacional". (...)


(Evanildo Bechara é filólogo e gramático, membro da Academia Brasileira de Letras e Coordenador da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da instituição.)
Analise as assertivas com V(verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa CORRETA.

(__)O verbo do título do texto é intransitivo, polissílabo, paroxítono e enuncia ação em desenvolvimento.
(__)O título evidencia o pasmo do enunciador diante das alterações linguísticas firmadas no contexto do acordo ortográfico.
(__)O primeiro período do (3º§) apresenta oração escrita com os termos essenciais explícitos e dispostos na ordem direta.
(__)O (4º§) inicia com elemento coesivo conjuntivo condicional para expor a ideia alusiva às funções dos acentos gráficos.
(__)No trecho: "acreditamos que não seria de todo descabido mostrar-lhes as dificuldades ..." - temos a reprodução de um fato mostrado com ação pretérita contínua no passado.
Alternativas
Q1711192 Pedagogia
Para a implementação do Decreto nº 6,571/2008, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com _________________, _____________________ e ______________________ nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos.
Assinale a alternativa que preencha corretamente os espaços em branco.
Alternativas
Q1711191 Direitos Humanos
De acordo com o Decreto Nº ____________. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.
Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco.
Alternativas
Q1711190 Pedagogia
(1) Alunos com deficiência. ( ) Aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade. (2) Alunos com altas habilidades/superdotação ( ) aqueles que apresentam um quadro de alterações o desenvolvimento neuropsico-motor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. (3) Alunos com transtornos globais do Desenvolvimento. ( ) Aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas
Q1711186 Pedagogia

Responda a questão de acordo com a Constituição Federal – Capítulo III - Seção I - Educação.

De acordo com o Art. ______. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco.
Alternativas
Q1711185 Pedagogia

Responda a questão de acordo com a Constituição Federal – Capítulo III - Seção I - Educação.

De acordo com o Art. 206. O ensino será ministrado com base em alguns princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1711184 Pedagogia

Responda a questão de acordo com a Constituição Federal – Capítulo III - Seção I - Educação.

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” O trecho acima pertence ao artigo:
Alternativas
Q1711183 Pedagogia
De acordo com a Teoria de Piaget, marque “V” para verdadeiro e “F” para falso.]
( ) Baseia-se na aprendizagem ativa do aluno. Para Piaget, é preciso que a criança organize suas próprias atividades, com um objetivo mais ou menos preciso, o que pode ser visto como “perda de tempo” para alguns professores. ( ) Acredita que o desenvolvimento cognitivo é marcado por etapas que caracterizam estruturas mentais diferentes, em cada uma delas a criança compreenderá e resolverá os problemas de forma diferente e por isso seria importante entender em qual etapa está cada criança. ( ) Piaget sugere que há quatro estágios nos quais os sujeitos evoluem na aquisição de conhecimentos, de um estado de total desconhecimento até a capacidade de conhecer o que ultrapassa aquilo que está a sua volta. ( ) Os estágios que Piaget são: sensório-motor, Pré-operatório, Operatório Concreto e Operações Formais.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1711182 Pedagogia
De acordo com o Edital 02/2020, anexo VI – Atribuições inerente ao cargo, marque “V” para verdadeiro e “F” para falso.
( ) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; ( ) Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; ( ) Zelar pela aprendizagem dos alunos, dando condições para a manutenção da saúde física e psíquica dos alunos; ( ) Executar o trabalho diário de forma a se vivenciar um clima de respeito mútuo e de relações que conduzam à aprendizagem.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1711181 Pedagogia
Leia atentamente cada item abaixo.
I. Livros adaptados como recursos da TA. II. Tela sensível ao toque. III. Programas de digitalizadores de voz. IV. Teclado falado. V. Teclado de conceitos.
Entende-se como recursos da Tecnologia Assistiva.
Alternativas
Q1711180 Pedagogia
Assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso referente à Tecnologia Assistiva.
( ) Segundo Carneiro, et al (2015), os entornos das Tecnologias Assistivas ainda estão em fase de construção e que o novo paradigma da inclusão das pessoas com deficiências nas escolas regulares, assim como as leis e os diversos aspectos que rondam esse assunto promovem o desenvolvimento e certamente o aprimoramento das tecnologias assistivas. ( ) As Tecnologias Assistivas não trabalham de forma isolada, pois se utilizam também de outros enfoques, como seu forte entrelaçamento com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). ( ) Pode-se afirmar que a TA não se restringe a apenas instrumentos ou ferramentas facilitadoras, mas engloba também o processo de ideias metodologias que visam o despertar na criança o desejo de aprender, através do empoderamento para as atividades autônomas. ( ) Quando se fala da TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) e da TA (Tecnologia Assistiva), entende-se que o objetivo maior é o de prevenir, compensar, aliviar ou neutralizar uma deficiência, incapacidade ou desvantagem e melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos (BRASIL, 2008).
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1711179 Pedagogia
“Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade de vida e inclusão social.”
Assinale quem definiu o conceito acima sobre Tecnologia Assistiva.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: B
5: A
6: D
7: A
8: B
9: C
10: C
11: A
12: D
13: C
14: E
15: A
16: B
17: D
18: E
19: B
20: C