Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de paulistana - pi
Foram encontradas 92 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
De forma geral a prevenção da toxoplasmose deve ser feita:
Em relação ao comportamento infantil no consultório odontológico, Wright (1975), propôs três categorias de atitudes que têm uma grande aplicabilidade clínica.
Não faz parte na relação de Wright:
A Sociedade Americana de Autismo, entidade que agrega pais e profissionais nos EUA desde 1965, alguns sintomas como critérios de diagnóstico de autismo.
Não podendo classificar dentro desse diagnóstico a característica de:
Sobre o Desenvolvimento Humano, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental-orgânico e ao desenvolvimento psicossocial.
II. Vários fatores indissociados e em permanente interação afetam todos os aspectos do desenvolvimento. São eles: Hereditariedade; Crescimento Orgânico; Maturação neurofisiológica; e Meio.
III. O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos: aspecto físico-motor; aspecto intelectual; aspecto psicossocial; e aspecto emocional.
IV. Vygotsky deu ênfase ao processo de internalização como mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas complexas. Esta é reconstrução interna de uma operação externa e tem como base a linguagem. O plano interno, para Vygotsky, não preexiste, mas é constituído pelo processo de internalização, fundado nas ações, nas interações sociais e na linguagem.
V. A teoria de Piaget apresenta também a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico; e, além disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de conhecimento.
Sobre as diversas teorias psicológicas, é correto afirmar.
Sobre o Psicodrama, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Podemos afirmar que o psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre a arte, a psicologia e a ciência, mantendo os benefícios de todas elas. Foi definido pelo seu criador como o método que estuda as verdades existenciais através da ação, pois em grego, etimologicamente, a palavra “drama” significa “ação”. Surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser cósmico.
( ) O psicodrama é uma das terapias de base fenomenológico-existenciais, tanto quanto outras terapias vivenciais, como é exemplo também a Gestalterapia. Estas abordagens vivenciais têm como base ajudar o cliente a experienciar a sua existência, buscando a compreensão fenomenológica do ser existente. Partem do princípio de que o homem é construtor de si próprio e do seu mundo. O psicodrama busca fazer o indivíduo alcançar uma existência autêntica, espontânea e criativa. Nas abordagens vivenciais, a técnica e a teoria são secundárias em relação à pessoa e à importância da relação terapeuta e cliente.
( ) No psicodrama, a ênfase é dada na ação dramática porque o acting out é a oportunidade de exteriorizar o que o paciente trás de suas experiências internas. O acting out é terapêutico e se dá através da psicodramatização (não é o mesmo acting out da Psicanálise, onde é considerado uma forma de resistência). Através da atuação de uma situação, dentro dos limites terapêuticos, pode-se prevenir a atuação racional na própria vida.
( ) Na visão psicodramática, o homem que não encontrou sua liberdade, subordinando-se, impotente e inerte, às forças externas que o determinam, é o homem amarrado, travado, repetitivo, não espontâneo. Por outro lado, a perda da dimensão coletiva, tanto quanto a cegueira da sua inserção cósmica, pode acarretar-lhe equivalentes prejuízos, eventualmente observáveis em um individualismo exacerbado, talvez no assim chamado espontaneísmo - a não - espontaneidade.
( ) A catarse de integração é um processo mental,
corporal, individual, coletivo. A catarse pode ser:
revolucionária (quando revoluciona
interiormente, mobilizando novos
aprofundamentos), evolutiva (quando cresce
gradualmente) e resolutiva (quando produz
conscientizações e novas atitudes). No
psicodrama, a ênfase é dada na ação dramática
porque o acting out é a oportunidade de
exteriorizar o que o paciente trás, suas
experiências internas e externas. O acting out é
terapêutico e se dá através da psicodramatização
(não é o mesmo acting out da Psicanálise, onde é
considerado uma forma de resistência). Através
da atuação de uma situação, dentro dos limites
terapêuticos, pode-se prevenir a atuação
irracional na própria vida.
( ) As alterações qualitativas do pensamento são as mais importantes em psicopatologia. Compreendem as alterações dos conceitos e do juízo.
( ) Segundo a estrutura, os delírios são classificados em simples (monotemáticos) ou complexos (pluritemáticos) e em não sistematizados ou sistematizados.
( ) A desorientação por redução do nível de consciência, também denominada desorientação torporosa ou confusa, é aquela na qual o indivíduo está desorientado por turvação da consciência. Tal turvação e o rebaixamento do nível de consciência produzem alteração da atenção, da concentração e, consequentemente, da capacidade de percepção e retenção dos estímulos ambientais. Isso impede que o indivíduo apreenda a realidade de forma clara e precisa e integre, assim, a cronologia dos fatos.
( ) No embotamento afetivo, o indivíduo, apesar de saber da importância afetiva que determinada experiência deveria ter para ele, não consegue sentir nada. O paciente torna-se hiporreativo, é um “tanto faz quanto tanto fez” para tudo na vida.
( ) O Estado Segundo designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com certa frequência nos quadros histéricos.
Esse teste é adequado para avaliar qual condição do paciente?
Usando de seus conhecimentos sobre o tema, marque a alternativa que expõe com verdade e qualidade a razão dessa sensação existir em certa articulação.