Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de criciúma - sc

Foram encontradas 834 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2702770 História

“Após a derrota de Napoleão, os representantes dos países vencedores reuniram-se em um congresso na cidade de Viena para solucionar os problemas surgidos em consequência da Revolução Francesa. Esse Congresso contou com a participação de quase todos os Estados europeus afetados pelas conquistas napoleônicas.” AQUINO, Rubim Santos Leão De. História das Sociedades modernas às sociedades atuais.

Assinale a alternativa incorreta, sobre o Congresso de Viena (1814-1815):

Alternativas
Q2702769 História

“Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.” Preambulo da Carta das Nações Unidas. 24 de outubro de 1945. Disponível em <https://nacoesunidas.org/conheca/>:


Historicamente o Brasil tem sido o primeiro país a discursar em todas as assembleias gerais das Nações Unidas desde 1955. Esta situação se dá em reconhecimento ao papel desempenhado pelo país para a criação da entidade e também para votações importantes no contexto pós-guerra. Sobre a ONU e sua atuação na história recente, avalie as afirmações a seguir:

I- A Organização das Nações Unidas, fundada em 24 de outubro de 1945 com o objetivo de evitar novos confrontos e proteger os direitos humanos, teve sua primeira situação delicada pouco tempo após sua criação devido o lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.

II- O papel da ONU como promotora e defensora dos direitos humanos tem importância cabal para a manutenção da paz em diversos pontos do globo, sua atuação humanitária também leva em conta ações de promoção da educação, cultura e saúde.

III- O poder de veto exercido pelos cinco países membros permanentes do conselho de segurança impede que ações violentas possam ocorrer ao redor do globo, como as invasões e guerras ocorridas no oriente médio.

IV- O papel de defensora dos direitos humanos foi posto em ação mais de uma vez pela ONU, principalmente na rápida condenação e nas sanções econômicas impostas aos países da américa latina no contexto das ditaduras militares.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2702767 História

Abaixo você pode observar trechos da versão original e a tradução da canção italiana Bella Ciao.


Bella Ciao

Una mattina mi son' svegliato

O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao

Una mattina mi son' svegliato

E ho trovato l'invasor

O partigiano, portami via

O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao

O partigiano, portami via

Ché mi sento di morir

[...]

E quest' è il fiore del partigiano

O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao

E quest'è il fiore del partigiano

Morto per la libertà

[...]


Querida, Adeus

Uma manhã, eu acordei

Querida, adeus! Querida, adeus! Querida,

adeus, adeus, adeus!

Uma manhã, eu acordei

E encontrei um invasor

Oh, membro da Resistência, leve-me embora

Querida, adeus! Querida, adeus! Querida,

adeus, adeus, adeus!

Oh, membro da Resistência, leve-me embora

Porque sinto que vou morrer

[...]

E essa será a flor da Resistência

Querida, adeus! Querida, adeus! Querida,

adeus, adeus, adeus!

E essa será a flor da Resistência

Daquele que morreu pela liberdade

[...]

Atualmente a indústria cultural tem-se utilizado desta canção de diversas maneiras, como trilha sonora, com releituras e como canção política. Levando em conta o significado desta letra e seu primeiro uso, a utilização fora do contexto original pode contribuir:

Alternativas
Q2702766 História

"A universalidade e igualdade das normas legais para todos os indivíduos só começou a ter vigência no direito burguês. Nas formações sociais precedentes, organizadas por castas, ordens ou estamentos, o direito era explicitamente não-universal e desigual. A própria lei nomeava os segmentos sociais privilegiados e os segmentos destituídos de privilégios. Renascia a escravidão em grande escala nos tempos modernos, os escravos foram submetidos a estatutos especiais, consolidados nos Códigos Negros de algumas colônias das Américas. No caso do Brasil, é suficiente tomar conhecimento da imensa legislação específica dedicada aos escravos (em parte aos libertos) para evitar a tagarelice sobre igualdade, eqüidade e imparcialidade." GORENDER, Jacob. A escravidão reabilitada, São Paulo: Editora Ática. 1990, p. 30.

Após a leitura do excerto do livro “A Escravidão Reabilitada” do historiador Jacob Gorender, analise as alternativas que versam sobre divergências na discussão historiográfica acerca da escravidão no Brasil.

I- O conceito de “escravidão reabilitada” cunhado pelo historiador estruturalista Jacob Gorender propõe o entendimento do escravismo como sistema de dominação insuperável, no qual os escravos eram vítimas impotentes de um sistema que não deixava brechas para a negociação, devido a sua própria estrutura institucionalizada de opressão, a partir da violência.

II- A teoria do “escravo-coisa” defendia a ideia de que as condições extremas do cotidiano dos cativos teriam destituído os escravos da capacidade de representar o mundo a partir de categorias e significados sociais que não aqueles instituídos pelos próprios senhores.

III- A tese desenvolvida no livro “Casa Grande & Senzala” por Gilberto Freyre é largamente defendida, nas décadas de 1950 e 1960, por intelectuais como Fernando Henrique Cardoso, Emília Viotti da Costa e Florestan Fernandes, que atentavam para o caráter violento do regime escravista, o qual explorava seus trabalhadores ao limite da coisificação.

IV- Teorias como a do “escravo-coisa” foram duramente criticadas na historiografia por teóricos como Silvia Hunold Lara e Sidney Chalhoub, que discorriam sobre como os seres humanos submetidos à escravidão transformavam as próprias relações de dominação a que estavam submetidos no cotidiano do cativeiro. Para estes autores, suas ações e valores só podem ser compreendidos através do estudo das relações sociais tecidas por eles e seus senhores.

V- O trecho acima citado do livro do Gorender aponta para a eficácia dos estatutos legais concernentes aos cativos no Brasil. A aplicabilidade das noções de igualdade, equidade e imparcialidade garantiam a universalidade das normas legais para todos os sujeitos, destruindo o entendimento de que houve uma violência institucionalizada no período escravista no o Brasil.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Q2702765 História

Sobre a Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988 assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: C