Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de monte azul paulista - sp
Foram encontradas 29 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são doenças de notificação imediata de qualquer caso suspeito:
A inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, a cargo da Divisão da Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA abrange:
I - A captação, canalização, depósito, tratamento e distribuição de água de abastecimento bem como a captação, distribuição e escoamento das águas residuais;
II - O exame ante e post mortem dos animais de açougue;
III - A fase de recebimento, elaboração, manipulação, preparo, acondicionamento, conservação, transporte de depósito, de todos os produtos e subprodutos de origem animal e suas matérias-primas, acondicionadas ou não de vegetais;
São afirmativas verdadeiras:
Animal da espécie canina, raça Poodle, com 9 anos de idade, castrada há 5 anos. Iniciou um quadro de polidipsia, polifagia e poliúria. Os proprietários relatam dificuldade de perda de peso, mesmo em uso de ração seca “light”. Ao exame físico percebe-se respiração ofegante, sem tosse. Pele delgada e hiperpigmentada. Diante do caso, indique o possível diagnóstico, o exame laboratorial confirmatório e os valores comprobatórios
A Erlichiose Monocítica Canima (EMC) é uma doença transmitida pelo carrapato da espécie Rhipicephalus sanguineus, altamente adaptado ao ambiente urbano. Com o advento da biologia molecular, o diagnóstico da EMC ficou mais seguro e preciso. No entanto, o controle da infestação de carrapatos é algo necessário, pois a alta densidade e prevalência deste poderão vir a causar aumento na incidência de Erlichiose, Babesiose e Febre Maculosa, como antropozoonoses emergentes. São produtos utilizados para o combate do carrapato no ambiente:
O trauma cranioencefálico considerado grave é aquele em que os pacientes apresentam nível de consciência entre 3 e 8 na escala de coma de Glasgow (ECG). Nesses pacientes a abordagem terapêutica deve ser imediata, dando ênfase aos cuidados hemodinâmicos e suporte ventilatório adequados. A escala de coma de glasgow, avalia o paciente através de:
O abdomem agudo apresenta quadro clínico abdominal caracterizado por dor, de início súbito ou de evolução progressiva, que necessita de definição diagnóstica e de conduta terapêutica imediata. É uma causa de origem vascular comum para o abdome agudo:
Os anestésicos locais (AL) são fármacos que, em concentrações adequadas, possuem a propriedade específica de bloquear de forma reversível a geração e a propagação de impulsos elétricos em tecidos excitáveis, abolindo a sensibilidade e até a atividade motora. Um fenômeno frequentemente observado com uso de AL é a taquifilaxia, definida como:
Queimaduras são lesões na pele, causadas por diversos agentes externos, podendo ser térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, variando os sintomas e comprometendo a integridade funcional da pele de acordo com a gravidade. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo:
I - Submetidas a altas temperaturas, as proteínas perdem sua estrutura e função (desnaturação), ocasionando lesões nas células e tecidos;
II - A ferida causada pela queimadura a princípio é estéril, porém o tecido necrótico rapidamente se torna colonizado por bactérias;
III - As queimaduras são classificadas de acordo com a profundidade das camadas comprometidas, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos.
IV - Em caso de queimadura deve-se lavar em água corrente a região afetada, aplicar imediatamente um produto específico para queimaduras, ao sinal de aparecimento de bolhas, deve haver o rompimento das mesmas, pois o líquido presente torna o indivíduo suscetível a uma infecção local.
As afirmativas CORRETAS são:
Sobre as doenças que acometem o trato gastrointestinal, atribua V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
( ) A doença de crohn é considerada uma Doença Infecciosa Intestinal (DII) e pode ser diagnosticada facilmente através de um exame específico;
( ) A diverticulite é a inflamação de uma pequena bolsa presa ao início do intestino grosso, que em sua maioria, acomete crianças, causando maior sensibilidade abdominal do lado esquerdo;
( ) A maioria das úlceras pépticas ocorrem na primeira camada do revestimento interno, muitas vezes causadas pela má alimentação, uso abusivo de medicamentos e estresse, podendo ocorrer em diversas regiões do trato gastrointestinal;
( ) A colecistite é uma inflamação no colo intestinal, que quando em estágio avançado consiste na remoção da área afetada.
Mulher, 32 anos, boa situação financeira, recebe a agente de saúde em sua casa. Relata que esteve de férias em uma estação de esqui, mas que está com uma coceira intensa no corpo. A agente encaminha a mulher para a Unidade Básica de Saúde. Ao exame físico, observam-se pequenas vesículas embaixo das mamas e abdome. Com base nestas informações, o possível diagnóstico e agente causal da doença, respectivamente, são:
Segundo as diretrizes clínicas para o manejo de pessoas com doenças gastrointestinais (2014), o uso de endoscopia digestiva alta precoce em pacientes dispépticos sem investigação prévia tem eficácia semelhante ao tratamento empírico com inibidores da bomba de brótons por 4 a 6 semanas e/ou estratégia de investigar o Helicobacter pylori e erradicá-lo se estiver presente. O tratamento proposto para a erradicação do H. pylori, segundo as diretrizes, é:
A Sociedade Brasileira de Hipertensão refere-se a pressão alta como uma doença "democrática", pois acomete homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas. Sendo assim, o tratamento da hipertensão deve ser:
Paciente de 24 anos, gênero masculino, residente em Francisco Beltrão – Paraná, procura a Unidade Básica de Saúde da sua cidade com queixa de dores pelo corpo, em especial “nas juntas”. Refere dificuldade para caminhar e apanhar objetos. Está febril (39º C). Relata que retornou do interior do Estado de Pernambuco há 5 dias. Com estas informações, o diagnóstico inicial deste paciente é:
Na década de 90, alguns autores descreviam a importância da verificação do perímetro cefálico nas crianças, até os 2 anos de vida, com o objetivo de acompanhar o crescimento e desenvolvimento neurológicos destes. Com a relação entre o Zika vírus e a microcefalia, esta medida antropométrica ganhou destaque na mídia atual. Sobre a normativa do Ministério da Saúde para os valores para perímetro cefálico em crianças para a classificação de microcefalia, é CORRETO afirmar:
Conforme a lei nº 8.080/90: Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:
I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;
II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social,
III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
É CORRETO afirmar que: