Questões de Concurso Comentadas para hrtn - mg

Foram encontradas 1.013 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3045936 Administração Geral
Conforme apresentado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), analise os conceitos a seguir sobre Fundamentos da Excelência da Gestão.

I. Desenvolvimento de relações e atividades com cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e competências complementares.
II. Busca de maior eficácia e eficiência dos processos da organização e alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, da reflexão, da avaliação e do compartilhamento de conhecimento e experiências.

Na ordem em que se encontram, esses conceitos referem-se, respectivamente, aos fundamentos:
Alternativas
Q3045934 Administração Geral
Segundo os Cadernos da Série “Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde – 2017”, a qualidade pode ser definida, de forma geral, em relação aos serviços de saúde e até mesmo em relação a uma assistência a um problema de saúde específico.
Sobre as dimensões da qualidade dos serviços de saúde, discutida no Caderno 1, “Assistência Segura: Uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática”, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação de algumas das dimensões da qualidade com suas respectivas características.

COLUNA I
1. Efetividade
2. Eficiência
3. Equidade
4. Atenção centrada no paciente
COLUNA II
(    ) Prevenção do desperdício de equipamentos, suprimentos, ideias e energias.
(    ) Respeito ao paciente, considerando suas preferências individuais, necessidades e valores, assegurando que a tomada de decisão clínica guiar-se-á por tais valores.
(    ) Prestação de serviços baseados no conhecimento científico a todos aqueles que podem se beneficiar deles, e evitar prestar serviços àqueles que provavelmente não se beneficiarão (evitar a infra e suprautilização, respectivamente).
(    ) Prestação de serviços sem variação de qualidade, baseada em características pessoais, tais como gênero, etnia, localização geográfica e status socioeconômico.

Assinale a sequência correta.  
Alternativas
Q3045933 Administração Geral
O método para melhoria da qualidade, que permite dividir um problema grande em um grande número de problemas menores, mais fáceis de serem resolvidos com o envolvimento das pessoas da empresa, permitindo priorizar os projetos e estabelecer metas concretas e atingíveis, intitula-se:
Alternativas
Q3045932 Administração Geral
A norma ABNT NBR ISO 10013:2021 contém dispositivos sobre informação que a organização determinou como sendo necessários para apoiar a operação do sistema de gestão da qualidade e seus processos.
Sobre esses dispositivos, o termo usado para responder genericamente a questões como “quem?”, “o que?”, “quando?”, “onde?” e “com quais recursos?” é conhecido como
Alternativas
Q3045931 Administração Geral
Conforme discutido por Marshall (2012), existem cinco abordagens principais para a definição de qualidade: transcendental, baseada no produto, baseada no usuário, baseada na produção e baseada no valor.
Sobre esse tema, o trecho “Qualidade é atingir ou buscar o padrão mais alto em vez de se contentar com o malfeito ou fraudulento” (Tuchman, 1980) refere-se à abordagem
Alternativas
Q3045930 Administração Geral
A ISO 9001:2015, além de suprimir alguns termos, apresentou algumas diferenças de terminologia em relação à ISO 9001:2008, como nos casos de “Produtos”, que foi alterado para “Produtos e serviços”, e de “Fornecedor”, alterado para “Provedor externo”.
Nesse contexto, assinale o termo da ISO 9001:2008 que não foi usado na ISO 9001:2015.
Alternativas
Q3045929 Administração Geral
Segundo Paludo (2013), a fase / etapa mais crítica do ciclo de vida do projeto, que compreende os processos responsáveis pelo refinamento do objetivo, definição da linha de ação e detalhamento das ações para o alcance dos objetivos estabelecidos, denomina-se
Alternativas
Q3045928 Administração Geral
A Acreditação ONA é a única no país com certificações em diferentes níveis (Nível 1 – Acreditado, Nível 2 – Acreditado Pleno, e Nível 3 – Acreditado com Excelência), o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde, como serviços hospitalares, serviços laboratoriais, serviços ambulatoriais, serviços de pronto atendimento, serviços odontológicos etc.
Nesse sentido, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3045927 Administração Geral
No contexto da Resolução Anvisa RDC nº 63, de 25 de novembro de 2011, que dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde, analise as definições a seguir.

I. Licença Atualizada: documento emitido pelo órgão sanitário competente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios, contendo permissão para o funcionamento dos estabelecimentos que exerçam atividades sob regime de vigilância sanitária.
II. Prontuário do Paciente: documento que deve acompanhar o paciente em caso de remoção para outro serviço, contendo minimamente dados de identificação, resumo clínico com dados que justifiquem a transferência e descrição ou cópia de laudos de exames realizados, quando existentes.
III. Segurança do Paciente: conjunto de ações voltadas à proteção do paciente contra riscos, eventos adversos e danos desnecessários durante a atenção prestada nos serviços de saúde.

Estão corretas as definições
Alternativas
Q2592698 Medicina

Sobre a intubação orotraqueal, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2592694 Medicina

Com relação aos pacientes com fibrilação arterial apresentando-se no setor de emergência em alta resposta ventricular, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2592682 Fisioterapia

A administração de oxigênio suplementar é uma das terapias mais utilizadas em Unidades de Terapia Intensiva em recém-nascidos (RN) com disfunções cardiorrespiratórias.


Com relação aos recursos de oxigenoterapia em neonatologia e pediatria, analise as afirmativas a seguir.


I. A cânula nasal simples consiste em um sistema de baixo fluxo de ar em que a FiO2 varia de acordo com a inspiração do RN. Quanto menor o pico inspiratório, maior o arrastamento de ar ambiente, diminuindo assim a FiO2 ofertada. Sua suplementação oferece uma fração estimada máxima em aproximadamente 85%, sendo mais efetiva para RN com hipoxia grave.

II. A ventilação por cânula nasal de alto fluxo de oxigênio (CNAF) diminui o trabalho respiratório, melhora a oxigenação e reduz as taxas de intubação. O circuito da CNAF pode fornecer uma FiO2 de até 100%, fluxo máximo de 60 L/min e proporciona certo valor de pressão positiva na via aérea.

III. Os efeitos fisiológicos do CNAF são otimizar o controle sobre a FiO2 ofertada, realizar a diluição do CO2 exalado, reduzir o espaço morto anatômico, umidificar e aquecer o ar inalado em simulação próxima às condições da via aérea superior.

IV. Os métodos não invasivos de administração de oxigênio (halo cefálico, tenda de oxigênio e incubadora de fluxo interno) apresentam como vantagens o oxigênio ser canalizado para um recipiente de entrada e a FiO2 real poder ser determinada com precisão por meio de um analisador de oxigênio colocado próximo à boca do RN. As desvantagens são o risco de obstrução das vias aéreas pelo sistema, a distensão gástrica do RN e, em casos de alto fluxo de oxigênio, pode ocorrer uma toxicidade por CO2 .


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2592681 Fisioterapia

Os métodos para a avaliação do fenômeno doloroso podem ser divididos em três categorias: medida de respostas fisiológicas da dor, observações de comportamentos relacionados à dor e descrições verbais ou escritas da dor e / ou variáveis associadas. Existem medidas da intensidade da dor (unidimensionais) e medidas das múltiplas dimensões da dor (multidimensionais).


A respeito das escalas multidimensionais de avaliação da dor em recém-nascidos e crianças, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as escalas aos seus indicadores de avaliação.


COLUNA I


1. COMFORT scale

2. PIPP (Premature Infant Pain Profile)

3. CRIES (Crying, requires, oxygen, increased vital signs, expressions and sleepless)

4. PASPI (Pain Assessment Scale for Preterm Infants)


COLUNA II


( ) Avalia a dor aguda e prolongada, tendo como indicadores idade gestacional, estado de alerta, frequência cardíaca, saturação de oxigênio e expressão facial (testa franzida, olhos cerrados, aprofundamento do sulco nasolabial).

( ) Avalia somente a dor aguda e utiliza transição entre os estados de sono, expressões faciais, mudanças na frequência cardíaca e saturação de oxigênio, movimentos do corpo e membros e comportamentos das mãos.

( ) Instrumento de avaliação de dor aguda e prolongada e possui indicadores comportamentais: alerta, agitação, reação respiratória, choro, movimentos gerais, tônus muscular e expressão facial, e fisiológicos: pressão arterial e frequência cardíaca.

( ) Avalia somente a dor prolongada, apresenta como indicadores o choro, expressão facial, saturação de oxigênio, sinais vitais e padrão do sono.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q2592680 Fisioterapia

O principal objetivo das técnicas e manobras de fisioterapia respiratória em recém-nascidos (RN) é auxiliar na mobilização e remoção das secreções retidas com o propósito final de melhorar o intercâmbio gasoso e reduzir o trabalho ventilatório.


Com relação às indicações e local de ação das técnicas e manobras de fisioterapia respiratória, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2592679 Fisioterapia

A posição canguru propicia o desenvolvimento dos laços afetivos de modo natural, pois permite que os pais possam ter um contato pele a pele íntimo com o recém-nascido (RN), ajudando-os a se sentirem mais confiantes em si mesmos. A posição canguru diminui, também, o estresse da criança, evitando o aumento do nível de cortisol e, em consequência disso, protegendo o cérebro do RN de possíveis danos.


Com relação à posição canguru, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2592678 Fisioterapia

A ventilação pulmonar é o procedimento mais importante e efetivo na reanimação do recém-nascido (RN) ao nascimento.


Sobre a ventilação com pressão positiva (VPP) na reanimação do RN, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) No RN ≥ 34 semanas, a VPP ao nascimento pode ser realizada com balão autoinflável ou com ventilador mecânico manual com peça T.

( ) Recomenda-se primeiramente iniciar a VPP com máscara faríngea em RN ≥ 34 semanas. A sonda traqueal pode ser considerada como interface para a VPP após a intubação traqueal.

( ) Após os cuidados para manter a temperatura e as vias aéreas pérvias, se o RN apresenta FC < 100 bpm e / ou apneia ou respiração irregular, há indicação da VPP, que precisa ser iniciada nos primeiros 60 segundos de vida.

( ) No RN ≥ 34 semanas, a VPP deve ser iniciada com alta fração inspirada de oxigênio (O2 a 100%). Uma vez iniciada a VPP, a oximetria de pulso é necessária para monitorar a SatO2 pós-ductal e decidir quanto à indicação de O2 suplementar.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q2592677 Fisioterapia

O ofurô é uma modalidade de hidroterapia que tem sido utilizada por fisioterapeutas no contexto hospitalar como uma conduta de humanização da assistência a recém-nascidos pré-termo (RNPT) estáveis.


Nesse contexto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) No ofurô também tem-se como objetivo a higiene corporal e a proteção do revestimento externo do corpo, estimulando a circulação geral da pele.

( ) São critérios para a interrupção do ofurô: movimentos espasmódicos, irritabilidade, hiperflexão do tronco e das extremidades, cianose, vômitos, choro acentuado e evacuação durante a conduta.

( ) O ofurô é indicado a RNPT com peso inferior a 1.250 g, estáveis clinicamente, com resolução da doença de base, em nutrição enteral plena ou gastrostomia e em processo de ganho de peso.

( ) A utilização de seis litros de água no balde com temperatura entre 36,8 e 37,4 ºC é recomendada. A altura da água não deve ultrapassar a região dos ombros do RNPT, para aumentar a segurança do procedimento.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q2592676 Fisioterapia

A estimulação sensório-motora (ESM) para recém-nascidos (pré-termo e a termo) e lactentes na Unidade de Terapia Intensiva é uma intervenção precoce que inclui uma série de estratégias com o objetivo de melhorar o desenvolvimento neuropsicomotor pela promoção de estímulos sensoriais e com base no nível de desenvolvimento funcional, na idade gestacional ao nascer e no peso dessa população.


Sobre as recomendações para a ESM unimodal, é correto afirmar:

Alternativas
Q2592675 Fisioterapia

A transição para a vida extrauterina é um evento altamente estressante, pois o recém-nascido (RN) passa de um ambiente escuro, quente e úmido, com estímulos sensoriais filtrados e adequados ao seu desenvolvimento para um ambiente completamente oposto, especialmente se precisa de internação em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIN).


Analise as afirmativas a seguir relativas às estratégias utilizadas para humanizar o atendimento dos RN nas UTIN.


I. Na tentativa de minimizar os riscos ao desenvolvimento do sistema auditivo do RN, têm sido realizadas modificações comportamentais como: tom de fala mais baixo dos profissionais, uso de sapatos adequados, prática de silenciar os alarmes sonoros assim que forem acionados, abrir e fechar as portinholas com cuidado e evitar a colocação de materiais em cima da incubadora.

II. Para minimizar à exposição ao excesso de iluminação são realizadas modificações estruturais da UTIN com materiais reflexivos, são utilizadas coberturas de tecido claro nas incubadoras, luzes coletivas de procedimentos, bem como horários específicos de redução de luz.

III. Dentre essas estratégias para evitar a hipotermia, devem ser considerados: aquecer o estetoscópio antes de examinar o neonato, lavar as mãos com água aquecida antes do manuseio, evitar a abertura da portinhola, agrupar os cuidados para evitar o manuseio frequente e aquecer oxigênio e gases medicinais utilizados para a ventilação.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2592674 Fisioterapia

Na era atual, com maior sobrevida dos recém-nascidos (RN), os testes de triagem são cruciais para preservar a qualidade de vida.


A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando o teste de triagem com a condição clínica que o teste é capaz de identificar.


COLUNA I


1. Teste do reflexo vermelho

2. Teste da oximetria de pulso

3. Teste do pezinho


COLUNA II


( ) Transposição das grandes artérias e coartação de aorta.

( ) Catarata congênita e o retinoblastoma.

( ) Doença falciforme e fenilcetonúria.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: A
5: D
6: A
7: D
8: C
9: B
10: D
11: C
12: B
13: D
14: A
15: D
16: A
17: B
18: C
19: B
20: D